Com 546 reclamações, Celpa segue liderando ranking no Procon de Canaã

Concessionária afirma, em nota, que tem trabalhado constantemente em ações de conciliação para dar retorno às demandas dos clientes

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Elizabete Silva mora sozinha com os filhos e, por motivos de saúde, precisou fazer uma viagem que durou aproximadamente 45 dias. Por não ter família na cidade, a sua casa ficou fechada durante o período em que esteve fora. Quando retornou, a diarista, que antes pagava cerca R$ 65,00 pela fatura de energia, foi surpreendida com um único boleto de R$ 122,15. “Ah, a gente leva um susto, não é? Até porque não tinha ninguém na minha casa, ela ficou fechada e a única coisa que ficou ligada foi a minha geladeira, que não consome tudo isso de energia”, reclamou.

Um caso parecido aconteceu com José Ribamar: o idoso viu o valor de seu consumo dar um salto inexplicável de um mês para o outro. Ele já procurou a concessionária para tentar solucionar o problema. No entanto, o que mais chamou sua atenção foi a demora da empresa em buscar uma alternativa “e corrigir o erro cometido por ela”.

 “Eles são muito rápidos para agir, se a minha energia estiver atrasada. Mas, quando eles erram, a gente tem que esperar a boa vontade deles para ir até a nossa casa. Inventam tanta burocracia que a gente cansa e até desiste de ir atrás dos nossos direitos”, desabafou ele.

Segundo o relatório de atendimento quadrimestral do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), somente em 2018, um total de 546 reclamações (182 atendimentos pela linha direta e 364 orientações) foram registradas contra a Celpa, número que coloca a empresa em 1º lugar no ranking de reclamações em Canaã dos Carajás.

Ainda segundo o coordenador do Procon em Canaã, Marcos Paulo de Assis,  quem também aparece no topo de reclamações são as empresas que atuam no ramo de Loteamentos, 2º lugar, e em 3º lugar as agências bancárias.

Celpa responde

Procurada pelo Blog, a Celpa enviou, por meio de sua Assessoria de Comunicação,  a seguinte nota:

“A Celpa informa que tem trabalhado constantemente em ações de conciliação para dar retorno às demandas dos clientes. Conforme dados informados pelo Procon, com relação as reclamações registradas no órgão em desfavor da Celpa, parte delas foram solucionadas imediatamente pelo Linha Direta, canal disponibilizado pela concessionária para atendimento aos órgãos de defesa do consumidor com o objetivo de solucionar as demandas de maneira célere e eficaz.

Das reclamações contra a Celpa efetivamente formalizadas pelo Procon, no acumulado de janeiro a julho de 2018, 86% das audiências realizadas foram encerradas com acordo.

A concessionária tem feito investimentos em ações nas comunidades, mutirões de atendimento, participação nas feiras de conciliação e melhoria no atendimento presencial.

A empresa também informa que dá tratativa a todas as demandas que chegam via ANEEL e que na lista divulgada anualmente pela Agência, que mede a qualidade do fornecimento de energia das 32 distribuidoras de grande porte de todo o país, a Celpa está em 8º lugar, subindo seis posições em relação ao ano passado.

O resultado contabiliza uma escalada de 27 posições desde que a empresa passou a ser gerida pelo Grupo Equatorial Energia em 2012, quando era a última do ranking composto por 35 concessionárias, na época.

Por fim, a concessionária coloca à disposição seus canais de atendimento para esclarecer qualquer dúvida dos clientes: o telefone 0800 0910196 e o site www.celpa.com.br.”