A primeira semana de julho não é necessariamente de moleza para mais de 500 crianças em Marabá, que participam de colônias de férias oferecidas pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e também pela Fundação Casa da Cultura (FCCM) do município. A primeira realiza todas as ações em sua sede, no Bairro Novo Horizonte, enquanto a segunda oferece experiências em vários espaços da cidade, como a Fundação Zoobotânica, para imersão na natureza e proximidade com os animais.
Cerca de 250 crianças que participam da Colônia da FCCM visitaram a Fundação Zoobotânica de Marabá nesta quarta-feira (3).
As crianças fazem parte de projetos desenvolvidos e mantidos pela Fundação nas escolas públicas municipais. Desde o dia 1º de julho, elas participam de uma programação variada que vai da educação ambiental às atividades esportivas, culturais e sociais. A colônia de férias segue até esta sexta-feira (5).
“O período da Colônia de Férias da Casa da Cultura está sendo uma experiência incrível, as crianças estão amando. A gente está recebendo este ano mais de 500 crianças e trouxemos essas novidades esse ano. O Parque Zoobotânico é uma das áreas que mais amam. E aí tem uma experiência que a gente traz para elas realmente saírem do comum, saírem do rotineiro delas. É uma experiência única,” observa Luiz Henrique Castro, monitor da colônia de férias.
As crianças de 5 a 13 anos se organizaram em grupos para visitar o parque. Cada grupo tem monitores responsáveis, que as acompanham na visita aos locais onde estão os animais. Um dosmais frequentados e divertidos para os grupos foi o espaço dos macacos, que chamavam a atenção das crianças pela algazarra que faziam.
Heitor Guedes, de 8 anos, conta que gostou bastante dos macacos e araras. “Achei as araras bonitas e os macacos divertidos. Eles gostam de brincar,” afirma. A opinião é compartilhada por Maria Helena Cunha, também de 8 anos. “O que me chamou atenção aqui foram os macacos e os pássaros, eles são lindos,” ressalta.
Já Maria Alícia Oliveira conta que o que chamou sua atenção foram as onças pintadas: “São duas onças e só tinha visto nos livros. É a primeira vez que vejo uma onça”.
“Tem alguns que já visitaram, mas outros nunca viram, então, é algo extraordinário, de verdade. As meninas ali estavam encantadas com as onças, principalmente, porque não é algo que se vê no dia a dia na cidade. Geralmente só é visto aqui e no 52 Bis. Está sendo maravilhoso, de verdade. As crianças estão amando,” enfatiza Leticia Paiva, monitora da colônia de férias.
Além do Parque Zoobotânico, as crianças visitarão o Corpo de Bombeiros, Praça da Juventude e Ginásio da Folha 16. O encerramento, na sexta-feira, contará com jogos, atividades culturais e voltadas ao meio ambiente.
“O objetivo da colônia de férias não é só brincadeira, é conscientizar as crianças sobre o meio ambiente, sobre os animais. Tem também a conscientização social, uma questão social e ambiental,” reitera Letícia Paiva.