Foi realizada no último domingo, dia 02 de maio de 2010, nas dependências da Escola Municipal Alegria do Saber, na Vila Sanção, a Sessão Especial que deu início ao projeto “Câmara Itinerante”, o qual visa aproximar o Poder Legislativo das comunidades da zona rural e dos diversos bairros do município. Na oportunidade,, a sede do legislativo municipal foi deslocada , com toda sua infraestrutura, incluindo equipe de servidores e todos os parlamentares, para a Vila Sanção, num fato de importância histórica, posto que foi a primeira vez na história do legislativo parauapebense que a Câmara Municipal realizou uma sessão fora de sua sede.
Juntamente com a Sessão Itinerante, foi realizado um “mutirão da cidadania” com a presença de servidores da justiça eleitoral realizando diversos procedimentos referentes ao alistamento eleitoral, como emissão e circunvizinhança. Presente também a unidade móvel de atendimento odontológico da secretaria municipal de saúde que igualmente atendeu a comunidade, (+ bolsa-família (equipe fazendo cadastramento).
Antes da Sessão, autoridades, convidados e a comunidade foram convidados a assistir exposição da Diretora da Escola Municipal, com o diagnóstico da situação da educação na comunidade e a sugestão de um elenco de medidas para melhorá-la.
Iniciando-se por volta das dez horas da manhã, a Sessão Itinerante obedeceu ao mesmo roteiro de uma sessão ordinária. Entretanto, dado a relevância do evento, foram chamados para compor a Mesa Diretora a Meritíssima Juíza eleitoral, Drª Eline Salgado Vieira, o representante do Prefeito Municipal, o Chefe de Gabinete José das Dores Couto, o “Coutinho”, o novo Comandante da Policia Militar no município, Major Junizo Honorato, e representantes das comunidades rurais Vila Paulo Fonteles, APA e Vila Sanção. Todos os convidados para comporem a Mesa tiveram oportunidade de usar a tribuna. A representante da Vila Sanção, Sra. Betânia Maria Pinto repassou ao Presidente da Casa, Vereador José Adelson Fernandes, cinco ofícios com as diversas demandas da comunidade.
Foram aprovados dois requerimentos pelo plenário. Um, de autoria do vereador Odilon Rocha de Sanção, solicitando a imediata ativação do posto policial da Vila Sanção e o outro, de autoria conjunta dos onze parlamentares, solicitando reparos nas estradas de acesso e nas vicinais da APA, Vila Paulo Fonteles e Vila Sanção.
Com a quadra de esportes da escola de Vila Sanção lotada, a primeira Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Parauapebas foi um sucesso, sendo encerrada por volta das 13 horas. Após o evento, foi servido um lanche a todos os presentes.
[ad code=2 align=center]
1 comentário em “Câmara Municipal de Parauapebas dá início ao Projeto “Câmara Itinerante””
Por que não acontece uma sessão na serra dos carajás, aqui também é Parauapebas