A Câmara Municipal de Parauapebas comemora o mês das Crianças em grande estilo com uma versão especial do Projeto Luz, ‘’Câmara’’, Ação!. Durante as quatro sextas-feiras do mês de outubro o plenário da Câmara se transformará em sala de cinema para exibir clássicos infantis, com direito a pipoca e guaraná para a criançada. O público do evento é composto por alunos de 1º ao 5º ano da rede pública municipal de ensino.
A primeira sessão que aconteceu no dia 08/10, sexta-feira, contou com a presença dos alunos da Escola Municipal Cecília Meireles. A alegria e satisfação dos alunos após o final do filme eram notórias. “Adorei! Quero voltar de novo”, disse Igor do 3° ano, que assiste pela primeira vez a uma sessão de cinema.
Para Adelson Fernandes, presidente da Câmara, essa é uma ação de extrema importância para a consolidação de uma sociedade menos desigual, onde todos têm acesso à cultura e ao lazer. “O principal objetivo do projeto ‘Luz, Câmara, Ação!’ é proporcionar a quem não tem acesso ao cinema a alegria de estar pela primeira vez diante da telona”, afirma o vereador. Segundo as diretoras da Escola Cecília Meireles, Rosineide Pires e Vilma Navegantes, a realização constante desse tipo de programação poderia acontecer mais vezes já que estimula a criatividade e a imaginação das crianças.
A programação prevê ainda, a realização de mais três sessões de cinema que acontecerão nos dias 15, 22 e 29 de outubro, das 16h às 18h, no plenário da Câmara Municipal. O evento contou com a parceria da Secretaria de Municipal de Educação (SEMED), que gentilmente cedeu ônibus escolar para o traslado dos alunos e a indicação das escolas participantes.
É a Câmara Municipal levando cultura e entretenimento à comunidade de Parauapebas.
Fonte: ASCOM da CMP
[ad code=2 align=center]
8 comentários em “Câmara Municipal de Parauapebas: de portas abertas para o entretenimento”
Popularidade, respeito, socialização, educação, transformação da realidade, inovação e acima de tudo exercício de cidadania, devem sempre o foco principal de qualquer projeto social que envolva “GENTE”, em Parauapebas, pois constantemente o que se vê são falsos” ATIVISTAS CULTURAIS”, que barganham e querem ganhar dinheiro em cima de idéias e movimentos culturais POPULARES. O cinema aqui tem que ser de base, COMUNITÁRIO e que tenha princípios sociais ativos que não seja apenas mostras de filmes, para promoção individual rotulada como já fazem normalmente, é isso que estão fazendo com o fiasco de cinema que existe aqui. O cinema na praça, mas não de outra realidade que não a nossa, o cinema vivo, com pessoas, e não com palácios ou projetos mirabolantes de salas climatizadas, o cinema de rua, aquele que você se vê e vive constantemente em todo seu processo, não só vendo o Brasil na tela grande, mais sim o vendo aqui em nossa gente, por que aqui somos mais brasileiros do que em qualquer lugar. Temos que registrar a realidade por mais pró ou reativa que seja.
O protagonista dos filmes daqui somos nós mesmos, independentemente de estar na tela ou não, mas que esteja na história, no roteiro, no storyboard, no desenho, nas tomadas, na cena, nos créditos e por fim sim na grande tela onde a estampa principal veio de um processo forte comum e real. Precisamos respeitar as nossas crianças de Parauapebas que sonham em não só ver filmes mais participar deles, a Câmara Municipal está fazendo parte deste processo, descentralizando o processo de cinema na cidade e proporcionando verdadeiramente inclusão sócio-cultural em nosso município já que o projeto não é só rotulo de imagem é processo popular.
Sem dinheiro nenhum, com a câmera na mão, no cinema moderno não existe mais tripé. G.Rocha
Parabéns à Câmara Municipal de Vereadores! São iniciativas aparentemente singelas como estas que aproximam o povo da Casa, além de oferecer às nossas crianças um divertimento que não faz parte do cotidiano delas.
