Eleições 2022
As pesquisas
Os eleitores brasileiros vem, eleição após eleição, evoluindo no exercício de suas prerrogativas intransferíveis de escolher o melhor candidato, é fato, mas, há uma pedra no caminho que ameaça, desde antes das eleições todo o processo.
O ovo da serpente
Uma ferramenta que até então era essencial devido seu caráter científico, as pesquisas políticas viraram um antro de patifarias e instrumento de manutenção de poder de políticos profissionais que não trabalham, vivem nababescamente e são a desgraça da política nacional.
Poder paralelo
Fora da lei e antes mesmo do processo eleitoral ter início, o cacique do partido “encomenda” a uma dessas empresas, de preferência as que “vendem números e resultados” conforme o contrato, para “definir” quem pode ou não pode concorrer nas eleições.
É uma avacalhação.
“Companheiro fulano de tal, embora eu goste muito de você, as pesquisas apontam que você… e ficamos acertados assim”, retirando o “amigo” do páreo.
Manipulação
São vários e abundantes os casos de erros grosseiros de resultados de pesquisas em grandes colégios eleitorais. A coisa toda virou um balcão de negócios escusos. O resultado de uma pesquisa tem o condão de mudar a opinião do eleitor médio e de baixo preparo educacional, que se deixa convencer pelo chamado voto útil, aquele em que se vota não no melhor, mas no menos ruim, e que lidera as pesquisas feitas por “lojinhas de percentagem”.
$$$
Em 2020, por exemplo, o Ibope errou em 15 de 26 cidades pesquisadas. Há décadas o autodenominado instituto servia e como veremos, serve a vários senhores, especialmente a um dos destacados membros do “consórcio de imprensa” e suas afiliadas nos estados.
No Pará, o Ibope praticamente nunca acertou o resultado de uma eleição.
Caras de pau
Os caras de pau do Ibope simplesmente mudaram o nome da firma para Ipec e antigas práticas continuam.
Reação…
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), publicou na quarta-feira (21), na sua conta do Twitter que: “Alguém está errando ou prestando um desserviço. Urge estabelecer medidas legais que punam os institutos que erram demasiado ou intencionalmente para prejudicar qualquer candidatura”, disse, se referindo às empresas de pesquisas eleitorais.
…tardia
A reação do alagoano chega tardiamente, talvez porque ele mesmo esteja sendo uma das centenas de vítimas da manipulação descarada dos números divulgados pelos mercadores de fraude em pesquisas.
Há dois anos à frente da direção dos trabalhos na Câmara dos Deputados, o político alagoano teve tempo de sobra para abrir o debate para discutir assunto tão importante quanto esse, mas não o fez.
Carapuça
Após a publicação de Lira, um outro membro do “consórcio de imprensa”, o jornal Folha de S.Paulo, não gostou da fala. A publicação mencionava o post do presidente da Câmara acerca da punição de empresas de pesquisa. O Datafolha e a Folha de S.Paulo são do Grupo Folha. “Quem vestiu a carapuça precisa se explicar”, diz o texto do presidente da Câmara.
Bolsonaro no Pará
O candidato Jair Bolsonaro prometeu arrastar multidões em comícios em Belém, Marabá e Santarém, três das principais cidades do Pará.
Recesso branco
Há um mês, deputados federais e senadores recebem os salários religiosamente em dia, mas não trabalham.
TSE
Bolsonaro não poderá usar imagens de discurso na ONU na campanha.
Pinóquio irrecuperável
É difícil que Luiz Inácio Lula da Silva consiga igualar seu acesso mais recente de impostura em estado bruto na prática de mentiroso compulsivo como na entrevista na qual disse que “o PT está cansado de pedir desculpas”.
Cansado?
Como assim, “cansado”? Quando foi que o PT ou ele mesmo pediram alguma desculpa a alguém pela calamidade moral que foi o seu governo? Nunca, em tempo algum. Acontece exatamente o contrário: Lula chefiou o governo mais corrupto dos 522 anos de história do Brasil, foi para a cadeia por roubar, e até hoje não pediu um fiapo sequer de desculpa por nada do que fez.
