Aproveitando a vinda do geólogo Breno Augusto dos Santos, que descobriu a primeira jazida de minério de ferro na Serra dos Carajás, em 1967, a Câmara Municipal de Parauapebas irá homenageá-lo com a concessão do Título de “Cidadão Honorário do Município de Parauapebas”, entregando-lhe a Comenda Municipal do Mérito Milton Martins.
A solenidade será realizada no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), hoje (quinta-feira, 22), às 19 horas. Na ocasião o geólogo vai ministrar a palestra “Carajás: Um caso histórico”, oferecida pela Secretaria Municipal de Cultural de Parauapebas (Secult).
A concessão do título foi aprovada por meio do Decreto Legislativo Nº001/2014, de autoria de todos os vereadores, na última terça-feira,20, durante Sessão Ordinária. Na justificativa da proposta, os parlamentares argumentaram que Breno dos Santos estava presente no helicóptero que realizou o primeiro pouso em uma das clareiras da região Araguaia-Xingu, e foi quem constatou que a ausência de vegetação no local se devia a presença do minério de ferro, o que resultou na descoberta do Distrito Ferrífero de Carajás. Portanto, o geólogo é também um dos responsáveis pela existência de nossa cidade, pois Parauapebas surgiu a partir da atividade extrativista mineral na região. (ASCOM CMP)