Coluna do Chico Brito

Continua depois da publicidade

Chico Brito 2 DESCULPA ESFARRAPADA

Em entrevista radiofônica no dia 02 último o Secretário de Educação de Parauapebas voltou a insistir na desculpa esfarrapada de que a má qualidade na Educação, o turno intermediário, a falta de treinamento e de salas de aula no município se devem a um grande crescimento da cidade. Disse ele que leu em uma revista que “o município cresce duas vezes mais que a China”, e aí estaria a explicação para a má gestão.

O QUE CRESCE É A ARRECADAÇÃO

De duas uma: ou o secretário é mais um analfabeto funcional (aquele que sabe ler mas não entende nada do que leu), ou pensa que pode enganar o povo com informações falsas. Está bem claro na matéria citada (e nas estatísticas), que Parauapebas cresceu, nos últimos 5 anos mais de 300%. Mas esse crescimento de 300% foi em arrecadação. Em número de habitantes, nesse mesmo período, o município cresceu meros 18%.

E O PATRIMÔNIO DELES

A explicação para o caos em todos os setores da Administração está, realmente, no crescimento maior do que o da China, mas no crescimento do patrimônio de prefeito, diversos secretários, assessores e de vários vereadores. Recolha-se de volta aos cofres municipais essa montanha de dinheiro desviado, aplique-se-a em Educação, Saúde, Saneamento Básico, e teremos o município entre os dez maiores IDH´s do Brasil.

DESPACHO

Misifio, pra tu podê fazê tua construção no meio do passeio lá na Rua 8 e num sê imbargado, tu tem que fazê oferenda. Tu vai à meia noite nesse endereço aí, que é do secretário, faz o dispacho, assim: vela, galinha preta, cachaça. E dibaixo do frango tu deixa o envelope. Põe dentro a grana, dinheiro vivo. E liga pro celular do homi. Sua obra num vai sê imbargada de jeito ninhum. E deixa aqui o meu, o da consulta, que é só cem paus, misifio!”

IMPRENSA

Segundo a Imprensa Grevista o prefeito lhe deve uma soma vultosa, referente a “acordos verbais com o governo desde a época da campanha”. Nas Notas Fiscais apresentadas não consta qualquer medição de espaços utilizados nas páginas dos jornais, por que nada foi mesmo publicado. Essa “prestação de serviços” é um cala-a-boca. Mera distribuição de dinheiro público. De ambos os lados configura-se aí um rol de crimes.

SARTÔ DE BANDA

Dilma Rousseff treinava o discurso apresentado a ela pelos marqueteiros. “Gente, vocês podem votar em mim. Se eu me eleger quem vai governar é o Lula. Ele vai passar os quatro anos sentado na cadeira, no colo da Presidente”. Aí, Lula ouviu aquilo e perguntou: – E quando você viajar e o Temer assumir? E com um gesto de mão, como se espanasse alguma coisa de seu traseiro presidencial, foi dizendo: Sartei de banda!

PREDADORES

Essa história já é sobejamente conhecida no mundo político. A criatura sempre engole seu criador. Cria asas depois que alcança o poder. Degola o antecessor. E Dilma já trouxe com ela, meio escondida por baixo do tapete por enquanto, toda aquela corja que Lula, mais ou menos, escanteou: Zé Dirceu, Marcos Valério, Genoíno, e a tropa inteira dos mensaleiros. Eles estão só aguardando a eleição de Dilma, para dar o bote.

MAIS IMPOSTOS VIRÃO

Dia 02 p.p. Lula deixou claro que pretende aumentar os impostos. Dilma afirma que ela é a continuação de Lula. Como o melhor momento para implementar medidas impopulares é o momento logo após as eleições, quando tudo passa no Legislativo e o povo nada percebe, Dilma, se eleita, acionará, imediatamente, a bomba do aumento dos impostos. É o projeto de “criação de um Estado Forte”. No entender deles.

[ad code=3 align=center]