ESSE PILOTO PODERIA PENSAR MUITO ANTES DE FALAR,SABE PORQUE, FALAR DO CITY PARK E DO PROPRIETARIO DE LÁ É MUITO ENJUSTO POIS O JORGE É UMA PESSOA MUITO CORAJOSA EM FAZER VARIOS EVENTOS COM POUCO PATROCINIO SÓ QUEM FAZ QUE SABE A DIFICULDADE, NÃO FACIL MANTER UM LUGAR BONITO E LIMPO IGUAL AQUELE.EU SOU PILOTO E DEFENDO MUITO ESSES EVENTOS.
só resumindo que estamos reunindo com os empresários que gostam e praticam esporte radicais, já recebemos o apoio e estamos com um projeto muito grande independente. Localizado atrás da recanorte, PA275 após a chacara do faisal. Lá tem uma pista de bicicross, agora foi feito uma pista de autocross e em breve reformada a pista de motocross. esperamos mais de 10 anos desde o governo anterior e não recebemos apoio, agora estamos nós reunindo e colocando a mão na massa. Como todos sabem a pista de motocross do city pak é particular e nós pilotos não podemos treinar sem pagar uma taxa para o proprietário e as pessoas que não competem ainda tem que pagar ingresso para verem as corridas e treinos. E em breve terá sua grande inauguração com entrada franca, com os esportes bicicross, motocross e autocross e as brincadeiras jeguecross, corrida de carrinho de mão etc… e estarão todos convidados para este grande evento que irá fazer parte do calendário Parauapebense… há e só mais uma coisa, o bicicross está precisando de mais pilotos, incentivem seus filhos a praticarem esporte, faz bem a saúde, e eles também não estarão em outros caminhos…
zé se puder repassa ai no seu blog.
é vicente não acredito que um projeto desse tenha sido esquecido pelo Claudio Feitosa, o unico secretario que ainda está contribuindo com Parauapebas. Fazendo alguma coisa.
Ah! E me perdoem pelo flood, mas é que eu esqueci do comment principal deste post…
Parabéns ao Labirinto Cinema Clube (não mencionado na matéria) e à Câmara pela bela iniciativa!
O companheiro, com seu discurso revoltado, esquece-se de que não cabe ao poder público abrir cinemas. Sala de cinema é um negócio absolutamente privado; cabe ao Poder Público, pensando no bem-estar de sua população, negociar com empresários, incentivos para que os mesmos possam abrir um cinema em nossa cidade, sim, mas a prefeitura cuidar de um cinema é ridículo! Mas que essa cidade se ressente de um teatro é indiscutível.
Lembro-me quando a Cultura era uma recém-criada Coordenadoria, o senhor Cláudio Feitosa, hoje Secretário de Cultura, chegou até nós, falando em nome do prefeito sobre uma verba que estava sendo separada para esse fim, que queriam nossa opinião, etc..
Organizamos reuniões, afim de traçarmos o que seria adequado ao projeto. O sempre competente desenhista Afonso Camargo, desenhou o nosso projeto, seguindo as orientações do grupo e entregamos ao Sr. feitosa, ainda na BAND, lá em cima do morro.
Resumo da estória? Nunca mais soube do que foi feito disso.
Parauapebas é uma cidade promissora, mas muitas pessoas não se sentem bem aqui, pois ainda se vive num modelo de cidade-operária. Não se pensa em opções de lazer (exceto cachaça). Quem traz uma criança pra cá, pra ela viver presa?
O único clube recreativo bom, com opções de esporte e lazer, fica a 25km de distância rodoviária e a milhares de km burocráticos, pois aquela portaria, às vezes, enche o saco, viu?
é uma vergonha para nossa cidade está usando a câmara como cinema. uma cidade q tem a renda q parauapebas tem não ter um cinema para as crianças assistirem um filme, não tem um teatro para serem mostrados os trabalhos aki realizados por muitos de nosso jovens. até curionopolis que é menor q aki tem teatro. falta de um lugar não é, pq deveria muito bem reestruturar a casa do cidadão que ninguém tira mais documentos la, e tah servindo de criação para ratos etc.. e fazer quem sabe um cinema naquele local. tenho certeza que iria agradar a muitos!!! em vez de termos que ir em carajás assisti um filme.