Limites
Lula pode querer ganhar as eleições no tapetão do TSE proibindo o adversário de fazer sua campanha, vetando vídeos, imagens e falas. O que ele não pode é resolver um problema que não têm solução, desde o primeiro dia da campanha eleitoral: o carimbo eterno de “corrupto” que está pregado na sua testa.
Jamais
Jamais será normalizado o fato de Lula, que não foi absolvido de seus crimes, ser candidato ao cargo máximo do país.
O candidato, volto a alertar, não foi absolvido de seus crimes aqui, na ONU, como ele diz mentindo ou mesmo em alguma galáxia do Universo.
Possesso
Ciro Gomes, o candidato do PDT à presidência da República, está furioso com o que chamou de quadrilha de bandidos do PT.
Essa semana, por onde passou, o candidato contou casos, até então desconhecidos do público, de seu relacionamento com Lula.
Debates
A expectativa era de que Ciro Gomes revelasse, em Rede Nacional, alguns desses segredo no debate do SBT, no próximo domingo (25), mas esse capítulo da campanha será adiado porque Lula amarelou e desistiu de participar do debate. O “pinóquio vermelho” andou soprando que só irá a mais dois debates até a véspera do 1º turno, em 2 de outubro, o que a Coluna duvida.
Perigo
Petistas e Bolsonaristas brigam na frente do Clube Tamoio, em São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. Na foto, Rodrigo Duarte, apoiador do presidente, leva um soco durante o evento. Foto: Domingos Peixoto.
Mudanças
O QG da campanha de Bolsonaro prepara uma guinada na estratégia de comunicação da campanha, mas isso pode ser tarde demais.
Opinião
Pessoalmente, acredito que o marqueteiro de Bolsonaro é o pior de todos os quatro primeiros colocados.
É um amador, diante das feras de Lula, Ciro e Simone. Até o marqueteiro de Soraya — a onça —, é melhor do que o profissional contratado por Valdemar Costa Neto, presidente do PL, para esta campanha.
Sancionado
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na quarta-feira (21), o projeto de lei de conversão — Medida Provisória que foi alterada pelo Congresso Nacional — que cria um programa que flexibiliza o regime de trabalho de pais e mães com filhos de até seis anos.
O texto também cria linhas de crédito para empreendedoras e reembolsa para gastos com creche e babá.
Dispositivo
A sanção incluiu um dispositivo que provocou polêmica durante a sua tramitação no Congresso Nacional, pois retira a obrigação de empresas manterem locais para os bebês de suas funcionárias que ainda estejam em fase de amamentação.
Programa
O texto sancionado institui o programa “Emprega + Mulheres e Jovens”, cujo objetivo, segundo o governo, é inserir e manter essas pessoas no mercado de trabalho.
O programa, enviado ao Congresso como uma medida provisória, era uma aposta do governo para aumentar a sua popularidade entre o público feminino.
Voto feminino
Em busca da reeleição, Jair Bolsonaro precisa conseguir o voto feminino se quiser ganhar essa eleição.
“Emprega + Mulheres”
– Pagamento de reembolso-creche ou ressarcimento de gastos com babás, desde que comprovados;- Benefício poderá ser concedido à empregada ou ao empregado que possua filhos com até 5 anos e 11 meses de idade;
– Desobriga as empresas com mais de 30 funcionários que adotarem o benefício do reembolso-creche de instalarem um local apropriado para bebês;
– Prioridade no teletrabalho, regime de trabalho parcial, regime especial de compensação de jornada de trabalho por meio de banco de horas a pais e mães com filhos de até 6 anos;
– Autoriza antecipação de férias individuais a pais e mães com filhos de até 6 anos;
– Estabelece horário de entrada e de saída flexíveis a pais e mães com filhos de até 6 anos;
– As mesmas prioridades devem ser dada a pais de filhos portadores de deficiência nesse caso, não há restrição de idade;- Mulheres que trabalham por conta própria terão direito a uma linha de crédito de até R$ 2.000, enquanto microempreendedoras individuais poderão receber até R$ 5.000 e- Medidas para combater o assédio sexual, como a inclusão de regras de conduta a respeito do assédio e de outras formas de violência nas normas internas da empresa
Economia
Recessão americana?