7 comentários em “Coluna do Chico Brito

  1. Izabel Marques Responder

    Essa administração a cada dia, quanto mais a gente se atenta as ações praticadas por seus membros, voltemos no tempo, escandalizo-me diante dos envolvidos. Muito feliz o Romero Felizardo quando cita o comandante e seus lacraios: Prefeito, professor e membro efetivo do SINTEPP; Secretário de Educação, membro efetivo do SINTEPP, inclusive foi presidente da entidade; Antonio Neto, Luiz das Telhas e muitos outros, sempre foram linha de frente quando estavam do lado de lá. Hoje eles nos faz lembrar daquela velha história: “Reuniram-se todos peões da fazenda e decidiram que precisavam de um líder para representá-los junto ao Patrão, assim procuram o patrão, achando a reivindicação justa, concordou, e elegeram então o um dos seus pares o seu capataz e como seus interlocutor. Muito bem, após receber essa incumbência, o capataz, que por sua vez já se tornara amigo do patrão, em toda as suas discussões, passou a entender que o patrão e que sempre tinha razão, desde então começou a chicotear os seus ex-amigos em defesa dos únicos e vis interesse”. Assim vejo a história do governo de Parauapebas, antes unidos pela educação hoje unidos pelo aprimoramento de seus reais interesses pessoais, buscar continuamente o aumento de seu patrimônio. Caros colegas do SINTEPP continuem lutando, acrescentem em suas reivindicações melhores condições nas salas de aulas, incluido, INSTALAÇÃO DE CENTRAIS DE AR em todas as escolas, ganha o professor e ganha o aluno, assim entendo, dinheiro tem a TIP – Taxa de Iluminação paga pela população só ela é o bastante para cobrir todas as despesas de consumo de energia elétrica de todos os equipamentos públicos do município. AVANTE.!!!!…

  2. Romero Felisardo Responder

    É imprecionante o que acontece nesse Municipio, Os gestores Municipais, secretários, vereadores, Prefeito, assessores e outros são todos professores da rede pulblica, será que esqueceram os colegas de trabalho ou estão preucupados em roubar o maximo que poderem antes que acabe essa mamata?
    Darcí-Prefeito
    Raimundo Neto- Sec. Educação
    Luiz vieira- Sec. das Telhas
    Só um exemplo dos nomes que temos nos representando.

  3. Helder Igor Responder

    É difícil ver nossa cidade nessa situação penosa, entregue a essa administração petista comunista/marxista que ludibriou muita gente.

    Como disse o ânonimo acima, as instituiçoes e órgãos competentes para a fiscalização da gestão pública mantêm-se inertes diante do caos que impera por aí. Parece que nao conhecem os intitutos constitucionais da ação popular, ação civil pública ou mesmo a própria lei de improbidade admistrativa.

    Que Deus livre parauapebas dessa atual gestão, pois os homens competentes daí nao sao tao competentes assim, aliás, são incompententes em todos os sentidos da palavra.

    Lamentável!

  4. SINTEPP - Paruapebas Responder

    MANIFESTO DO SINTEPP – SUBSEDE PARAUAPEBAS

    ATENÇÃO! ATENÇÃO! TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE PARAUAPEBAS.

    O descaso do governo municipal, e de seus Secretários, com a manutenção, valorização dos serviços públicos e à população pobre, demonstra que este governo que nasceu da luta dos trabalhadores, governa para os que lucram à custa da exploração e da miséria da população. Alguns direitos como insalubridade que anteriormente garantida, foi retirada, dos salários dos novos concursados. A PMP está demitindo as grávidas, desrespeitando o seu direito relacionado à licença maternidade. O serviço da saúde oferece um atendimento de péssima qualidade e a educação está deixando de ser alternativa para dezenas de educadores que estão “abandonando o barco” por falta de valorização salarial, profissional e melhores condições de trabalho.
    Trata-se de um governo que aposta no poder da propaganda e do assédio moral para continuar iludindo o povo de Parauapebas. Mas na verdade, não fez mais nada desde a sua reeleição… Os poucos benefícios que têm chegado até a população são decorrentes de programas sociais do governo federal ou da companhia mineradora VALE que também não faz sua parte, como por exemplo: o Brasil Alfabetizado, o Vale Alfabetizar, o PROJOVEM, o Bolsa Trabalho, dentre outros que estão servindo de escudo para o GOVERNO, e para VALE, esconder a sua inoperância administrativa social e falta de investimento nas melhores condições propicias a este município.
    A cidade vive em estado de completo abandono. Falta água, limpeza urbana, asfalto, rede de esgoto, segurança, energia nas residências e iluminação nas vias públicas. Até remédio para hipertenso já faltou no Hospital Municipal de Parauapebas!
    Na educação o problema é mais grave! O Estado está em greve e o município de Parauapebas está em estado de alerta porque o governo municipal até o momento tem ignorado e brincado com as reivindicações históricas dos trabalhadores da educação pública que são:
    1. Aprovação do PLANO DE CARGOS, CARREIRA E REMUNERAÇÃO (PCCR) construído pela categoria, garantindo que as escolas municipais tenham o direito de vivenciar a gestão democrática: eleição direta para diretores e vices-diretores, concurso público para coordenadores pedagógicos, para pôr fim às nomeações político-partidárias e que todos os trabalhadores da educação tenham direito à formação continuada, com remuneração e com recurso do fundo municipal de educação destronado a formação continuada e não recursos destinados para pagamento dos professores da rede municipal que vêm do Fundo Nacional de Educação Básica – FUNDEB, pois o mesmo não é destinado para esse fim. Sendo assim, eles desrespeitam tudo isso! Utilizando esse recurso para tampar buracos de acordões políticos partidários e buracos da má administração pública.
    2. REAJUSTE SALARIAL compatível com a arrecadação do município que é a terceira maior do Estado, pois não podemos concordar com um reajuste de 5.3% e 6,49% (uma proposta indecorosa), visto que a reivindicação da categoria é de 15% + 5% de ganho real que é = 20% de valorização, com base no custo de vida de Parauapebas.

