“Nós temos que construir o homem novo…” (Rafael Alberti)
EDUCAÇÃO
O secretário de Educação Raimundo Neto respirou aliviado com o resultado do IDEB publicado no mês passado, onde Parauapebas alcança 4,7 em uma escala de 10, quando a meta para o Brasil era de 4,4 pontos. E, esperto, correu para a TV para falar de uma honraria fajuta, uma Palma de Ouro, comprada junto a uma agência de Eventos (até de casamentos), em Camboriú-SC, que nada tem a ver com Educação ou com o MEC. É coisa para arrancar dinheiro de prefeituras onde essa agência fareja recursos e dubiedade sobrando, como a de Parauapebas.
FALÁCIA
A nota IDEB, foi citada pelo secretário como se ela se referisse à educação pública apenas, e não é. O índice inclui todas as escolas, inclusive as particulares como a de Carajás, e é isso que elevou sensivelmente nossa média. Muito embora as escolas públicas mais antigas também tenham alcançado boa pontuação, a lição a tirar é essa: temos ainda é muito a trabalhar. Pois há aqui escolas em que a aferição mal chega aos 2 pontos.
UFANISMO CAIPIRA
O cidadão responsável vê no índice IDEB motivo não para alardear uma conquista que nem do secretário é, como vimos que ele quer que seja, mas para avaliar onde estamos falhando, o que temos que corrigir e como corrigir, e referência para instrumentalizar professores e diretores para que eles realizem bem sua tarefa. O ufanismo é um mal caipira do brasileiro, como do presidente Lula, que só nos expõe ao ridículo e só traz prejuízos.
MAIS GRAVE
Educação não pode ser construída sobre mentiras. E o secretário mentiu. Em qualquer lugar sério se um secretário de Educação mentisse – e ainda mais, sistematicamente, como faz o Neto -, ele seria convidado a se retratar de público e apresentaria sua demissão. Como o IDEB não faz avaliação ética nem avalia secretários, isto cabe a nós, cidadãos, que queremos nossos jovens educados não para a esperteza, mas para o conhecimento. E este não está sendo o foco da Educação em nosso município.
PRONUNCIAMENTO
O índice IDEB é de tamanha importância que merecia um pronunciamento do prefeito em cadeia de TV’s e rádio, explicando para a população as dificuldades e os esforços envidados para corrigir o que precisa ser corrigido, e envolvendo a comunidade na melhoria necessária. Ou que, pelo menos, mandasse o secretário fazê-lo. Não esquecendo de agradecer às escolas particulares pela sua contribuição na elevação do nosso IDEB.
PODEMOS MUITO MAIS
Para o município de maior arrecadação no Pará, com a renda per capita igual à do Rio de Janeiro, 4,7 é muito pouco. As escolas estão mal cuidadas, os salários não fazem jus à arrecadação, e poderíamos contratar as melhores consultorias em Educação do país para aprimorar a mão de obra e o sistema. Temos um absurdo turno intermediário, e o aluno permanece meras 4 horas por dia na escola. E sustentamos contratos de merenda viciados e fraudulentos. A escola pública no município é uma calamidade.
DARCI: CERCADO POR JUDAS
A turma que se intitula Oposição Metabase classificou como infâmia de minha parte ter divulgado suas ligações íntimas com o prefeito Darci, ligações que eles querem esconder dos trabalhadores e do povo. Mas se Darci lhes patrocina impressos, advogados, empregos fantasmas, apoio financeiro em eleições, por que não querem que o povo saiba disso? Por que Darci está mal na foto. Então, como um bando de Judas, eles negam que Darci seja seu chefe. Darci está cercado de “traíras”.
[ad code=2 align=center]
6 comentários em “Coluna do Chico Brito”
Nem bem, nem mal… Tudo bem que o Sr. Chico nunca mudou o discurso e por isso está perdendo o tato com as novas de inteligências em favor das políticas do mau. Pelo menos não devemos tripudiar e perder o respeito com este senhor que outrora lutou pela emancipação do município e nem tão pouco deixar de nos indignar com o senhor Darci “Chefe de Quadrilha” Lermen e seu bando, que hora nos empurra de goela abaixo um governo regressista, de uma estirpe ruim, realmente do mau, sem créditos, desabonados de amor pelas pessoas do município, assim como fez Bel em seu governo asqueroso que faz face a este e que ainda pretende retornar, sob a batuta de Welner, da imensidão deste mar de lama, ora estão ambos cingidos pelo motivo maior. Depois que, espertamente, entenderam que o povo, eu e vocês, não temos a coragem de criar novas opções políticas para ver o que alvitres podemos colher. Realmente somos fracos, sem visão, ficamos brigando por causas de corruptos em que suas causas são suas próprias causas e não as da comunidade. É como se estivéssemos todos mergulhados em fezes e ficássemos rindo uns dos outros por isso. Entendo que criticar fatos é a maior pobreza de espírito, cego é o que não quer ver, e por isso devemos mudar os discursos pessoais e elegermos uma nova forma de política baseada na luta pela Lei e a Ordem social e enriquecermos o diálogo em prol da verdade, lealdade e a advocacia de nossos direitos intrínsecos ao nosso ambiente. Sejamos francos, se não renunciarmos este repugnante fétido bloco do mau de nossa cidade estaremos todos colocando mais lenha nesta fogueira que está queimando esta e as próximas gerações.
Deve ser muito triste quando a pessoa acha que é o melhor mais inteligente o mais preparado e mesmo assim continua sendo um processo do fracasso mal amado e repgnante sua unica esperança é que consiga que algem acredite nas suas asneiras para ter com quem dialogar.
esse povo do pt ja viu
A inveja mata…
Chico toma vergonha
Acho certo ter uma pessoa q fale a verdade, não conferi sobre esse assunto q o Chico Brito ta falando ainda, mas tenho q falar uma coisa q acho correto. Acho correto qndo uma pessoa cobra justiça e verdade, só que no mínimo, essa pessoa não pode ser corrompida! E o Chico Brito fala, fala, fala, mas qndo uma vereadora deu um emprego fajuto pra filha dele e arrumou algumas regalias pra eles, ele vendeu o voto dele. Portanto, Chico Brito, pq vc não fala desses vereadores, inclusive a q vc apoiou (q é uma puxa saco da Bel) e toma vergonha na sua cara? ACHO ERRADÍSSIMO E UM DESPERDÍCIO PRO SEU SITE UM CARA COMO ESSE, ZÉ!
Pô, “fuchico” Brito, ter espelha nessa tua frase que colocastes na tua “coluna” (nós temos que construir o homem novo). Para com esses comentarios “sem futuro” que só almejam derrubar os outros ou queimá-los. Faz alguma coisa construtiva. A tua vida deve ser muito chata pois tu só fica nessa amargura…. credo, sai pra lá, coisa ruim……… rs.rs.rs.rs