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) decidiu elevar a taxa dos Fed Funds em 75 pontos-base, para a faixa entre 3,00% e 3,25% ao ano, em comunicado divulgado na tarde de quarta-feira (21), no meio do pregão da B3. A decisão foi unânime. É o terceiro aumento consecutivo de tal amplitude pela instituição.
Copom
No mesmo dia, após o fechamento do pregão, a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) — órgão do Banco Central, formado pelo seu presidente e diretores, que define, a cada 45 dias, a taxa básica de juros da economia – a Selic, decidiu, sem unanimidade, manter a taxa de juros em 13,75%, aliviando o mercado que previa um aumento de mais 0,25%.
Nunca aprende
O megainvestidor Luis Stuhlberger, sócio da Verde Asset e um dos maiores investidores na Bolsa, disse em evento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e B3 realizado em São Paulo nesta semana, que o PT pretende repetir erros já cometidos, citando discursos do partido de refazer os programas de financiamento ao ensino Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Prouni (Programa Universidade para Todos). “A necessidade desesperadora do Brasil é melhorar o ensino básico, fundamental e médio”, contrapôs, mas não com a fórmula já utilizada pelo governo do PT que arruinou a vida financeiras dos alunos que entraram nessa arapuca.
Ao mercado
Stuhlberger salientou ao operadores do mercado financeiro que: “Não tem muita saída para o Brasil melhorar sem o PIB crescer”, e que há um déficit de 40% a 50% de investimentos do setor público.
O Orçamento Geral da União é uma peça de ficção e o governo, qualquer que seja o presidente, não tem recursos para investir.
Contagem regressiva
Faltam 9 dias para as eleições.
Efemérides I
Nesta sexta-feira, (16), na última semana de setembro, comemora-se o Dia do Soldador, o Dia dos Filhos, o Dia do Técnico Industrial, o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, o Dia do Técnico em Edificações, o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, o Dia de Combate ao Estresse, o Dia Internacional das Línguas de Sinais e o Dia do Sorvete. No sábado (17), a data homenageia o Dia do Mototaxista (SP).
Efemérides II
No domingo, 18 de setembro, é comemorado o Dia da Radiodifusão, o Dia Internacional do Farmacêutico, o Dia do Rádio e o Dia Nacional do Trânsito. Na segunda-feira (19), comemora-se o Dia Interamericano das Relações Públicas, o Dia Nacional dos Surdos, o Dia dos Primos e o Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares.
Efemérides III
Na terça-feira (20), é a data em que se o Dia do Encanador, o Dia Mundial do Turismo, o Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo, o Dia Nacional de Doação de Órgãos, o Dia Nacional dos Vicentinos e o Dia de São Cosme e Damião. Na quarta-feira (21), comemora-se o Dia do Hidrógrafo, o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, o Dia Mundial de Luta contra a Raiva e o Dia de São Venceslau.
Efemérides IV
E fechando o ciclo da semana, na quinta-feira (22), a data comemora o Dia Mundial do Petróleo, Dia Mundial do Coração, o Dia do Anunciante, o Dia Marítimo Mundial e o Dia de São Rafael Arcanjo. Esta data é uma celebração religiosa que homenageia um dos sete arcanjos mais próximos de Deus: São Rafael é considerado o “anjo da Providência”.
Etimologicamente, Rafael é formado pela junção do termo hebraico rafa, que significa “cura” e El, que quer dizer “Senhor” ou “Deus”, formando o significado de “Cura de Deus” ou “Curador divino”.
De volta na semana que vem
Estaremos de volta na próxima semana publicando direto de Brasília, as notícias que afetam a vida de todos os brasileiros, com as reportagens exclusivas aqui no Blog do Zé Dudu.
Val-André Mutran – É correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.
Contato: valandre@agenciacarajas.com.br
Esta Coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Blog do Zé Dudu e é responsabilidade de seu titular.