Clube da Guitarrada, Carajazz Marabá Orquestra e Raízes Parauara irão animar Buffalo’s Gourmet

Grupos de Belém, Marabá e de Parauapebas prometem apresentar muita cultura paraense para público que comparecer no maior festival gastronômico da região, a ser realizado em agosto, na Praça de Esportes Radicais. Chefs de cozinha amadores e profissionais podem se inscrever gratuitamente a partir de 1º de julho

Continua depois da publicidade

Quem for ao V Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia, entre os dias 13 e 18 de agosto, em Parauapebas, vai se deparar com três atrações musicais diferenciadas, que irão apresentar sons tipicamente regionais: Clube da Guitarrada, Carajazz Marabá Orquestra e Raízes Parauara estão confirmados para se apresentar no maior festival gastronômico da região de Carajás.

A quinta edição do Buffalo’s Gourmet é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio da Prefeitura de Parauapebas e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e realização do Ministério da Cultura, Associação Búfalos de Ferro e Queijaria Cosa Nostra.

Pela terceira vez em Parauapebas, a Carajazz Marabá Orquestra prepara músicas populares, com gostinho de “quero mais”. É o que adianta o regente Walkimar Guedes: “Nosso repertório vai estar totalmente reformulado. A nossa proposta a partir de 2024 é que nós tenhamos uma performance  mais voltada para a música paraense. Então, o público pode esperar o carimbó, a lambada, o calypso”.

A pretensão da Carajazz Marabá é envolver o público e mostrar que as orquestras e seu som refinado também motivam as pessoas a dançar. Como o Buffalo’s Gourmet explora a comida regional, a ideia é fazer “um bom casamento” entre música e culinária. “O nosso repertório está sendo construído para o público dançar, para que as pessoas levantem da cadeira, busquem seu par ou dancem sozinhas da forma que (a pessoa) achar interessante. Isso vocês podem esperar”, afirma Walkimar Guedes.

Fala, guitarra!

Num único som, eles misturam merengue, carimbó, choro, entre outros gêneros musicais. E, quando começam a tocar, a guitarra só falta falar. Os mestres Curica e Aldo Sena voltam a Parauapebas para se apresentar juntamente com o Clube da Guitarrada, criado em novembro de 2017, em Belém, para difundir e fomentar um ritmo já decretado como Patrimônio Cultural do Estado do Pará pela Lei nº 7.499/2011.

“A gente está preparando um repertório cheio de lambadas, essas músicas antigas que, com certeza, estão no imaginário de todos nós, paraenses”, diz Layse, baterista do Clube da Guitarrada, que já se apresentou tanto em Parauapebas quanto em Marabá, mas sem os mestres Curica e Aldo Sena.

Agora, com todo mundo junto, incluindo a Orquestra Carajazz Marabá e Raízes Parauara, é sal e pimenta para melhorar ainda mais o gosto do Buffalo’s Gourmet. “Chama a galera pra colar aí que vai ser demais. Estamos com saudade e estamos voltando”, avisa Layse.

Sob o comando do mestre Clodoaldo Souza, o Grupo Raízes Parauara chegará ao Buffalo’s Gourmet com seus dançarinos e trajes coloridos e festivos para encantar o público com apresentação de carimbó, siriá, boi-bumbá e outros ritmos que traduzem a cultura regional.

“Valorizamos o que é nosso”

Quem diz isso, categoricamente, é o presidente da Associação Búfalos de Ferro, Rosivaldo Pinheiro. “Nosso festival vem transpondo barreiras por mostrar a gastronomia com cheiro e sabor amazônicos e por valorizar a cultura e a arte regional, que são magníficas. Os turistas de outros Estados e países ficam maravilhados com o que oferecemos. Nós também precisamos ficar maravilhados e investir nisso”, defende Rosivaldo. “Estamos com o queijo de búfala e a faca na mão, só precisamos saber cortá-lo”, brinca o presidente da ABF.

Serviço: O V Buffalo’s Gourmet será realizado entre os dias 13 e 18 de agosto, na Praça de Esportes Radicais Wellison Farias de Azevedo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 1º a 31 de julho pelo site buffalosgourmet.com.br ou pelo Instagram tanto do Buffalo’s Gourmet (@buffalosgourmett) quanto da Queijaria Cosa Nostra (@queijariacosanostra). Mais informações pelo (94) 99146-5666.

A quinta edição do Buffalo’s Gourmet é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet (Pronac 238869), com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio da Prefeitura de Parauapebas e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e realização do Ministério da Cultura, Associação Búfalos de Ferro e Queijaria Cosa Nostra.

(Texto: Hanny Amoras (Jornalista – MTb 1.294)