O grupo da candidata Dilma Rousseff e Zé Dirceu já está maquinando para tomar a presidência da Vale. Se no comando da Petrobrás eles, do PT, conseguiram fabricar um prejuízo de R$84 bilhões só nestes últimos doze meses, quebrar a Vale, também, não será muito difícil. E as ações da mineradora vão se desvalorizar, como as da empresa petroleira, que estão só caindo de valor. É prejuízo certo também para o trabalhador aqui em Parauapebas, que adquiriu ações com desconto na época da privatização.
FESTA DOS HACKERS
As tripas estão expostas. As nossas. Depois que o governo Lula transformou a Receita Federal em botequim, ninguém mais está seguro. E não pensem que isso nada tem a ver com o cidadão aqui em nossa região. Nas esquinas de S. Paulo, qualquer um pode comprar, nas mãos de camelôs, cd´s com os dados de milhares de cidadãos no país. Aí, é a festa dos hackers. Qualquer um tem acesso aos seus dados, seu CPF, Identidade, datas de nascimento, as agências bancárias onde você movimenta.
O PAÍS DE DILMA
Os hackers não precisam mais enviar spams para entrar em suas contas bancárias. Funcionários da Receita os copiam e vendem para um, que os vai revendendo em cascata. A partir do momento que o PT passou a violar os sigilos para usar com fins políticos, os funcionários concluíram: se com políticos poderosos eles mandam fazer isso, e não acontece nada, qual é o problema? “Por que eu também não vou faturar, se tudo é permitido, e meus chefes estão com o rabo preso?”
POR QUE NÃO?
E o Presidente Lula e sua candidata defendem este procedimento. Como defendem que zesarney não pode ser julgado como um cidadão comum, como defendem que trabalhador negro que faz greve de fome pela liberdade, contra a prisão injusta em Cuba, é igual a assassino do PCC. E passam as mãos nas cabeças dos que arrombam nossos sigilos, por que são de seu partido. E justificam: por que reprimir o pobre do funcionário quando ele acha um meio de tirar do rico e ganhar seu dinheirinho?
FERROU
A governadora Ana Júlia, não satisfeita com os passeios em jatos pagos pelo governo, com a contratação de uma mulher que vive de dançar pelada nas boites em Belém como assessora de seu gabinete, entendeu de também ferrar com os comerciantes, cobrando impostos antecipadamente. Nisto ela não destoa de Lula e Dilma. Lula defende que os impostos que pagamos são muito baixos, e que, em um próximo mandato o governo o PT deverá aumentá-los, apertar mais o garrote. Cobrar mais.
MEIO AMBIENTE
Montanhas de entulho estão acumuladas às margens do canal da Rua Belém. As chuvas irão carrear tudo para dentro do curso d’água. Alguém precisa tomar alguma providência. É simples: um caminhão e uma carregadeira. E será suficiente. Ah, se a cidade tivesse um prefeito!
HORA DO RECREIO
Um candidato ao governo do estado discursava em comício pedindo o voto para sair do terceiro lugar nas pesquisas. E dizia: gente, pode votar em mim por que eu nasci no mato, cresci no mato, me criei no mato! Aí foi que um elemento gritou – Pode matar que é bicho! O IBAMA multou o cidadão em R$500 mil por incitação a crime ecológico.
HORA DO RECREIO II
O cego estava na sala quando entrou a propaganda política dizendo: Lula ia pro comício e Paulo Rocha ia atrás, quando Lula tomou posse, Paulo Rocha estava junto, Lula ia ao banheiro e Paulo Rocha ia atrás”. Aí o ceguinho falou: – alguém aí, muda de canal pra mim. Por que já começou esse programa de casamento gay, que eu acho uma p*** sacanagem
[ad code=3 align=center]
11 comentários em “Coluna do Chico Brito”
I wonder just what Colin can do about this!!
I am curious what Rory can do about that!?!
Adir, meu caro,
percebo que você tem opiniões convictas sobre o que fala. Isso é fundamental sobre qualquer debate. Contudo, tais opiniões sao distintas das minhas, o que é natural.
Não posso creditar benefícios e melhorias um mínimo que seja ao governo de Lula. Da mesma forma que você tem motivos para elogiá-lo mesmo que vagamente eu tenho motivos para considerá-lo ruim e criticá-lo abertamente.
Já votei em Lula e em Darci, mas hoje tenho outra cosmovisão. Percebi o erro em que jazia.
Bom saber que você é um cristão protestante. Somos irmãos em Cristo, então.
Sugiro a você estes sites, quem sabe você goste e passe a acompanhá-los, assim como acompanha o blog do zé dudu.
http://www.midiasemmascara.com.br
http://www.blogtalkradio.com/olavo
Que Deus o abençoe.
