Coluna Direto de Brasília #Ed. 308 – Por Val-André Mutran

Uma coletânea do que os parlamentares paraenses produziram durante a semana em Brasília
Na foto, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), recebeu na sala da presidência da Casa, o amigo, ministro do Turismo, Celso Sabino, que foi à Comissão de Turismo, prestar contas dos avanços da pasta sob sua administração

Continua depois da publicidade

Bancada do Pará

Em alta
Ganho de gestão e competência. Essa vem sendo a avaliação ouvida por integrantes do Congresso Nacional, quando se fala da atuação do deputado federal licenciado Celso Sabino (União-PA) à frente do Ministério do Turismo.

No Planalto…
Sabino prestou contas do que já conseguiu nesse pouco mais de um ano e quatro meses de gestão, durante Audiência Pública na Comissão de Turismo (CTUR), da Câmara dos Deputados (confira como foi aqui). Após a reunião, ele foi recebido na sala da Presidência da Câmara, prelo presidente e amigo pessoal, Arthur Lira (PP-AL).

…e na Planície…
Sabino não está em alta apenas no Planalto, uma vez que, quando assumiu o cargo, havia desconfiança e narizes petistas torcendo para todos os lados, após o anúncio de sua indicação para a pasta do Turismo, sob acusação de ser um bolsonarista juramentado.

…emplacando a estratégia
Já na Planície, notícias de bastidores, dão conta de que a articulação do deputado/ministro e presidente do União Brasil no Pará, vai emplacar a indicação de vice-prefeito, na chapa do candidato apoiado pelo governador Helder Barbalho (MDB).

Bastidores
Segundo o que se comenta na Cidade das Mangueiras, a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, se desfiliou do MDB e entrou assinou ficha no União Brasil, sem dar um pio, orientada pelo governador Helder Barbalho. Ela será candidata a vice, na chapa do deputado estadual Igor Normando (MDB), já abençoada em reuniões de caciques emedebistas. Leia-se: os Barbalhos.

Corre e pega o remédio
A se confirmar o andar dos acontecimentos, Cássio Andrade, o cacique do PSB no Pará, ao saber do arranjo, teria ficado branco, da cor de velas que nunca se apagam em certas sepulturas no Cemitério de Santa Izabel.

Duplo revés?
Cássio Andrade, ex-deputado federal, e atual secretário de Esporte e Lazer do governo estadual, além de perder a vaga de vice à prefeitura de Belém, pode ficar nu, com a mão no bolso, uma vez que o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, novo cristão do PSB, e prefeito de Ananindeua, prepara o desembarque da esposa, Drª Alessandra Haber (MDB), para ingressar no PSB, feudo dos Andrade no Pará há décadas, não como um simples filiada, mas assumindo o comando da legenda, supostamente com as bênçãos de Brasília.
— A Coluna garante: “Onde há fumaça, há fogo amigo – ou não – por perto”.

Emparedado
Dois tratores D6 passaram por cima e aplainaram o terreno. Na quinta-feira (16), foram exonerados nada menos que 200 indicados de Cássio Andrade que ocupavam cargos DAS na Prefeitura de Belém. Os de Ananindeua já se foram há mais tempo.

Durma-se com um zoada dessas
As duas “saideiras em massa enfraquecem qualquer dirigente partidário. E, no caso do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), o recado para Cássio é mais claro que as águas dos igarapés do Pará: “Ou está comigo (Ed 50), ou está com o Helder [e seu candidato]”. E ponto final.

Sem data prevista
Com a previsão de alta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira (17), internado em São Paulo para tratar de problemas de saúde, o comando da pré-campanha do PL à prefeitura de Belém ainda não tem data para a ida do ex-presidente a Belém, para uma espécie de “badalação”, a fim de tentar quebrar o teto atingido pelo deputado federal Delegado Éder Mauro (PL-PA), que congelou em 19% das intenções de votos, segundo últimas pesquisas registradas no TER/PA. Bolsonaro tem programação prevista em Belém, Marabá e Parauapebas.

Deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA), prestigiou com a Delegação do Pará, em São Paulo, a abertura do maior evento de bebidas e alimentos das Américas e a maior feira supermercadista do mundo, a Apassivadores Show 2024

Na maior do mundo
Presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), o deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA), marcou presença na Apas Show 2024, maior evento de bebidas e alimentos das Américas e a maior feira supermercadista do mundo, que ocorreu no Expo Center Norte, São Paulo, de 13 a 16 deste mês.

