CARTA DE UM CIDADÃOPARA A TV LIBERAL CUJA CÓPIA CHEGOU ÀS MINHAS MÃOS
Por Chico Brito
“D. Laise,
Na TV Liberal, naquele quadro “Profissões e Carreiras”, queria qui tu falasse é da minha profissão, que é a de vendedor. Eu exprico: a gente vende na rua cds e dvds. A gente é que faz a diversão do povo, vende diversão boa e barata, qui sem ser isso a única diversão que o pobre tem aqui é fazer neném, coisa que pode dar muita dor de cabeça se o cabra sair fazendo muitos por aí, e ver filme, além de não dar pobrema, nem que fazer força o caboco tem.
E nossa profissão tem futuro por que, saiba a senhora qui só de imposto nós paga, cada um, cem reais por dia. Por dia não, quero dizer, por noite, por que é de noite que os zomi chega cobrando da gente. E ai de nós se não tiver a grana: aí eles prendem a gente lá na fedorenta, lá naquela cadeia que tá pra disabar no lombo dos engaiolados, coitados! E a cobrança é assim: primeiro vem uma turma, no carro oficial, e a gente tem que pagar cinqüenta pratas. E tem vez que nem bem esses viraram a esquina já chega os outros, e aí é outra facada. Outros cinqüenta. E se a gente não tem a grana, além de prender eles tomam nossa mercadoria, e mandam ligar para algum companheiro, pra ele ir lá pra soltar. É, soltar a grana.
E como nós já somos mais de trinta, a turma até já criou uma associação. É a Associação dos Amigos do Peba – AMEBA, que é pra defender o cidadão contra os imposto pirata e a corupeção. E já foi até registrada. Porque a gente ficamos sabendo que o prefeito daqui, um tal Darci Professor Aloprado, já falou que vai tirar nós da rua e acabar com nosso ganha-pão. E aí, vai ser carreira de noite e carreira de dia por que de dia vai ser os fiscal atrás e nós na frente, e de noite vai ser nós na frente e os fariseu atras da gente. Vai ser preciso muito sebo nas canelas.
Mais mesmo com tudo isso a senhora vai concordar que a profissão nossa é boa por que só desse imposto fajuto nós desembolsa treis mil reais ou mais por mês e ainda consegue viver desse serviço. O negócio é melhor que muito trampo de trabalhar fichado. Melhor até que meu emprego, aquele de que eu pedi demissão na Vale, por que lá minha diária era só de R$80,00 e ainda tinha um chefe chato pra caramba, o Grudento, que aqui fora eu posso chamar ele de Grudento, mais lá eu não podia. A gente é até feliz.
Mas tem dia que a maré não tá pra peixes. Outro dia aconteceu comigo: pois nessa noite, fui botanto o pé na rua e eles chegaram. A polícia. Aí eu corri pela praça da Cidade Nova, joguei a sacola no canteiro de prantas e fui me esconder dentro da igreja, onde quase caí no meio de um magote de beatas rezadeiras. E fui aterrissando ali no meio delas e fui logo ajoelhando. E ajoelhou, tem que rezar. Então enquanto eu procurava nos miolos uma reza olhei pra frente e dei de cara com a cara de S. Sebastião, que é o padroeiro dos zomi e desta cidade também.
Nestante fiquei foi com raiva e pensei: precisava agora aqui é que D. José Cardozo, um Bispo lá de Olinda, cabra tarado por uma excomungação, viesse bispar aqui no Peba pra ver se ele excomungava esses aí que vive dando galopes na gente. E além disso desse uma devertência nesse São Sebastião pra ele deixar de apadrinhar nego que faz semvergonhagem. A sra não acha que eu tenho razão? Com tudo isso qui relatoriei qualquer um pode ver que a profissão, de qualquer jeito, é boa e de carreiras. E tem muitas emoções. E se acha que estou contando alguma lorota, invencionices, vem aqui fazer uma reportagem, e vai ver que confere tudo o que eu falei, timtinho por timtim, tantinho por tantim. E se a senhora quiser comprar CDs, eu vendo é treis por dez, mas pra senhora posso fazer até quatro por dez, pra virar freguêsa. Fica pagando trinta contos por cada um aí não. Dizem que isso é que é a lei da oferta e da procura. E pode ter certeza, aqui a gente é muito procurados.
Abraços do
ZÉ MANEL vulgo O NEGÃO
Vendedor Ambulante de CDs e DVDs
E 1º Secretário da AMEBA – Associação Dos Amigos do Peba”
[ad code=2 align=center]
4 comentários em “Coluna do Chico Brito”
Chico o que você acha deste filme?
“Martelada II – O Retorno”
parabéns ao Chico por mais essa! faltou só deixar o contato da AMEBA. kkkkkkkkk
que comédia…rs
Grande Brito. Quanto tempo meu amigo. Voltei para o Rio deixando a mineração pela industria Petroquimica.
Tudo de bom para vocês ai no Pará.
Saudades.