De alguma maneira nesse país estamos nos politizando. Isso não acontece nas escolas e nem através dos ditos formadores de opinião. A meu ver isso acontece por causa das várias experiências políticas a que fomos submetidos.
Não sou analista nem especialista no assunto, mas posso dizer que as pessoas estarão votando em Dilma não exatamente pelo Lula ou pelo PT, mas pela continuidade do que nós, pessoas de baixa renda, consideramos bom e principalmente pela desconfiança em relação a quem quer voltar ao poder. Ainda mais que atualmente o PSDB não apresentou nada de proposta. Somente exploram o caso da violação do sigilo querendo dar a esse epsódio algo como que inédito na vida das pessoas desse país.
Diante disso o eleitor, mesmo simpatizante do PSDB, vota em Dilma, pela manutenção do que aí está. Não me refiro ao militante. A grande maioria do eleitorado não vive de especulação e a eles não interessa o dólar lá nas alturas.
A maioria das pessoas lembram do período em que o PSDB governou esse país e Estado. Votei em Almir Gabriel, que nos deixou Jatene de herança. Não votei em Ana Júlia e nem votarei. Como também não votarei no PSDB.
E essa coisa de chamar de burro e idiota ou pedinte a quem vota em Dilma, não funciona. É semelhante no passado, quando inculcavam na cabeça do eleitor que ele não poderia perder o voto, votando em quem não iria ser eleito. Ainda hoje isso surte algum resultado, mas as coisas estão mudando.
Acho que essa é a tendência do voto. O PSDB torce e procura mudar a isso. Só que sem proposta e demonstração de confiança, fica difícil mudar.
Embora as pesquisas, as mesmas que o PSDB já acreditaram e hoje as desacreditam, aponte Dilma eleita no primeiro turno, ainda assim o dia 3 de outubro pertence ao futuro.
Helder Igor.
Obrigado pela credibilidade que você a mim imputa. Faço das suas as minhas palavras, em relação a você.
Sou cristão protestante, embora não praticante ainda. Essa questão de ideologia não existe. Sabemos disso. Isso foi usado para alienar aos demais. Nem mesmo os fundadores dessas diversas siglas partidárias acreditam em ideologia e fidelidade. Por isso sou apartidário, no sentido de votar no candidato e não no partido. Para mim todos os partidos são iguais: balcão de negócios. Mas votamos. Alguns votam porque gostam de exercício democrático, embora votar seja obrigatório e isso tira a essência da democracia. Outros votam porque precisam buscar uma vaga no serviço público ou já é um servidor público que precisa estar em dia para adentrar ao serviço público ou receber seu pagamento. Outros votam com medo das retaliações que ouvimos, geralmente, no período eleitoral: não matricular o filho na escola pública: direito constitucional mas que é usado para a chantagem; não conseguirá empréstimo em bancos públilcos, como se isso fosse muito fácil conseguir sem um padrinho e a tal da comissão (%); não terá direito a passsaporte, como se as pessoas tivessem condições de ir ao exterior. Querem passar a ideia de que o exterior é dobrando a esquina.
Nunca votei no PT. Aliás, em 1989 ia votar em Lula, quando fui levado pela denúncia de que ele tinha uma filha de uma relação fora do casamento. Grande coisa um homem brasileiro ser pai fora do casamento. Mas me deixei levar pela mídia. Votei em Collor. Depois dessa experiência alienente resolvi ser mais criterioso quanto ao que ouço, vejo e leio. Não levo muito a sério o que os formadores de opinião pensam.
O Chico pra mim é um formador de opinião, que tem virtudes e defeitos. E entre esses dois aspectos, procuro sempre vê os defeitos.
O que não concordo é alguém dizer que o país está pior. Não vejo assim. Não presto serviço a nenhuma entidade ou instituição pública. Sou um pequeno comerciante do ramo de prestação de serviços. E vejo que houve sim melhoras na vida econômica das pessoas. Eu vendo um serviço que as pessoas só compram porque estão melhor economicamente que antes.
Já morei em Parauapebas. Saimos daí porque a época não foi possível continuar no nosso negócio. Juros altos, dólar lá em cima, equipamentos de informática custavam os olhos da cara. Diante disso falimos. Não havia também linhas de crédito para os pequenos. E quando surgiam era para tornar o pequeno escravo e o rico mais rico.
Não vou dizer nem defender que o governo Lula seja o mais honesto. Não é e nunca teremos governos honestos. Vejamos o caso de Parauapebas. Muda-se governos por causa de suas ingerências e corrupções. Depois de mudarem querem de volta aos antecessores por acharem que eles roubavam menos. Então não deposito minhas esperanças em governos 100% honestos. Não comungo da corrupção, mas é um mal que não tem como ser banido de nosso meio. Pode-se até diminuir.
