Por Paulo Costa – de Marabá
A temperatura deve esquentar na sessão de hoje, quarta-feira, 21, na Câmara Municipal de Marabá. É que o vereador Antônio Araújo (PR), coronel reformado da Polícia Militar, entrou em rota de colisão na sessão de ontem, terça-feira, 20, com os colegas vereadores Ubirajara Sompré (PPS) e Orlando Elias (PMDB).
É que coronel Araújo usou a tribuna da Câmara para reclamar que Ubirajara estaria atuando nos bastidores para aumentar o número de mototaxistas cadastrados de 700 para 840, o que segundo Araújo seria ilegal, uma vez que a legislação municipal só permite o aumento quando houver crescimento da população, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o que não aconteceu. “Eu tive apoio maciço dos mototaxistas, é verdade, e por isso estou aqui defendendo o direito deles de trabalhar e evitar que os clandestinos trabalhem livremente na cidade”, advertiu.
Vereador Ubirajara, indígena, ficou zangado com atitude do colega e promete retaliação
Além disso, a metralhadora de coronel Araújo voltou-se também para Orlando Elias e para o diretor do DMTU (Departamento Municipal de Transporte Urbano), capitão Emmett Alexandre da Silva Moulton. Araújo acusou os dois de terem agido fora da lei ao liberarem uma motocicleta que um agente do DMTU havia acabado de multar e apreender por problemas na documentação. “Isso aconteceu em via pública e o veículo apreendido ainda estava no caminhão guincho quando o vereador Orlando Elias e o capitão Emmett chegaram e determinaram que o veículo fosse liberado. Isso é uma afronta à legislação e um desrespeito ao agente da lei que estava cumprindo seu trabalho”, argumentou Araújo.
Procurados pela reportagem do blog ao final da sessão de ontem, Orlando Elias e Ubirajara Sompré disseram que outros vereadores mais experientes pediram para eles não se pronunciarem ontem, mas apenas hoje, quarta-feira. “Eles (os mais experientes) não gostaram da atitude do coronel e prometeram votar a favor do projeto de mais 140 mototaxistas para atender as áreas da cidade que têm poucos ônibus e o serviço de mototáxi não está presente. Vamos dar uma resposta para ele à altura”, disse, zangado, Ubirajara.