Colossus apresenta o projeto Serra Pelada à imprensa local

Continua depois da publicidade

Convidados pela assessoria de imprensa da Colossus Minerals Inc, parte da imprensa da região de abrangência do Projeto Serra Pelada, desenvolvido pela parceria Colossus Minerals Inc e Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada – COOMIGASP -  esteve visitando o local das obras para conhecer o projeto.

vista do projetoSegundo informou o engenheiro Luciano Alves de Souza, assessor da diretoria Colossus, há cinco anos a mineradora vem investindo em Serra Pelada, disponibilizando cerca de R$30 milhões somente em pesquisas, fato que vem justificar a afirmação de que o Projeto Serra Pelada é viável economicamente. A empresa pretende investir US$120 milhões até o final de 2011,quando o projeto começará a dar retorno.

Luciano Souza afirma que, segundo estimativa da mineradora, a cada tonelada de material mineral, serão apuradas 7 gramas de ouro. Ainda segundo o assessor, o garimpo de Serra Pelada apresenta peculiaridades diferenciadas, já que o material estéril é muito pouco, sendo praticamente o obtido quando da abertura do túnel de acesso à mina.

tunel e rampa de acessoEsse túnel, que culminará na mina de extração, estará a cerca de 500 metros de profundidade e  terá 3.930 metros de comprimento, parte sustentado por estrutura em aço e concreto e outras pelas rochas naturais do local. Hoje ele tem apenas 50 metros, todavia, quando da visita, a mineradora estava recebendo duas máquinas de perfuração que custaram cerca de 3,6 milhões de dólares, e são conhecidas como tatuzão, que farão a perfuração de aproximadamente 20 metros por dia, adiantando o trabalho.

Tatuzao Em conjunto com a escavação do túnel e muito próximo da sua entrada, a mineradora prepara a estrutura para beneficiamento do material retirado das profundezas do antigo buraco da lavra de Serra Pelada. Segundo Luciano Souza, não haverá impacto ambiental, já que a área onde funcionará o projeto já havia sido impactada quando do funcionamento do garimpo manual. A mineradora separou para o projeto uma área à céu aberto de 60 hectares, o restante do projeto será totalmente subterrâneo e poderá alcançar toda a área de domínio da COOMIGASP, de 700 hectares.

Britagem, peneiras e separação

A assessoria da Colossus nos levou até o túnel em construção. Dentro dele, imaginei o futuro daquela imensa obra, pronta, os caminhões e máquinas trabalhando dentro dela gerando divisas para o município. Logo me veio à cabeça, algo que me fez ver que o homem, e os avanços tecnológicos, são capazes de quase tudo. Imaginando o projeto  já em sua fase operacional, concluí que ali estavam nos apresentando realmente um projeto economicamente viável. Pra quem conheceu o famoso garimpo de Serra Pelada em seu auge e se lembra de como era, à época da cava manual, com cerca de 100 mil homens embrenhando-se tal qual formigas pelas ruelas de chão batido e escadas improvisadas para a retirada do material, projetando aquela imagem do túnel, certamente pode concluir o tamanho que é o projeto Serra Pelada.

Rampa Colossus coleta

Interroguei o engenheiro da Colossus sobre a participação dos garimpeiros no projeto. Cerca de 80% da mão de obra operacional utilizada no projeto Serra pelada será feita com ex-garimpeiros. Hoje eles são pedreiros,  ajudantes, soldadores, técnicos ambientais, entre outros, e ocupam outras tantas profissões necessárias ao bom andamento dos trabalhos. Esse foi o acordo, o uso preferencial de mão de obra local. Já há inclusive um projeto para qualificação do garimpeiro para profissões conforme a necessidade da mineradora.

Existe por parte da Colossus e da COOMIGASP a preocupação com o meio ambiente e com a execução da obra em parâmetros ecologicamente aceitáveis. A mineradora está mantendo um viveiro de mudas próximo à mineração onde quer distribuir mudas de 32 espécies nativas da região para quem quiser reflorestar, dando toda assistência para tal.Serra Pelada Vila 1

A distribuição de renda é outro tema que o Projeto Serra Pelada levou em conta. O acordo aprovado em assembleia pela COOMIGASP prevê que a Colossos repasse um percentual pré-determinado para a sócia que redistribuirá aos garimpeiros associados. Luciano Souza fez questão de dizer que a Colossus não tem vínculo algum com o garimpeiro ou ingerência sobre a COOMIGSP, até porque  não teria condições técnicas para tratar pessoalmente com cada um dos 42 mil que compõem a cooperativa, mas que respeita e acata todas as decisões discutidas nas assembleias pelos associados.

Se daqui a alguns anos esse projeto trará lucro aos garimpeiros, só o tempo dirá. Nele fica a certeza de que algo está sendo feito em prol de dezenas de milhares de garimpeiros de Serra Pelada, homens que no passado apostaram todas as suas fichas na tentativa de alcançar o ouro, de bamburrar e fazer a independência financeira. Hoje essa realidade é outra! A Colossus, de forma cristalina, vem mostrando que a ilusão do eldorado não passou de sonho para a grande maioria.

