Agora é oficial: o Distrito Empresarial Antônio José de Araújo foi lançado na tarde desta sexta-feira (2) em Canaã dos Carajás. O empreendimento deverá abrigar empresas de pequeno, médio e grande porte. Para o lançamento do complexo empresarial, a presença do público surpreendeu a todos. O auditório reservado para o evento ficou completamente lotado e muita gente precisou acompanhar em pé a cerimônia oficial de lançamento. Algumas autoridades políticas estiveram presentes, entre elas, o prefeito Jeová Andrade, o vice Alexandre Pereira e os deputados estaduais Gesmar Costa e João Chamon.
Com mais de um milhão de metros quadrados, o tão sonhado Distrito Empresarial de Canaã dos Carajás nasce com a missão de tornar o município independente da mineração. A expectativa é que empresas de vários segmentos se instalem no local, com incentivos fiscais da Prefeitura Municipal, e construam um novo modelo econômico para a cidade. A esperança que nasce com o complexo é de que renda extra seja gerada para o município e que a população possa ser beneficiada com vagas de emprego.
Conhecida outrora por ser uma terra de oportunidades, Canaã viveu no último uma das piores crises empregatícias de sua história. A desmobilização do Projeto S11D acabou provocando mais de 7 mil demissões só no ano passado. O distrito empresarial chega à Terra Prometida em um momento crucial de retomada da economia na cidade. A ideia é que os novos empreendimentos coloquem Canaã novamente no mapa do crescimento econômico.
Outra grande aposta do governo é a inauguração, também, do tão esperado polo universitário. A estrutura educacional também ficará localizada na mesma área. Representantes de diversas instituições já interessadas em se instalar no município estiveram presentes. Entre as principais instituições de ensino representadas, UFPA, UEPA, IFPA, Famap, Unigran, Uniub, Dínamo e Faculdade Carajás. Presente no evento, o secretário de educação André Wilson falou sobre a importância do novo passo para a educação em Canaã: “A gestão de Canaã tem priorizado a educação. Tenho certeza que o polo será um grande sucesso, vai gerar empregos e também renda para o município, além de promover mais qualidade de ensino, pois algumas dessas instituições poderão formar nossos colaboradores. Nossas expectativas são as melhores.”
Toda a estrutura do distrito empresarial e do polo universitário foi doada pela empresa Vale ao fim das obras no canteiro sudeste. Representando a mineradora, Leonardo Neves também concedeu entrevista: “Eu diria que esse é um momento importantíssimo para toda a região. Essa área foi utilizada para a construção do S11D. No momento da desmobilização, entendemos que essa área poderia ser um grande ativo para o município e deu certo. A Prefeitura comprou a ideia, a diretoria da Vale também autorizou toda a doação. Muitos investimentos foram feitos aqui e esse é o grande diferencial, pois isso facilita a entrada de novos negócios, já que o empreendedor não precisa gastar muito.”
À frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta responsável pela elaboração e gestão do projeto, Jurandir José disse que o lançamento do distrito é o início de uma nova história para a Terra Prometida: “Esse é um marco histórico para o desenvolvimento econômico da cidade. Esse é um espaço adequado para receber qualquer tipo de empresa que queira se instalar aqui e gerar empregos para a nossa população. Estou muito feliz, pois este é realmente um passo largo para uma nova história em nossa cidade.”
Anderson Mendes, vereador e presidente da Associação Comercial de Canaã, falou sobre a importância histórica do momento: “Essa é uma luta minha através da ACCIACA já há mais de cinco anos. Agora, com o apoio da Vale, esse grande sonho está acontecendo. Esse é o primeiro passo para que a gente possa trazer empresas, empregos e cursos superiores para que o jovem de Canaã não precise ir embora para estudar.”
Representando a classe empresarial da região, Roberto Paulinelli, dono do Frigorífico Rio Maria, com uma recém-adquirida filial em Canaã, foi convidado a fazer parte da mesa de honra e também fez o uso da palavra: “Estou chegando agora em Canaã e estou impressionado com o que tenho visto por aqui. A atenção que tive aqui é realmente diferenciada. Estou muito feliz por estar no município. Acredito que outras empresas virão para cá e se instalarão aqui no complexo, o que vai melhorar e muito a economia da cidade.”
Por fim, o prefeito Jeová Andrade falou sobre a felicidade em poder lançar o tão aguardado distrito: “Estou, na verdade, ganhando um presente de aniversário antecipado. Acredito que temos que preparar Canaã para viver com e sem o minério, pois todos nós sabemos que esse recurso não se renova. Aqui no distrito, nascerá a chance de uma cidade forte, independente e tenho certeza que será um grande sucesso.”
A família do falecido empresário Antônio José de Araújo, que deu o nome ao empreendimento, foi convidada ao palco para a inauguração oficial. Em um momento de muita emoção, a fita foi retirada e a placa com o rosto do empresário homenageado foi aplaudida pelos presentes
Depois da cerimônia oficial, um ciclo de palestras voltadas para o empresariado e para a educação superior também aconteceu. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Facebook oficial da Prefeitura Municipal de Canaã e chegou a alcançar mais de 100 mil pessoas em todo o mundo.