Foi dado a largada
A semana política marcou o início da corrida eleitoral com realização de Convenções dos Partidos e Federações políticas que decidiram quem concorrerá em 2022. Em jogo, Presidência da República, Governos Estaduais e do Distrito Federal, Deputados Federais; um Senador por Estado e pelo DF, Deputados Estaduais e Deputados Distritais.
Sistema ativado e operante
Com o início das convenções partidárias, a partir do dia 20 de julho, e dos pedidos de registro de candidatas e candidatos, o DivulgaCandContas, sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições de 2022, já está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no endereço: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/
Após basta selecionar a unidade da Federação no mapa ou a sigla do estado a ser consultado.
Jogo bruto
O jogo será bruto, no sentido de disputa pelo voto do eleitor neste ano. Eleições gerais sempre são uma “caixinha de surpresas”, mas que comprometem quatro ou oito anos da vida nacional, para melhor ou pior, conforme a escolha de cada um dos eleitores.
Atenção redobrada
Toda atenção é pouca. Não há fórmula mágica. Há sinais, entretanto, a serem observados. Um deles, é o eleitor pesquisar sobre o trabalho e a vida pregressa dos candidatos.
Votar em ladrão, corrupto e vigaristas que prometem o céu na Terra é apostar que o chifre vai crescer na cabeça do cavalo. Nunca vai dar certo e a história comprova com fatos.
Sobrevivência
Os candidatos a deputado federal terão um desafio dobrado, não que nos demais cargos haja vida mansa. Com as novas regras de corte da legislação eleitoral, proibição de coligações, os nanicos tentar sobreviver e para isso criaram em causa própria, o instituto da Federação.
Coeficiente pesado
No Pará, deputado federal que postular quatro anos de mandato, terá que se superar em todos os sentidos. Numa faixa de corte, serão necessários 250 mil votos para a garantia de um mandato entre as 17 cadeiras disponível ao Pará em disputa para a Câmara dos Deputados. No Senado, será ainda mais disputado o voto de cada eleitor. Só uma vaga está em disputa.
Vices
Já foi o tempo em que a vaga de vice para os cargos majoritários eram considerados apenas o cumprimento de uma formalidade.
Que o diga o MDB e outros partidos em nível estadual.
A escolha de um vice pode ser uma “pedra no sapato” dos candidatos. O marco se deu quando Collor caiu e o vice, Itamar Franco, assumiu, lançou o Plano Real e tirou o país do caos da inflação, que agora voltou, por um conjunto de fatores que se assemelham a uma tempestade perfeita: pandemia prolongada e guerra na Europa.
Insatisfação
Há uma insatisfação generalizada em todos os campos políticos já captados pelas pesquisas qualitativas em curso. O eleitor brasileiro está irritado com os seguidos ataques às instituições e ausência de propostas para tirar o país da dificuldade em que se encontra.
Não se fala em fome. Não se fala em geração de emprego. Não se fala em reforma do Estado.
Genéricos populistas
Na realidade, o que se tem no cardápio é a polarização de dois candidatos de extremos ideológicos, populistas e que por limitações intelectuais, são superficiais no debate e nas propostas.
Acham que o povo é ignorante e não sabe avaliar o que está em jogo. Em 2 de outubro de 2022, o povo elegerá não o melhor, como se quer, mas o menos pior, que é o que está disponível.
Enterro da terceira via
5 de agosto é a data final para anunciar o velório e enterro da tal terceira via. Articulada por muitos e agora negada por todos.
A terceira via morreu por completa incompetência de quem a formulou. Apresentar celebridades e dar voz a artistas cuja cabeça é uma vácuo de ideias foi a pá de cal. Simone Tebet, João Dória Jr., Ciro Gomes et caterva nunca representaram a terceira via programática e assim seguirão pelo resto dos tempos.
Expectativas e Cenários
Levantamento que circula no meio de alguns dos maiores empresários e industriais do Norte do país diagnostica um cenário preocupante. Candidatos já anunciados nos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará e Acre estão defendendo abertamente um retrocesso de importantes conquistas dos setores produtivos alcançados no governo Bolsonaro.
Legado
O legado dos governos petistas na região é considerado o pior possível. Operações que não distinguiam o honesto do vigarista, e o que mais pesa: qual a obra da era Lula que beneficiou a região? Belo Monte não vale, seus efeitos são pífios e foi de encomenda para o enriquecimento dos empreiteiros de estimação. Os resultados todos sabem.
Eu não disse!?
Consórcios são montados para atingirem objetivos. O de Imprensa, não esconde que a meta é antecipar o que chamam de Capitólio — a missão.
Construção
A narrativa mais cara de seus idealizadores é dar continuidade ao que foi feito durante o ápice da pandemia de Covid-19. Colocar medo na população, ampliar a narrativa de golpe de estado e provocar pânico.