Quem sabe essa parceria possa trazer de volta a dignidade para dezenas de milhares de garimpeiros espalhados por esse Brasil. Nessa visita, na qual tive a oportunidade de rever Serra Pelada, e me lembrar daquele tempo árduo de luta pela subsistência, pelo que deu pra ver é que, a eles, garimpeiros, essa parceria me parece ser a melhor alternativa. Oxalá tudo dê certo!

[ad code=5 align=center]

21 comentários em “Colossus apresenta o projeto Serra Pelada à imprensa local

  1. Luís Fernando Mendonça Pineda Responder

    Gostaria de parabenizar a atitude de reabrir Serra Pelada, e sim agora profissionalmente e não de forma primitiva e explorativa onde homens viviam de forma sub humana num lugar onde havia exploração sexual, jogatinas e outras coisas que não prestavam, agora de forma organizada.
    Acho incrível como alguns brasileiros gostam de tentar sabotar o trabalho dos outros, falta visão, falta planejamento, falta determinação para esses tais, o mundo caminha rumo a industrialização mecanizada e este teimam em usar a “força bruta dos seus músculos”, há tempo para todos e há outros que estão fora do seu tempo.
    Eu apoio a vinda da Colossus Mineração a Serra Pelada.

  2. leonardo gonçalves dos santos Responder

    sou tecnico lider mecanico,responsavel pelo maior bombeamento da america latina.gostaria de enviar meu curriculo.

  3. sandro wesley gonçalves de oliveiera Responder

    olá meu nome e sandro tenho 22 anos, sou natural de marabá e trabalho na area de manutenção mecânica industrial. queria saber como faço para enviar curriculum para empresa colossus em serra pelada.obg

  4. Silvia de Lizandra Oliveira Miranda Responder

    Boa tarde! Sou Técnica de enfermagem com certificação em vários cursos e ministrante de palestras para pequenas e grandes empresas,com temas voltados para a saúde da mulher e outros temas!como devo proceder ao enviar um currículo para essa empresa!
    É com grande satisfação que me coloco na disposição de suas estimaveis atençaõ.
    Desde já agradeço a oportunidade!

  5. paulino ribeiro barros Responder

    BOM DIA!!!!!

    SR. GOSTARIA NESTE MOMENTO DE SABER QUAL A POSSIBILIDADE DE ENVIAR UM CURRICULO PARA OS RESPONSAVEIS POIS TENHO EXPERIENCIAS EM MARTELETEIRO, OPERADOR DE MAQUINAS, E CARREGAMENTO DE FUROS…
    CONTRATANDO MIM ESTARREI DESEMPENHANDO AS MINHAS EXPERIENCIAS ASSIM TBM
    CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO DA EMPRESSA.. SOU DE FLORESTA DO ARAGUAIA-PA CASADO NAO POSSUO DEPENDENTES.. 81400499

  6. Antonio jorge siqueira da igreja Responder

    Sou técnico em mineração trabalhei na cooperativa de 1984 à 1987,na época
    ja comentava a impossibilidade do trabalho manual,pois os desmoronamentos
    eram contantes. Existe de minha parte interesse de retornar a trabalhar nesta área, mas assim dessenvolvendo técnicas de Mineração avançada.

  7. Airton Fagundes Responder

    Sou supervisor de manutenção e trabalhei 15 anos e meio em mina subsolo na empresa anglo gold ashanti,tenho conhecimento de muitos equipamentos de subsolo e tenho muito entedimento na area segurança saude e meio ambiente,tenho muito interesse em fazer parte do grupo.

  8. Nome (obrigatório) Responder


    dirceu pereira arrais filho:

    como eu faço para enviar um curriculo para esta empresa , sou um profissional com bastante experiencia tecnica e atuo na area de manutençao eletrica de equipamentos pesados tanto de transporte como de perfuração e controle remoto em sub-solo como atlas copco, cartepillar, volvo, normet,entre outros diferentes fabricantes


    EDNALDO ALVES DE SOUZA:

    Sou operador de maquinas pesadas escavadeira, patrol, trator e motorista carreteiro gostaria de saber qual a possabilidade de fazer parte do quadro de funcionario da empresa? Obrigado.

  9. dilson alves Responder

    olha o que vou escrever aqui é a mais pura verdade eu já fui gerente do grupo goiano ai em serra pelada por três anos de 86 a 89 fui um grande empregador a varios garimpeiros na epoca em que fechava a serra para reabri-la acompanhei bem de pertinho toda essa robalheira que se dava em name dos garimpeiros em fim essa tal de colosso é mais uma que vai roubar o ouro que se encontra guardado debaixo da terra esses malditos (presidentes) dessa cooperativa é mais um como já disse que esta atuando no grandioso roubo do ouro o que estou vendo e lendo aqui diz assim talves os garimpeiros nao tera o lucro esperado porra entao cade o ouro em que a DOCE GEL quando de suas pesquisas relizadas ai foram feitas? cade os politicos a policia federal o exercito tudo isso vamos ter de aciona-los para proteger o qeu é nosso?

  10. dirceu pereira arrais filho Responder

    como eu faço para enviar um curriculo para esta empresa , sou um profissional com bastante experiencia tecnica e atuo na area de manutençao eletrica de equipamentos pesados tanto de transporte como de perfuração e controle remoto em sub-solo como atlas copco, cartepillar, volvo, normet,entre outros diferentes fabricantes

Deixe seu comentário

Posts relacionados