Círio de Marabá começa com missa campal antes de romaria de 7 km

Fiéis acompanharam a celebração desde o início da manhã deste domingo (15)

Continua depois da publicidade

Desde as 5h da manhã deste domingo (15), os fiéis católicos lotam a praça Duque de Caxias, em Marabá, onde é realizada a Missa Campal que antecede o Círio. Por volta das 7h, os romeiros iniciaram a caminhada de 7 km entre a Velha Marabá e o Santuário de Nossa Senhora, localizado na Folha 16, Nova Marabá.

Um coral com cerca de 120 vozes cantou para os fiéis entre as 5h e 6h da manhã.

Apresentação do manto

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou ao palco da Praça Duque de Caxias, na Velha Marabá, por volta das 20h deste sábado (14), para a Missa da Troca de Manto. Elaborado pelo artesão e diretor da festa religiosa, Francisco Taveira, o manto foi inspirado no tema central deste ano: “Ó Maria, ajudai-nos a partilhar a Palavra e o Pão”.

“O manto é um dos símbolos mais fortes que o Círio de Nazaré carrega. Este ano, ele foi inspirado na partilha do pão e na palavra de Jesus na presença do Espírito Santo. É a junção de vários elementos que formam essa mensagem de fé,” detalha Dom Vital Corbellini, bispo de diocesano.

A apresentação aconteceu após a missa e a romaria do Círio Fluvial, uma das mais aguardadas pela comunidade católica de Marabá, emocionando aqueles que a acompanhavam. Em seguida, a imagem percorreu as ruas do Bairro Francisco Coelho até chegar à Praça Duque de Caxias.