Com direito a gol de estreia, Paysandu vence o Santos-AP no Estádio Zerão pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Verde

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas

O Paysandu Sport Club entrou em campo, nesta quinta-feira (8), para encarar o Santos-AP, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Verde. O time bicolor teve dificuldades, mas venceu o Peixe da Amazônia pelo placar de 3 a 2, em partida realizada no Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa, o Zerão, em Macapá.

O Papão abriu o placar logo aos 44 segundos de bola rolando, com o gol do atacante Mike. O time amapaense não deixou por menos e empatou em seguida, com o volante Jefferson Jari, aos dois minutos. Os bicolores voltaram a passar na frente com o gol assinalado por Fábio Matos, aos 18 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, mais emoção, com outro gol de Jefferson Jari para o Santos, aos 21 minutos e do atacante Walter, do Paysandu, que assinalou seu primeiro gol com a camisa bicolor aos 28 minutos, dando números finais ao jogo movimentado em Macapá.

As duas equipes voltam a campo pelo jogo de volta na próxima quinta-feira (15), às 21h15, no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. O Paysandu joga pelo empate, para avançar para as semifinais da Copa Verde. Antes do duelo contra o Peixe da Amazônia, o Papão encara seu maior rival, o Clube do Remo, domingo (11), às 16h, no Mangueirão.

O jogo: Deu Papão com direito a gol de Walter

Nem bem a bola rolou no Estádio Zerão, em Macapá, e o Paysandu já foi abrindo o placar: o atacante Mike recebeu passe, se livrou da marcação e estufou as redes do Santos, 1 a 0, aos 44 segundos de jogo. O Peixe da Amazônia não se intimidou e chegou ao empate logo em seguida. Após cobrança de escanteio, a zaga do Papão não cortou e o meia Jefferson Jari mandou para o fundo do barbante, deixando tudo igual, 1 a 1, aos dois minutos.

Os gols animaram as duas torcidas nas arquibancadas, que não paravam de fazer a festa. Apesar do Paysandu ser o visitante, a Fiel Bicolor compareceu em maior número no Amapá, voltando a vibrar e cantar mais alto quando o Papão marcou o segundo. Após bola na área, o atacante Moisés ajeitou de peito com estilo para a chegada do meia Fábio Matos, que bateu firme e venceu o goleiro Axel, 2 a 1, aos 18 minutos.

Com placar favorável, o Papão começou a tocar a bola e envolver o Peixe. O terceiro gol quase saiu quando Moisés cruzou rasante e ninguém do bicolor estadual conseguiu chegar na bola. Em uma falta perigosa, o meia Fábio Matos cobrou bem e a bola passou assustando a meta santista. Na segunda etapa, o time da casa começou pressionando: Willian Fazendinha cruzou e o zagueiro Dedé subiu sozinho para desviar, o goleiro Marcão fez uma defesa milagrosa,
salvando o time da capital Belém.

O técnico Dado Cavalcanti alterou o time, sacando Mike e colocando Walter, para a alegria do torcedor bicolor. O time da casa queria o gol de empate, e quase conseguiu, quando o lateral-esquerdo Eduardo se livrou da marcação e bateu forte; o goleiro Marcão salvou mais uma vez o Papão. Na outra chance do Peixe da Amazônia, não teve jeito: aos 21 minutos, após uma cobrança de escanteio, Lessandro desviou de cabeça e a bola chegou na segunda trave para Jefferson Jari, que completou para o fundo do gol e deixou tudo igual no Zerão, 2 a 2.

A torcida amapaense se animou e empurrou o Santos rumo a virada. Em um contra-ataque rápido, o lateral-direito Diego Carajás carregou bem a bola, mas, na hora do passe, a zaga bicolor conseguiu cortar e mandar para escanteio. Quem marcou mesmo foi o Paysandu: Maicon Silva levantou da direita, Cassiano ajeitou de cabeça para o meio da área e o gordinho Walter não perdoou, marcando o seu primeiro gol com a camisa bicolor aos 28 minutos, 3 a 2, Papão.

O time paraense quase ampliou, quando Walter tabelou com Maicon Silva e deixou o lateral bicolor na boa para marcar, mas o chute saiu em cima do goleiro Axel. Placar final no Estádio Zerão: Santos-AP 2 x 3 Paysandu.

FICHA TÉCNICA

SANTOS: Axel; Diego Carajás (Daelson), Dedé, Preto Barcarena e Eduardo; Lessandro, Denílson (Almir Júnior), Jefferson Jari e Willian Fazendinha; Bruno Lopes e Jean Marabaixo (Erick).
Técnico: Luciano Marba

PAYSANDU: Marcão; Maicon Silva, Perema, Diego Ivo e Mateus Muller; Nando Carandina, Willyan (Cáceres) e Fábio Matos (Danilo Pires); Mike (Walter), Moisés e Cassiano.
Técnico: Dado Cavalcanti

Árbitro: Jonathan Antero Silva
Assistentes: Adenilson de Souza Barros-AC e Rener Santos de Carvalho-RO
Quarto-árbitro: Edielson da Silva Azevedo-AP

Cartões amarelos: Lessandro e Willian Fazendinha (Santos); Mateus Muller (Paysandu)
Gols: Mike, aos 44 segundos de jogo para o Paysandu; Jefferson Jari, aos dois minutos do 1º tempo para o Santos; Fábio Matos, aos 18 minutos do 1º tempo para o Paysandu; Jefferson Jari, aos 21 minutos do 2º tempo para o Santos; Walter, aos 28 minutos do 2º tempo para o Paysandu

Local: Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa, o Zerão, em Macapá