Por nove votos favoráveis e apenas dois contrários foi aprovado em segunda e ultima votação a proposta de Emenda à Lei Orgânica N°001/2012 que prevê aumento do número de vereadores de 11 para 15.
Os vereadores voltaram a debater os mesmos argumentos, já discutidos em sessões anteriores. Antônio Massud, do PTB, e Adelson Fernandes, do PDT, votaram contra sob a alegação de que, com essa quantidade de parlamentares, haverá um monopólio dos grandes partidos políticos. “Entendemos que todos os partidos têm que ter oportunidade”, destacou Antônio Massud.
A Emenda Constitucional N°58/2009, delegou aos municípios a competência para definir a quantidade de parlamentares, desde que seja respeitado o limite máximo para cada faixa de habitantes. Como o município possui aproximadamente 154 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade poderia ter até 19 vereadores.
Para Adelson Fernandes, 15 é um número muito abaixo do que é previsto pela Constituição. “Essa lei foi passada de forma errada para o povo. Acham que se aumentar o número de vereadores, aumentará também os gastos, mas isso não é verdade. Não perderíamos nada se tivéssemos escolhido um número maior de parlamentares. Nós temos espaço, temos condições financeiras e qual é a alegação? Vai privilegiar poucos partidos”, ressaltou.
Odilon Rocha, do PMDB, discordou. “Atualmente temos 11 vereadores e sete partidos representados. O senhor não quer mais ser vereador e quer encher a Câmara de qualquer jeito. Se não aprovarmos 15, ficaremos com 11 porque só temos até dia sete de junho para sancionar essa mudança”, retrucou.
Faisal Salmen, do PSDB, também defendeu um número maior, mas votou a favor da proposta. “Quando propus acima de 15 pensei na representatividade partidária, mas o prefeito já havia definido que seria 13, se chegamos a 15 já é um avanço.
A proposta agora segue para ser sancionada pela própria Câmara. A mudança na Lei, a aprovação, a promulgação e a publicação são feitas pelo poder legislativo, não depende de sanção do Executivo.
Por Nayara Cristina – Assessora de Imprensa da CMP
14 comentários em “Câmara de Parauapebas terá 15 vereadores na próxima legislatura”
se nem com o concurso da câmara eles não estão ligando, vc acha que eles vão ligar para o povo?
Alguém já disse: “A democracia não é um bom regime de governo. Mais é o melhor que temos”. As vezes o esculacho é a nossa imediata reação diante de representantes legislativos (vereadores) tão ruins como é o nosso caso. Nos resta primeiramente votar melhor, não reeleger vereador que não cumpre o seu papel e cobrar de forma eficaz. A melhoria virá com o passar do tempo e este tempo será menor se começarmos a agir hoje!
Isto só vai aumentar os parasitas do dinheiro público, cujo o único interesse e enriquecer as custas do povo e aprovar leis que beneficiam eles próprios, contrariando o sentido da palavra política. Cidadãos de Parauapebas, escolham bem em quem vão votar…
Pensem pelo lado positivo, serão quatro novos ricos a cada quatro anos em Parauapebas,ate porque a unica diferença que vemos com os nossos vereadores é o patrimonio deles que cresce absurdamente,quanto ao comentario de que devemos mudar de atitude,faz todo o sentido mas é o que eu faço sempre mas isso não tem adiantado muito, e aí o que eu faço?
Pena que essa indiginação não se transforma em mudança de atitude por parte dos eleitores,será que não estão vendo que so estamos servindo de massa de manobra?Em Canaã é muito pior,todos se quizerem se reelegerão,ainda mais agora que Anuar deu de presente as secretarias de seu desgoverno,tão deitando e rolando…
Isso é uma péssima ideia desnecessária , inútil e desrespeitosa
15 vereadores? Um absurdo. Esses vereadores tem vida boa demais, Não fazem NADA para ajudar a população e ainda ganham rios de dinheiro. Dia desses presenciei um fato no gabinete de um vereador que não vou citar o nome(pq não vale a pena mesmo), que exatamente às 9h da manhã pediu para sua assessora informar que não atenderia mais ninguém naquele dia. 9h da manhã….e será que ele já tinha atendido alguém??? É brincadeira…palhaçada!!! Mas na hora de pedir voto pro povo……..
Dá pra entrar mais sem terra?
Se 11 não ficalizam nada, não fazem nada… Fizeram vista grossa para o dinheiro publico. Imagina 15.
EU SOU A FAVOR DE R$ 622,00
+ vale transporte
+ Vale alimentação
A proposta agora segue para ser sancionada pela própria Câmara.
Excelente! Pra eles. é como entregar a chave do galinheiro a raposa.
Putz!!!!
Também quero uma vaga, vai ser do PCDG – Partido dos Cidadãos Decepcionados com o Governo.
Boa, excelente notícia. O que fazem mesmo os vereadores daqui? alguém sabe me citar um projeto de algum deles….é mais gente pra ganhar dinheiro público sem fazer nada. Nesse padrão de vereadores daqui acho que três já seriam muitos!!!
Se 11 vereadores na Câmara de Parauapebas era motivo de orgulho pra população pelo nível de comprometimento com a causa pública, imaginem com 15, aí dá pra chamar aquela empresa de venda de prêmio e criar um, tipo… “Câmara Cidadã nota 10”.