A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (09) a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Vereadores. A proposta eleva a quantidade de vereadores dos atuais 51.748 para até 59.791, ou seja, 8.043 vagas. Foram 370 votos a favor, 32 contra e duas abstenções. O projeto ainda precisa ser aprovado em segundo turno.
Os deputados também aprovaram a PEC que reduz os gastos com os legislativos municipais. Pela proposta, o percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento da Câmara de Vereadores cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes.
Cerca de 500 suplentes acompanharam a votação. Eles lotaram as galerias do plenário da Câmara e tomaram o Salão Verde. Ao final da votação, aplaudiram de pé os deputados. Depois, saíram abraçados e cantando o hino nacional.
Durante a tarde, eles pediram ajuda aos deputados. Houve até um caso de greve de fome do primeiro suplente do município baiano de Itiúba, Aroldo Pinto de Azeredo, que, pela terceira vez, apostou nesta estratégia para protestar pela aprovação do projeto.
Parauapebas
Caso não haja nenhum impedimento jurídico e a Câmara dos Deputados aprove a PEC em segundo turno, a Câmara de Vereadores de Parauapebas passará a ter 19 componentes. Deverão tomar posse os suplentes: Altamiro (PT), João do Feijão (PT), Pavão (PP), Negão (PSDC), Ávila (PMDB), Bruno (PPS), Maridé (PSC) e Lúcio (PSDB).
O vereador Ávila, em conversa com este blogger no início da semana, confidenciou estar indeciso quanto a assumir a vaga, caso a PEC fosse aprovada. Ávila e sua esposa, Elvina Santis, estão implantando em Parauapebas a empresa Nazaré Concretos, que segundo o ex-vereador está tomando grande parte de seu tempo. “Os investimentos financeiros na Nazaré Concretos foram muito altos e a empresa hoje toma quase que todo o meu tempo. Preciso analisar o que fazer e só farei isso após uma conversa com a família e com a direção do partido”, disse Ávila.
Caso Ávila abdique de assumir a vaga do PMDB, assumirá o suplente Dr. Francisco. O segundo suplente era o ex-vereador Caiado e o terceiro era Willian Bayerl, porém, eles anunciaram na semana passada que haviam saído do PMDB por não concordarem com a forma como vem sendo conduzido politicamente o partido no município.
7 comentários em “Câmara aprova a PEC dos Vereadores em primeiro turno”
Zeze, vc está enganada, me desculpe, quando o candidato do partido nao assume, a vaga é para ó próximo suplente do partido.
PTC estava coligado na proporcional com o PMDB. Portando o Zé Raimundo é o 3º suplente
Bibi, obrigado pela visita!
O Zé Raimundo foi candidato pelo PTC e a vaga no caso é do PMDB. Sobre o PT caso o João também não queira assumir, o suplente é o Wanterlor (1.131 votos) e depois o Alemão (1.114 votos).
O investimento do Ávila na concreteira, caro anônimo, é de cerca de 9 milhões de reais. Parece bem razoavel o pensamento do ex-vereador querer deixar a política de lado por enquanto para cuidar de sua empresa.
Esses ex vereadores são caras de pau de tal maneira que chegan a ser atipáticos ,dizendo estar em duvida em assumir e não assumir a vaga de vereador ,da forma que eles trabalharam no mandato passado eles podem até trabalhar na serra dos carajas , onde voce trabalha 5 dias e folga 2 , desde quando vereador de parauapebas precisou de tempo
O Zé Raimundo teve mais votos que o Wiliam e Dr Francisco. Na impossibilidade do Ávila e do Caiado não seria dele a vaga?
Por falar em Suplente: Outro que não está querendo assumir é o Joaõ do feijão. Conversando com ele na tarde de ontem no Garimpo das Pedras ele desmonstrou muito desanimo e está pretendendo continuar com seus negócios. Segundo ele, o mandato só lhe causou prejuizos.
Nesse caso a vaga fica com quem? Alemão ou wantrloo?
Fica aí meu reconhecimento pela lucidez dos Congressistas. Essa reposição é uma cobranças do POVO, quem ganha é a população. Com redução de verba. Parabéns a todos os Deputados.
parabens para os deputados que aprovaram a pec dos vereadores, voces agiram com a maior delicadeza neste ato que e tao importante para a nossa nacao. quanto aos deputdos e senadores de alagoas voces que foram a favor pode contar com a gente….