A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está comemorando nove anos de existência, com uma vasta programação que teve início no último domingo (5) e se estende até o dia 12. Com estrutura multicampi em cinco municípios e mais polos em outras dezenas de cidades do Pará, a instituição faz acontecer 42 cursos de graduação e 13 cursos de mestrado, além de manter uma comunidade de mais de 7,6 mil estudantes e pouco mais de 700 servidores.
Dentro da programação de aniversário para esta segunda-feira (6), ocorreu uma mostra de ensino, pesquisa e extensão e também apresentação de experimentos. Ainda se deu a primeira das mesas redondas planejadas para o evento, intitulada “Histórias e Legados da Universidade Pública Federal na Amazônia Oriental”.
Nesta terça, ocorre o bate-papo denominado “Egressos da Unifesspa: o impacto das vivências em ações de extensão, ensino e pesquisa na minha vida”. Também está prevista campanha de vacinação contra covid-19 e o debate “LGBTQIA+ como sujeitos de direito”.
A quarta-feira recebe a Feira dos Povos do Campo Comemorativa, reunindo agricultores e promovendo venda de artesanato, tranças de cabelo, arte indígena, música e feira do pôr do sol. O evento é concentrado na Unidade III da Unifesspa, localizada em Marabá.
Ainda como parte da celebração, está programada Consultoria Jurídica para a população e visitas ao Museu Municipal Francisco Coelho e ao Arquivo Histórico Manoel Domingues. Também acontece um Pôr do Sol Cultural, com exposição de fotografia e de arte digital, apresentações musicais, exposição de vídeos do Projeto Experimentações Artísticas, poesia e venda de camisetas.
Por fim, a plantação de árvores, um arraial e abraço de servidores, discentes e colaboradores terceirizados à Unifesspa, realizados durante o II Encontro de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão fecham a programação.