7 de Setembro
Os membros mais afoitos do Consórcio, já conhecido de todos, têm um sonho: criar as condições para que o TSE negue a Bolsonaro, o direito de concorrer à reeleição.
— Simples assim.
Portanto, está aberta a temporada de cartas, pactos, manifestos e o escambau ilustrado para corroborar com o objetivo final do consórcio e seus afiliados ocultos. Agora não tão mais ocultos assim.
Diferenças
Jair Bolsonaro, o candidato, não gostou do que leu e mandou modificar quase que totalmente, o texto guia da sua campanha de reeleição. A ordem é transformar o que seriam promessas de campanha em metas a serem batidas. Diz o candidato que, em quatro anos de governo, tem números superlativos em comparação aos governos passados e isso terá de ser exposto ao eleitor da melhor maneira possível.
Desvairada
A “Paulicéia Desvairada”, termo bem conhecido dos maiores de 50 anos, está com os dias contados. Em entrevista com muita repercussão nos meios políticos em todo o Brasil, o ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro e agora candidato a governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que, se eleito, vai banir o MST do Estado e acabar em um mês com a Cracolândia no Centro da cidade, e o que está acontecendo na região de Bela Vista, também no Centro; onde há sexo a céu aberto, venda e consumo de drogas nomeio da rua, baladas sem fim e outras loucuras que já são rotinas que infernizam a vida dos moradores.
Reservado
Relatório reservado da inteligência, aponta o Pará como o principal estado de expansão dos “negócios” do Comando Vermelho. A organização criminosa quer o domínio completo dos territórios dos estados que compõem a Amazônia e a base operacional é o Pará. As ordens são executadas a partir do Rio de Janeiro. A investida do CV no Nordeste não deu certo, em parte, no Norte é mais fácil, diz trecho do documento.
5G de araque
O 5G chegou oficialmente ao país em Brasília, no início de julho, mas o serviço segue instável e em muitas vezes com velocidade próxima à do 4G. A explicação para isso, segundo o Ministério das Comunicações, pode estar na escassez no país de modelos e chips que funcionem com a tecnologia do “5G puro”, a standalone. Mas, em ano de eleição, vender gato por lebre é serventia da Casa.
— Mais Brasil impossível.
Lobby
O mês de agosto será de esforço concentrado para os lobistas em Brasília. Não que isso não seja “normal”. A diferença é que um dos focos é bater a meta de votar a regulamentação da profissão, que está na Câmara, e concluir a coleta de assinaturas para montar a frente parlamentar da categoria.
Roteiro
O roteiro é da presidente da Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais), Carolina Venuto. “Como boa lobista, eu trabalho como se fosse acontecer amanhã. Nossa perspectiva é [a regulamentação] ser votada na primeira semana de agosto“, disse.
— Então tá!
Em alta
Minério de ferro engatou a quinta alta consecutiva do Porto de Dailan na China. Subiu 7% na quinta-feira (28). Há quatro dias atrás subiu 5%, depois, 2,5% e agora mais 7%. O PC Chinês divulgou documento que promete pesados investimentos na retomada das obras de infraestrutura no país, segunda maior economia do mundo. A notícia era ansiosamente aguardada pelo mercado e mais ainda por Usiminas, CSN, Vale, Gerdau, CBA e outras menos cotadas.
Petróleo
Quem também está em alta é o petróleo. Pelo visto, a desova do estoque americano teve efeito pequeno para regular o preço mundial. Daí o presidente Biden ir à Arábia Saudita, no início do mês para pactuar um Plano B com os maiores produtores do mundo. A semana foi de alta nas empresas de petróleo na B3, ajudando a elevar o índice semanal do Ibovespa para retomar o patamar de 101 mil pontos. No fechamento da Coluna, na quinta, a Bolsa subia acima de 102 mil pontos, mas com muita volatividade.
— É uma ótima notícia.
Xi e Biden
Como a Coluna é redigida na quinta-feira, só se saberá com detalhes, nesta sexta, como foi o teor do telefonema planejado entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o da China, Xi Jinping. Fora os temas geopolíticos, o mercado aguarda com muita expectativa o que trataram os dois mandatários das duas maiores economia do planeta sobre as disputas tarifárias na época do ex-presidente americano Donald Trump (2017-2021), cuja continuidade ainda não foi definida.
Com que cara eu fico?
Esta semana, o consórcio e Lulistas ficaram com a cara no chão ao saberem que, dentre outros resultados, o encontro entre Bolsonaro e Joe Biden, na Cúpula das Américas, desatou um nó quase cego.
O governo norte-americano anunciou que retirou completamente a taxação sobre o aço brasileiro e retirada de quotas do produto.