Subcomissão
Foi aprovado nesta semana em sessão deliberativa da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, a instalação de subcomissão permanente de mineração. Será presidida pela deputada Greyce Elias; vice-presidente, deputado Domingos Neto (PSD-CE); e relator, o deputado Evair Vireira de Melo (PP-ES). Serão 12 membros titulares e suplentes. O deputado Keniston Braga (MDB-PA) será um dos seis titulares do subcolegiado.

Substitutivo
Deputada federal Andreia Siqueira (MDB-PA) apresentou substitutivo (SBT) ao Projeto de Lei n° 1.141/2021, que dispõe sobre a obrigação das instituições financeiras credenciadas para o pagamento dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) assegurarem aos beneficiários a facilitação do saque do benefício mediante o amplo acesso à utilização da rede nterbancária, mas isso não vem ocorrendo.

Facilitar o saque para os aposentados
A deputada paraense justifica: “Atualmente, apenas duas instituições oferecem a possibilidade de saques dos benefícios para não correntistas nos caixas 24 horas espalhados pelo país”. Acrescenta, ainda, que “a facilidade de saque não deve ser tratada como um favor concedido por algumas instituições bancárias, mas devem fazer parte das obrigações mínimas destas.”

Deputada federal Andreia Siqueira (MDB-PA), apresentada substitutivo que facilita o saque dos benefícios dos aposentados na rede bancária

Folgados
Na prática, alguns bancos agem como uns “folgados”, dificultando a vida dos aposentados. A deputada assinalada que: “Dadas as vantagens negociais que são oferecidas as instituições financeiras pagadoras dos benefícios, é inaceitável deixar de exigir delas a contrapartida da melhor prestação de serviço público possível ao segurado do INSS”.
A matéria está pronta para inclusão na pauta na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF).

Tramitação
Se aprovada na CPASF, a matéria ainda precisa ser examinada e votada nas Comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Senador Beto Faro e a deputada federal Dilvanda Faro, ambos do PT do Pará, fazem dobradinha na política para maximizar a atuação parlamentar

Dobradinha
Casados, o senador Beto Faro e a deputada federal Dilvanda Faro, ambos do PT, fazem dobradinha na política para maximizar atuação parlamentar, unindo e destinando verbas para as mesmas bases eleitorais, como na foto, em que os dois congressistas informam sobre a formalização de contratos e convênios, totalizando mais de R$ 7 milhões em emendas parlamentares destinados aos municípios de Acará, Concórdia do Pará e Santa Bárbara do Pará.

Congresso Nacional

Solidariedade
Congresso Nacional aprovou mais de dez medidas urgentes de ajuda ao Rio Grande do Sul, que passa pela maior catástrofe ambiental da história do Brasil. Toda a ajuda é bem-vinda e o estado pode demorar uma década para ficar como era antes do dilúvio de 29 de abril.

Audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, na quinta-feira (16)

Burla
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debateu, na quinta-feira (16), e principalmente ouviu várias denúncias de descumprimento da Lei do Piso Salarial pago aos professores em todo o Brasil, por várias prefeituras e governos estaduais. Foi revelado que a contratação de temporários é usada como estratégia para descumprir o piso salarial dessa categoria, essencial para a formação dos brasileiros. Vejas os detalhes aqui.

Poder & Governo

Ministro Paulo Pimenta (esq.) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (dir.)

Críticas
A oposição e também um número considerável de deputados que se apresentam como aliados do governo criticaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por novamente promover campanha antecipada com a nomeação do até então secretário de Comunicação, Paulo Pimenta (PT-RS) para o recém-criado Ministério Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.
Pimenta não esconde de ninguém que quer disputar o governo do RS em 2026 e Lula já começou a pedir voto para o aliado em 2024. E nada acontece.
“Se fosso o Bolsonaro o Céu desabava na Terra”, bradaram os opositores, em discursos inflamados na Câmara dos Deputados, nesta semana.

Espera sem fim
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu por mais 90 dias o processo que trata da legalidade da construção da Ferrogrão, uma ferrovia que ligará Sinop, no norte de Mato Grosso, a Itaituba, no Pará. A ferrovia é considerada uma importante via para escoar a produção agrícola do Centro-Oeste do país que precisa chegar até os portos do Norte.

De volta na semana que vem
Estaremos de volta na próxima semana publicando direto de Brasília, as notícias que afetam a vida de todos os brasileiros, com as reportagens exclusivas aqui no Blog do Zé Dudu.

* Val-André Mutran – É correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.
Contato: valandre@agenciacarajas.com.br
** Esta Coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Blog do Zé Dudu e é responsabilidade de seu titular.