Em relação PT e PSDB, falando especificamente de corrupção, não vejo diferença entre eles. Em relação a melhorias na vida da população eu vejo sim, vejo que o PT foi mais popular que o PSDB, que olhava mais a elite.
Vou parar por aqui, pois o assunto é extenso. Quem sabe noutro momento e noutro espaço a gente possa discutir isso melhor.
Uma última coisa: O Chico enalteceu a OAB. Quem é a OAB? Qual a credibilidade dela? Se formos colocar somente a sigla OAB, tudo bem. Mas se pegarmos seu corpo, veremos que ele tem algumas deformidades. E então, a OAB é dona da moralidade?
Abraços.
Meu caro Adir Castro, ao contrário de você eu concordo com as opiniões de Chico.
Acompanho o blog daqui de São Luis e percebo que este senhor, por meio de sua coluna, analisa os fatos de nossa cidade de maneira bem inteligente e por vezes até humorada. É um dos poucos intelectuais de Parauapebas e sei que suas fundamentações/opiniões são confiáveis.
Discordo de você quanto ao partidarismo. Você de diz apartidário. Como cristão jamais votaria em um candidato declaradamente de esquerda (PT, PSOL, PSTU, PC do B etc – embora não mais exista direita no Brasil), pois penso que devemos analisar os ideais, princípios, objetivos de um partido, e todos sabem quais sao as raízes dos partidos dito revolucionários – ou pelo menos deveriam saber.
Agora, sinceramente ,você me parece um sujeito inteligente. Não posso aferir absolutamente sua inteligência com base em três ou quatro comentários.
É um dos poucos comentaristas que se identificam por aqui e isto por si só já lhe traz algum crédito.
Abraço
Helder Igor, você errou feio a meu respeito. Não sou e nunca fui filiado a nenhum partido. Bem como já votei em PMDB, PSB e PSDB. Sou apartidário na hora de vota. Por exemplo, tenho candidato a presidente, mas para os demais cargos não tenho. E se chegar a conclusão de alguns merecem meu voto, creio que serão votos em candidatos de partidos diferentes, não verticalizarei.
E entaõ?
Agora não dá é pra concordar com o que o Chico fala. Por acaso tenho que concordar com ele e com você? Só sou inteligente se comungar da mesma ideia de vocês? É assim que vocês pensam?
De fato, Chico, a petrobras está falida e infelizmente será este o rumo da Vale se o PT permanecer – e vai – no poder.
O povão nao vê isso, não sabe articular os fatos.
Obs. Esse Adir só pode ser petista.
Chico, vou colaborar com você. Copia esse link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Decidir.com,_Inc
“Vazamento de dados de crédito de correntistas brasileiros
Em janeiro de 2001, o jornal Folha de São Paulo publicou matéria em que divulgou uma relação de 18 deputados do baixo clero que haviam emitido cheques sem fundos no Brasil. Os dados foram conseguidos, sem maiores dificuldades, através da consulta ao sistema da Decidir.com. Segundo o jornal, o banco de dados da empresa esteve aberto a qualquer pessoa que se cadastrasse, o que seria ilegal perante normas do Banco Central na época. Os dados de outras 692 autoridades brasilienses também foram vasculhados pelo jornal, entre eles o do então presidente Fernando Henrique Cardoso[6]. Segundo entrevista com o presidente do Serasa – outra empresa de consulta de dados de crédito – Líbio Seixas, “Os dados só podem ser usados para a concessão de crédito. Há um código de ética disciplinando o uso das informações e a quebra dessa regra pode resultar em processo por danos morais”. A representante da Decidir.com ouvida pelo jornal, Cíntia Yamamoto, afirmou que “as pessoas estavam conseguindo se cadastrar, nos últimos 10 ou 12 dias, sem comprovar relação com o comércio. Agora reformulamos as regras de acesso à base de dados e isso não é mais possível”. O jornal confirmou que a senha obtida pela reportagem para ter acesso aos dados foi bloqueada pelos administradores do site após serem procurados.”
Chico, não concordo com o o ilícito. Só que invasão de privacidade existe no mundo desde que ele é mundo.
O problema não as falhas do sistema, mas sim a falha de caráter dos humanos que controlam o sistema. Bota isso na cabeça: não há sistema infalível.
Chico, quando for comentar sobre hacker, dá uma lida antes sobre redes.
Chico, ou você é mal informado ou é mal intencionado.
Esse negócio de hacker não tem nada a ver com o governo de Lula, como também a invasão de dados não é de hoje.
Rapaz, leia um pouco, pesquise antes, talvez você não tenha que ficar recebendo comentários iguais ao meu.
Vamos falar sério de política, né Chico.