    3. COBERTURA DAS QUADRAS DAS ESCOLAS, pois a forma como estão acontecendo às aulas de Educação Física, em 97% das escolas, coloca em risco a saúde dos alunos e professores, visto que podem adquirir um câncer de pele provocado pela exposição ao sol.

    4. MANUTENÇÃO PERMANENTE DAS ESCOLAS E CONSTRUÇÃO de pelo menos mais uma em cada distrito para acabar com os anexos que não tem as mínimas condições de funcionamento.

    5. REVISÃO DO REGIMENTO JURÍDICO ÚNICO (RJU) para retornar com a licença prêmio/especial para todos os servidores municipais, a qual foi retirada de maneira arbitrária pelo governo passado, bem como, a regulamentação da licença maternidade de seis meses, que já vigora no serviço público federal e estadual.

    6. Garantir a regulamentação e a punição dos responsáveis pelas práticas de ASSÉDIO MORAL nas escolas, bem como, em outros setores públicos. Este sindicato vem recebendo várias denúncias de assédio nas escolas, as quais vêm sendo apuradas junto à assessoria jurídica do SINTEPP. Destacamos ainda que, o Secretário Municipal de Educação, se dá ao luxo de realizar reunião fechada com todos os diretores de escolas, no City Park, para denegrir a imagem do SINTEPP e tentar dividir a nossa categoria.

    7. Reavaliar a implantação imatura do 3º ciclo nas séries finais do ensino fundamental, pois a pressão, a falta de autonomia, o desrespeito, a desvalorização profissional e o número excessivo de pareceres de 5ª a 8ª, levaram alguns profissionais, compromissados com a educação, a pedirem exoneração de seus cargos.

    8. GARANTIA DOS LOTES PARA OS SERVIDORES.
    Diante do exposto, ressaltamos que cabe a nós, Educadores comprometidos com a educação de Parauapebas, lutar pela melhoria do nosso espaço de trabalho e por um salário compatível com o custo de vida da cidade.
    Nesse sentido, CONVOCAMOS TODOS OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE PARAUPEBAS, para um GRANDE ATO PÚBLICO. Esteja lá!

    DIA: 08/06/2010 (Terça – feira)
    HORÁRIO: 15h 30m
    LOCAL: Enfrente a Câmara Municipal de Parauapebas – CMP;
    Na praça de eventos;

    O SINTEPP SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!

    SINTEPP – “Feita a revolução nas escolas, o povo a fará nas ruas”. (Florestan Fernandes)

  5. anonimo Responder

    A mera aplicação da LEI, senhor IGOR. Que o MP saia de sua suspeita letargia, que o TCM cumpra seu papel constitucional,que a PF descubra que Parauapebas existe e que , desde sua criação,o município é vítima de quadrilhas institucionalmente organizadas, cuja especialidade é desviar recursos públicos.
    É desolador o clima de saque generalizado levado a cabo pelo governo que está aí.
    Mais desolador ainda é o silêncio cúmplice daqueles que, eventualmente, sào aquinhoados por migalhas desse saque e fingem que nada veem.
    Companheiros de velhas lutas,aboletados em pequenos privilégios, deslumbrados com caminhonetes, com viagens,com o sonho de ser fazendeiros.
    Todos nós acabamos, de alguma forma, sendo cúmplices dessa enorme sujeira, nem que seja por omissão.
    A comunidade está anestesiada, achando que não tem jeito, pois a quem deveríamos pedir socorro, as instituições de controle, fiscalização e punição, simplesmente não existem por aqui.
    Pobre parauapebas!

  6. Pura verdade>> Responder

    Muito bem chico, as conta nao sao paga por q. nao tem verba… E fica so falando a prefeitura nao tem dinheiro.. q pouca vergonha, obra todas parada.

  7. Helder Igor Responder

    Caro Chico e leitores do blog,

    quais medidas deveriam ser tomadas para acabar ou minimizar esse desvio notório de dinheiro público em Parauapebas? Há solução nessa atual gestão?

    Abraços

Deixe seu comentário

Posts relacionados