Muita fé e devoção marcaram a manhã desta terça-feira (29), quando da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré às dependências da Prefeitura de Tucuruí. O prefeito Artur de Jesus Brito fez uma pausa na agenda de campanha e recebeu a comitiva da Paróquia São José, liderada pelo padre Edimir José da Silva.
O Círio de Tucuruí foi reconhecido em 2009 como Patrimônio Cultural do Estado do Pará e acontece sempre no segundo domingo de outubro, a exemplo do realizado em Belém, que reúne 2 milhões de romeiros também no domingo. Em Tucuruí, a prefeitura dá total apoio para a realização das festividades.
O pároco Edimir da Silva abriu a cerimônia, que ocorreu na recepção da sede da prefeitura do município, explicando para os presentes que, devido a pandemia, a grande procissão não será realizada neste ano, de forma presencial, e sim virtual. Contudo, o Círio é um momento de exercitar a fé e buscar a renovação das forças em Nossa Senhora de Nazaré.
Artur de Jesus pediu a proteção de Nossa Senhora a toda a população de Tucuruí e desejou que o município possa voltar a se desenvolver com as bençãos de Deus e da Nazinha. “O nosso Círio é uma grande manifestação de fé e união dos fiéis que vão às ruas de Tucuruí agradecer a Virgem de Nazaré por uma graça alcançada. Com as bençãos de Nossa Senhora, temos fé que Tucuruí voltará a crescer ainda mais”, disse o prefeito.
Círio de Tucuruí
O evento turístico religioso tem aumentado ano após ano contando com a participação de cerca de 60 mil pessoas e incrementa o turismo em Tucuruí, que tem uma população de 110 mil habitantes.
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré tem total apoio da Prefeitura de Tucuruí, por meio de convênios com a Paróquia São José, que anualmente garante recursos para a estruturação do evento. Entre as principais romarias que fazem parte do Círio de Nazaré, em Tucuruí, estão o Círio Fluvial, conhecido como “Círio das Águas”, e a grande procissão.
(Denis Aragão)