As coisas não andam boas para o futebol da cidade de Parauapebas, sudeste do estado. Após o Parauapebas Futebol Clube (PFC) comunicar a desistência da disputa do Campeonato Paraense da Série B1, outra equipe do município seguiu o mesmo caminho e anunciou que não vai participar da competição nesta temporada de 2024. Trata-se do Clube Atlético Paraense, o CAP, que joga o estadual desde 2018 e dessa vez está fora.
“O posicionamento do CAP esse ano é muito o cenário que hoje se encontra a cidade. O clube vive de parceiros e de parcerias. A gente vê a cidade muito complicada nesses últimos anos. Os investimentos feitos no clube nesses anos todos são praticamente feitos por mim e pelos parceiros e pelas pessoas que acreditam e querem ver o clube crescer. Nesse exato momento, a gente vê a cidade dentro de um processo de mudança muito ruim, o processo empresarial dentro da cidade, e a posição do CAP em relação a isso é aguardar as definições da cidade, definições políticas no sentido de melhorias pra cidade”, afirma Rafael Lopes, presidente do CAP.
Com a desistência de ambas as equipes de Parauapebas, os dois clubes serão rebaixados para a disputa do Campeonato Paraense da Série B2, a terceira divisão do estadual para a temporada de 2025. Sendo assim, o único representante da Capital do Minério na Segundinha do Parazão será o Carajás Esporte Clube, o chamado Gavião Real, que está no Grupo D ao lado de Itupiranga e Independente Tucuruí.
“Hoje quem perde é a cidade de Parauapebas, são as pessoas que gostam do futebol, é o público que entende a importância do futebol, é as crianças que precisam do clube profissional pra se desenvolver a longo prazo, as oportunidades que são geradas através do futebol. Alguém se sacrifica pra isso acontecer. Quando você não tem um apoio direto, ainda mais os poderes maiores, poder público principalmente, você acaba tendo que ir de acordo com as suas pernas’, diz Rafael.
A Federação Paraense de Futebol (FPF) confirmou apenas 14 times na disputa da competição. Além dos clubes citados do Grupo D, o do sudeste do estado, a Série B1 vai contar com Paragominas, Pinheirense, Capitão Poço e Santos (Grupo A); Izabelense, Pedreira, União Paraense e Amazônia (Grupo B); São Raimundo, Vila Rica e Esmac (Grupo C). A previsão de início é para o próximo dia 30 de agosto.
O diretor do departamento de competições da FPF, Del Filho, confirmou que CAP e PFC, vão disputar o Campeonato Paraense da Série B2, na temporada de 2025. “Eles jogarão a B2”, confirma o dirigente ao Blog do Zé Dudu. O presidente Rafael Lopes considera que o momento é de repensar e colocar o Atlético competitivo para buscar seus objetivos no ano que vem.
“Eu acho que é um momento de cautela, um momento de repensar alguns passos do clube e a gente vim num momento oportuno mais forte. Infelizmente a gente acredita nas definições de cenário da cidade. Esperança que tudo isso mude logo e a gente possa de fato fazer o esporte e o futebol de uma maneira desenvolvedora e que fique a nossa cidade algo desenvolvedor”, finaliza o presidente.
Por Fábio Relvas / Foto: Divulgação CAP