Coluna do Chico Brito

Continua depois da publicidade

Chico Brito 2Por Chico Brito

“Sete anos de pastor, Jacó servia a Labão, pai de Raquel, morena bela; mas não servia ao pai, servia a ela, que a ela, só, por premio, pretendia.” (Camões)

REALMENTE PODEROSO

Para o bem ou para o mal, João Fontana é hoje o homem mais poderoso do município mais rico do Pará – Parauapebas. Quando Darci Lermen quis aplainar o caminho para financiar as campanhas dos candidatos do PT de Parauapebas, Marabá, e Belém, com os recursos de nosso povo, entendeu que tinha que substituir João Fontana na SEMOB. Aí, Fontana rebelou-se, e disse: daqui não saio, daqui ninguém me tira. E não saiu.

A REAÇÃO

O ameaçado Fontana, então, convocou sete dos dez vereadores e fechou com eles um pacto, um bloco consolidado em torno de compromissos mútuos: eles, de não permitir seu remanejamento daquela secretaria, e ele de dar apoio irrestrito à reeleição dos sete legisladores. Até aí, tudo normal. Resta ver se Fontana e os seus, que agora têm o prefeito refém, vão perceber que eles têm nas mãos uma oportunidade grandiosa e única.

O VELHO ESQUEMA

Para ser mais claro, repasso o que já disse antes: para um prefeito fabricar dinheiro (para caixa 2, por exemplo, ou para qualquer finalidade que seja) ele tem que estar no controle absoluto de duas secretarias: a de Obras que faz as licitações fajutas e endossa as notas frias, e a de finanças, que, em sintonia com a de Obras, “faz o pagamento”. O cheque é endossado pelo sacado (a firma que deu a NF), e o dinheiro está nas mãos. Ou nas cuecas e meias.

MELOU

Foi preparando isso que Ana Júlia determinou a Darci Lermen a relocação dos titulares dessas secretarias, e ele nomeou o estrangeiro Hernandes Margalho (aquele que afirmou que “corrupção é a cultura de Parauapebas) para a SEFIN e colocaria José do Couto (que de obra só entende a que ele deve fazer no banheiro), para a SEMOB. Assim nossa prefeitura estaria pronta para, mais uma vez, ser sangrada, e pagar as campanhas do PT em todo o estado.

SEGUUURA, PEÃO

Mas em política sempre se está sujeito ao imponderável, e após tentativas do prefeito de desqualificar Fontana, de desacreditá-lo através de boatos, para substituí-lo, ele reagiu, e, muito além do que ele mesmo vislumbrava, acabou assumindo o controle total da Câmara. Botou a sela em Darci. Agora, é ter pulso firme. É só segurar a rédea e esporear.

A PREFEITOSA

Com isso, em um primeiro momento, a cidade, hipoteticamente, só ganha por que escapa à sina de continuar sendo o grande cofre de onde forasteiros (e autóctones também), só vêm retirar dinheiro. Basta lembrar que até as últimas eleições de prefeitos de Redenção, Jacundá e Banachi, com quem nada temos a ver, foram financiadas com nosso dinheiro.

EMPAREDADO

Darci, agora, está sem pai nem mãe. Xeque-mate. Curé: ou faz o que os sete vereadores (inclusive a Presidência da Câmara) comandados por João Fontana exigirem, ou vai para o paredão para ter sua carreira política fuzilada e depois, enterrada. Como já ocorreu antes, no mandato de Chico das Cortinas, quando os vereadores extorquiram dele quanto dinheiro quiseram, sob ameaças constantes de cassação.

RESPONSABILIDADE QUE PESA

Com o prefeito refém, cabe a esse grupo fazer uma escolha: conferir à atividade política em Parauapebas o caráter de seriedade e nobreza que até agora não teve ou transformar-se em mais uma gang para continuar a assaltar os cofres públicos espoliando o povo, no estilo de Arruda e Zésarney. João Fontana é hoje o homem mais poderoso do município de Parauapebas. Para o mal ou para o bem. Nós cobraremos. E que nenhuma emenda venha aleijar o soneto.

[ad code=1 align=center]

5 comentários em “Coluna do Chico Brito

  1. Paulo Sérgio da Cunha (Paulão Paulada) Responder

    Caro amigo Chico eu sempre fui contra esse PT de Darci, demorou pouco para ele botar as manguinhas de fora eu que, sou um dos pioneiros de Parauapebas fico triste de ver o povo reclamando do Prefeito, eu pergunto, porque não votaram na “BELL” novamente? faltou o que? deixo meu abraço a todos da cidade que amo.Paulão Paulada.

  2. Eldan Nato Responder

    Caro amigo que se nomeia “solução”. De onde é que você tirou a idéia de que o executivo é um “poder maior”?

    Outra coisa: a questão não é o “como fazer” porque o prefeito sabe o que precisa fazer e o método ele também sabe. Agora, se não o faz, isso é problema… nosso. Isso mesmo, o problema é do povo! Se ele jogar a gasolina no fogo, aí eu acredito que vai ser um problema dele… mas isso é tão provável de acontecer quanto o legislativo e o executivo deixarem de ser uma panela só. O prefeito Darci não enfrentaria um desgaste com a Câmara só pra mostrar para o JF que quem manda é o prefeito e não o secretário. Afinal, pelo visto, ele não manda mesmo…
    E ninguém acha estranho sete vereadores interferirem dessa maneira no executivo? Parauapebas precisa urgentemente de um banho de ombridade, começando pelos poderes constituídos.

    Será que alguém ainda aposta que esse governo do Darci tem jeito? Parece que o fermento levedou a massa completa e agora é aguentar firme e esperar o fim… aquela esperança “É DARCI E PRONTO” se transformou na maior decepção política da região”.

  3. Ras Lidio Responder

    Quero parabenizar em primeiro lugar Zé Dudu pelo blog
    e tambem o chico brito pela coluna e pela coragem de escrever aquilo que nós simples mortais nunca iriamos entender sem sua fundamental coluna.

  4. JA Responder

    Já ví esse filme, em Parauapebas (Faisal, Chico das Cortinas, Bel) o Prefeito sempre se dar mal no final.

  5. solução Responder

    EM VIRTUDE DO IMPASSE, CABE AO EXECUTIVO COMO PODER MAIOR, FAZER CUMPRIR O SEU PODER.
    BAIXAR UMA PORTARIA REVOGANDO A QUE NOMEOU O DITO JOÃO.
    SER PREFEITO SÓ DE TÍTULO, NÃO ADIANTA, EU PREFERIA JOGAR GASOLINA NO FOGO PARA TENTAR APAGA-LO, QUE FICAR REFÉM DE VEREADOR E SECRETÁRIOS

Deixe seu comentário

Posts relacionados