O legislativo municipal aprovou nesta última terça-feira, 30 de outubro, em sessão plenária, o Projeto de Resolução Nº003/2012, que cria a Frente Parlamentar Municipal de DST/AIDS e hepatites virais da Câmara Municipal de Parauapebas.
A frente tem como objetivo reduzir a incidência dessas doenças no município, assim como, reduzir a vulnerabilidade da população parauapebense aos agravos de estigma e discriminação, além de trabalhar a inclusão social e melhora integral da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS.
De acordo com o parlamentar Odilon Rocha, PMDB, esse é mais um avanço para as pessoas que convivem com essas enfermidades. “Com certeza este seguimento precisa muito do apoio público. Ele já tem na pessoa de Jodacil Amâncio, um representante a altura de lhes defender, não é a toa que este senhor está sempre aqui para lutar pelos interesses dos portadores destas enfermidades”.
Odilon lembrou ainda que esse assunto precisa ser tratado com seriedade, “a frente parlamentar ajudará na implantação de políticas públicas voltadas para esse seguimento”.
Wolner Wagner, PSDC, enfatizou que a AIDS é um problema de todos. “Por isso, todos devem fazer parte da solução”.
Para Adelson Fernandes, esse é um momento importante para a história do município. “Creio que esta é a primeira frente parlamentar do Brasil. Esse é um problema muito sério em todo o país, e será uma ferramenta para a próxima legislatura se engajar na luta”.
Requerimentos
Foi votado ainda o requerimento de Nº 095/2012, de autoria do vereador Odilon Rocha, que solicita a transmissão pública das sessões da Câmara Municipal de Parauapebas através de caixas de som instaladas nos postes de energia em todos os bairros da cidade.
De acordo com o vereador, para que não se coloque fios nos postes, a sessão pode ser retransmitida através de rádio, “ou então que sejam colocadas essas caixas em lugares movimentados, para que a população conheça o trabalho dos vereadores”. Odilon disse que seria importante instalar a TV Câmara para divulgar as sessões.
O parlamentar Wolner lembrou que muitas vezes o legislativo vota projetos sem que a população tenha conhecimento.
Adelson Fernandes destacou que a nova sede do legislativo, idealizada em sua gestão como presidente da Câmara, foi projetada com suporte para TV e rádio legislativa. “É necessário que essa casa tenha ferramentas para divulgar seus trabalhos, até para que a
população possa fazer um julgamento das figuras que foram eleitas. Pois, nem sempre o cidadão toma conhecimento do que o vereador está fazendo”.
Já o requerimento N°096/2012, também de autoria do vereador Odilon, pede a aquisição de um gerador de energia para garantir a iluminação da Câmara Municipal nos casos de queda de energia elétrica.
O parlamentar destacou que o problema da falta de energia é vivido por todos, uma vez que a empresa responsável pela distribuição não assume o compromisso de prover energia para todos. “Mas, toda empresa de grande porte possui um gerador para dá continuidade aos seus trabalhos em caso de interrupção de energia, e na Câmara Municipal não pode ser diferente”.
Fonte: Ascom/CMP
1 comentário em “Câmara cria Frente Parlamentar Municipal de DST/AIDS e hepatites virais”
Quem é esse Anão que está ali no meio? rsrsrrsrsrrs