É o único país no mundo que tem negócios com os norte-americanos, que poderá exportar o que tiver de aço e com zero de sobretaxa, para aquele país.
Estamos falando de negócios que podem superar 10 bilhões de dólares (R$ 52,3 bilhões).
Nova Rota da Seda
Ao que tudo indica, o Pará, se quiser perder o tempo perdido, uma vez que já está atrasado em relação ao vizinho Maranhão, terá que redobrar os esforços para entrar no radar dos planos dos chineses no megaprojeto da Nova Rota da Seda. O maior do mundo e talvez, o maior de todos os tempos.
Em curso
No Maranhão, ao contrário do Pará, já é evidente a ampliação de investimentos chineses para consolidar o estado como uma das regiões da chamada Nova Rota da Seda. Isso porque vai depender de esforços conjuntos dos governos federal e do estado, além de iniciativas de parceria com universidades
Estudos
Estudos mais detalhados sobre produtos que podem ser movimentados pela região, além de treinamento de mão de obra e direcionamento para aplicação de novas tecnologias e criação de projetos verdes, também serão necessários.
Recomendações
As recomendações acima são algumas das que foram deixadas ao governo maranhense por Paul Lee, pesquisador do Ocean College da Zhejiang University, na China, que passou uma semana em visita ao estado, para apresentar estudos sobre o modelo que a China está implantando no mundo para garantir a logística para os produtos movimentados no país.
Ampliação
Lee recolheu informações sobre projetos em desenvolvimento no estado para ampliar o estudo que têm o nome de BRI (China’s Belt and Road Initiative) e estão em desenvolvimento desde 2013.
Atualização
Num trabalho recente coordenado por Lee, disponível neste link, duas cidades do Brasil foram apontadas como potencialmente de interesse dessa iniciativa chinesa, São Luís (MA) e Paranaguá (PR). Ambas já contam com investimentos de empresas chinesas no setor portuário. E o Pará, novamente, fica a ver navios e trens apitando.
Ampliação
Após fazer apresentações sobre a BRI ao longo de dois dias, Lee foi levado a conhecer o porto do Itaqui, o principal do estado, e para apresentações de empresas e governos locais.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Projetos Estratégicos do governo maranhense, José Reinaldo Tavares, o governo local tem projetos para ampliar a infraestrutura logística não apenas para o escoamento de commodities.
ZPE
O secretário informou que uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação) está sendo criada na região da baía de São Marcos para que também possam ser feitas plantas para produtos industrializados.
Obras ferroviárias
Entre os convidados para se apresentar no evento estava a Valec, que mostrou os projetos de desenvolvimento de ferrovias e terminais ferroviários na região, já existentes, e também levou dados sobre as propostas apresentadas para novas ferrovias no modelo de autorização que se concentram no estado.
Encontros individuais
Lee também fez encontros individuais com empresas que têm projetos no estado, como foi o caso da Grão-Pará Multimodal, que tem autorização para construir um TUP (terminal de uso privado) na baía de São Marcos com calado de alta profundidade e para uma ferrovia ligando esse terminal à Ferrovia Norte-Sul e à região produtora de grãos conhecida como Matopibapa, acrescida das letras “pa”. Antes, apenas Matopiba. O Pará foi incluído como partícipe da região que é a maior produtora de grão do Norte do Brasil e reúne parte do Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará.
Efemérides I
Nesta sexta-feira, 29 de julho, comemora-se o Dia de Santa Marta.
O sábado (30), marca o Dia Internacional da Amizade, o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas e o Dia de São Pedro Crisólogo. No domingo, 31 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Guarda-Florestal, o Dia do Orgasmo e o Dia de Santo Inácio de Loyola. Na segunda-feira, 1º de agosto, comemora-se o Dia Mundial da Amamentação, o Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo, o Dia do Cerealista e o Dia Nacional do Selo.
Efeméridos II
Na terça-feira (2), é a data em que se comemora o Dia de Santo Eusébio de Vercelli. Na quarta-feira, 3 de agosto, comemora-se o Dia do Capoeirista, o Dia do Tintureiro, o Dia do Fim da Censura no Brasil e o Dia de Santa Lídia. E fechando o ciclo da semana, na quinta-feira (4), será comemorado o Dia do Padre, o Dia do Sacerdote e o Dia de São João Maria Vianney.
De volta na semana que vem
Estaremos de volta na próxima semana publicando direto de Brasília, as notícias que afetam a vida de todos os brasileiros, com as reportagens exclusivas aqui no Blog do Zé Dudu.
Val-André Mutran – É correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.
Contato: valandre@agenciacarajas.com.br
Esta Coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Blog do Zé Dudu e é responsabilidade de seu titular.