Ato Público
Após a morte do empresário Altamiro Borba ocorrida na última segunda-feira (12) quando o mesmo entrava em uma agência da CEF para efetuar um depósito e foi alvejado pelas costas, populares organizaram um Ato Público pedindo Paz em Parauapebas. O evento acontecerá na próxima segunda-feira (29), às 16 horas, na Praça de Eventos, em frente a antiga CMP. Os convidados estão sendo orientados a participar com vestimentas na cor branca, símbolo da paz.
PPA
Marabá será a primeira cidade do Estado a receber Audiência Pública para discutir a elaboração, avaliação e implementação do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, exercício 2014-2015, que está sendo organizada pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof). O evento em Marabá será no dia 8 de agosto, das 14 horas às 18h30, no Ginásio do Colégio A Fazendinha, bairro Nova Marabá. Depois, as audiências serão realizadas em Santarém (dia 12) e em Belém (dia 14).
Julho sem cinema
Há mais de 20 anos sem um cinema, Marabá ainda não tem data certa para voltar a ter um centro de entretenimento audiovisual. O Pátio Shopping Marabá inaugurou em 7 de maio sem as cinco salas previstas e prometeu que em julho elas seriam abertas para o público. O tempo passou e o fato não se concretizou. Agora, o Shopping Verdes Marabá promete inaugurar em agosto, já com quatro salas de cinema. Quem vai chegar primeiro?
Ameaças
Repercute nacionalmente a situação denunciada pelo juiz federal do trabalho Jonatas Andrade de que o fazendeiro Décio José Barroso Nunes, o Delsão, estaria planejando atentar contra sua vida e de outros envolvidos em ações trabalhistas contra o rondonense. Em fevereiro de 2012 o juiz confiscou e leiloou 18 veículos e 892 cabeças de gado do fazendeiro para sanar dívidas trabalhistas que tramitam na 2ª Vara do Trabalho de Marabá, fato que teria motivado a ira de Delsão. A Associação dos Magistrados do Brasil enviou uma equipe para Marabá para acompanhar as investigações.
PED do PT
O nome do Deputado Milton Zimmer para assumir a presidência estadual do PT não unificou o Campo Majoritário, tendência petista. Diante da resistência das correntes Unidade na Luta e PT pra Valer em fechar com Milton, o presidente estadual da legenda procurou o Deputado Beto Faro e insistiu que o candidato do grupo deveria ser Elias Santiago, ex-prefeito de Concórdia do Pará. Santiago seria o nome que aglutinaria o chamado “Construindo um novo Brasil”. ex-Campo Majoritário, de Lula, Zé Dirceu e Genuíno.
Saúde
De acordo com o PDE – Programa de Desenvolvimento Estrutural – da gestão Valmir Mariano lançado em abril deste ano, mais de 127 milhões de reais serão investidos durante os próximos quatro anos na tentativa de reduzir os déficits relacionados à saúde em Parauapebas.
Garimpo ilegal
Moradores da comunidade de Pedra Rachada, em Tucumã, denunciam que garimpeiros estão utilizando balsas para extrair ouro ilegalmente do rio Fresco, um braço do rio Branco que desagua no rio Xingu. Além de prejudicial à natureza, a prática é ilegal. De acordo com a Secretaria de Meio-Ambiente do Pará (Sema), não há licenciamento para a atividade na região. Segundo a Associação dos Pequenos Produtores do Rio Fresco, as 150 famílias que vivem na região estão preocupadas com a possibilidade de contaminação por mercúrio, já que o metal tóxico é utilizado pelos garimpeiros para fazer a separação do ouro encontrado misturado ao cascalho no rio.
Sábado que vem tem mais!