Paulo César Souza da Silva, 30 anos, morreu em acidente rodoviário, por volta das 5h50 da madrugada deste sábado (3), na estrada de acesso à Vila Cedere I, a cerca de 20 quilômetros da zona urbana de Parauapebas. Quando dirigia o automóvel Chevrolet Prisma, preto, placas NLP-6297/Canaã dos Carajás-PA, ele bateu de frente com a caçamba VW/24.280, branca, placas ONZ-4C50/Colinas-MA, carregada de pedras e dirigida pelo condutor identificado apenas como Júnior.
De acordo com Ricardo Rodrigues Bastos, que seguia em outro carro e testemunhou o acidente, Paulo César seguia no sentido contrário, mas, repentinamente, passou para a contramão, colidindo de frente com o caminhão basculante, cujo motorista ainda tentou desviar, mas não conseguiu.
A batida foi tão violenta que Paulo César morreu instantaneamente e o corpo dele ficou preso nas ferragens do automóvel. Foi necessária a presença de uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar para liberar o cadáver.
O motorista da caçamba foi removido a um hospital público para receber atendimento, pois, ao tentar evitar o acidente, freou bruscamente, batendo o tórax contra o volante do veículo.
Paulo César morava na Vila Cedere I e trabalhava em empresa vizinha da firma proprietária da caçamba contra a qual ele bateu o carro. A testemunha Ricardo Bastos supõe que ele tenha cochilado ao volante, uma vez que no automóvel havia uma garrafa de cerveja e, no braço direito do condutor morto, a pulseira de um clube noturno de Parauapebas. O tenente Vítor, do Corpo de Bombeiros, também acredita que o motorista do Prisma cochilou e passou para a contramão.
(Caetano Silva)