Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 04/08/2013

Continua depois da publicidade

Enfim, terminou!
Ainda bem que acabou a caravana do voto, também chamada pelo governo do Estado de Caravana Pro Paz Cidadania, que percorreu vários municípios desta região oferecendo serviços de emissões de Carteiras de Identidade, fotografias, CPFs, Carteiras de Trabalho e Certidões de Nascimento. A caravana percorreu seis municípios e encerrou em Marabá nesta quinta-feira, dia 1º. Isso é fazer o povo mendigar por serviços que deveriam estar disponíveis ao cidadão permanentemente em seus municípios. Com essa balela, Jatene quer fazer crer que seu governo está ativo no sul e sudeste do Pará. A gente quer é um estado nessa região, governador!

Dengue
O Pará teve neste ano mais de seis mil casos de dengue confirmados até julho, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa), divulgado na terça-feira, 30. Segundo o informe, 15.154 casos de suspeita de dengue foram notificados em postos de saúde e hospitais do Estado. Desses, 6.464 foram confirmados. Cinco pessoas morreram nesse período em decorrência da doença.

PT
As cúpulas diretivas do Partido dos Trabalhadores dos municípios de Canaã dos Carajás, Parauapebas, Água Azul do Norte e Conceição do Araguaia terão agenda especial durante esse fim de semana com o presidente do partido, João Batista, o secretário estadual de organização, Advonsil Cândido Siqueira, o “Dozinha”, e o deputado federal Zé Geraldo. Este último deverá estar somente em Canaã dos Carajás, quando o partido celebrará a filiação de um grande número de correligionários.

PT II
Em Parauapebas reunião será com vereadores e o diretório local. A pauta é a organização do partido do município pós eleição 2012. Segundo informações de um dirigente do PT, o partido que governou o município por oito anos não pode ficar como cego em tiroteio. Em Água Azul do Norte a pauta será a nova eleição e em Conceição do Araguaia a reunião servirá para aparar as arestas entre o prefeito Valter Rodrigues Peixoto (PT) e o partido, que brigam desde o início da atual gestão.

Prêmio
Trabalhando e vivendo sob os olhares de seguranças, já que que recebeu ameaça de morte, o juiz federal do Trabalho Jonatas Andrade, da 2ª Vara do Trabalho da Comarca de Marabá irá receber mais um prémio relacionado aos direitos humanos. Desta vez como Prêmio Canuto, do Movimento Humanos Direitos – MHuD. A entrega acontecerá na cidade do Rio de Janeiro em nove de dezembro.

Prêmio II
Discrepâncias de um mundo supostamente globalizado. Jônatas Andrade recebeu das mãos da presidente Dilma Rousseff, em 2012, o Prêmio Nacional de Direitos Humanos 2012, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Entre as atenuantes que lhe garantiram o premio está o julgamento de ações trabalhistas em favor de trabalhadores da área de mineração em Carajás, que culminou com o pagamento de horas in itinere aos trabalhadores e multa à Vale. Um acordo pós-sentença previa, entre outros, a construção de um Centro Cultural em Parauapebas até fevereiro de 2012. Até o momento nenhum tijolo foi assentado para dar início a obra. Será que o juiz terá que devolver o prêmio, já que trabalhadores e sociedade não receberam ainda a obra?

Sem passarela
E parece que as autoridades esqueceram a necessidade de uma passarela em frente ao Shopping Pátio Marabá. Todo o alvoroço de antes da inauguração ficou para trás e agora ninguém mais toca no assunto. O semáforo instalado provisoriamente parece ter causado amnésia nas autoridades. Quando ocorrer um grave acidente no local, talvez alguém volte a tocar no assunto. Ou não!

2 comentários em “Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 04/08/2013

  1. Anônimo Responder

    Com essas caravanas, o governo estadual comprova o atraso no Pará. Bem aí, no MA, no interior, se tira identidade e recebe na mesma hora e bem moderno o serviço. Hoje, para se tirar uma identidade em Parauapebas, só há agendamento para novembro, que atraso!!!! Nem material para emissão de carteira de trabalho, não tem. Até quando o Pará vai continuar nesse atraso, aliás, em quase tudo!!!!

  2. Fabiano Rodrigues Responder

    Caro Zé é mesmo complicada a situação da construção do centro cultural. Porém, acho que apesar de pertinentes suas perguntas quem deve explicações a sociedade não é o Juiz que fez seu papel. Quem deve satisfações a sociedade de Parauapebas sobre tal obra é a empresa Vale que foi condenada a fazer tal obra. Isto é mais uma evidência de que o único compromisso dessa empresa com o nosso povo é a exploração da força de trabalho, das riquezas minerais pra a todo custo aumentar seus lucros.
    Boa tarde

Deixe seu comentário

Posts relacionados