Por Fábio Relvas – Da Redação
Com falha do goleiro Emerson, o Paysandu voltou a perder no Campeonato Brasileiro da Série B. Em partida válida pela 17ª rodada os bicolores perderam para o Luverdense-MT, por 1 a 0, na noite desta sexta-feira (7), no estádio Passos das Emas, em Lucas do Rio Verde, e seguem distantes do G4. O Papão é o sétimo colocado com 27 pontos na tabela de classificação. O gol único da partida foi assinalado aos 12 minutos da primeira etapa através de Muralha.
A partida: fraca tecnicamente
O Paysandu entrou em campo querendo pontuar já que apenas empatou na partida passada contra o Mogi Mirim-SP. A partida começou faltosa com uma entrada mais dura de Osman do Luverdense em cima de Misael do Paysandu. O atleta do Papão ficou sentindo. Diego Rosa do LEC (Luverdense Esporte Clube) tentou uma jogada individual, mas deixou a bola escapar saindo pela linha de fundo. O árbitro da partida percebeu um laser vindo da arquibancada e parou o jogo pedindo para que o torcedor fosse identificado.
A primeira chance real de gol foi do Paysandu. Everaldo ganhou uma bola e cruzou na área, o goleiro Edson afastou de soco e na sobra Wellington Júnior acabou chutando para fora. O Luverdense deu o troco com Da Matta que mandou um chutaço cruzado, a bola passou perigando na boca do gol bicolor. Na jogada seguinte o LEC chegou lá. Muralha resolveu arriscar de fora da área e acertou no canto direito do goleiro Emerson, que falhou no lance deixando a bola passar, 1 a 0, aos 12 minutos.
O Luverdense começou a gostar do jogo. Depois de uma jogada de Paulinho, que cruzou na área, Diego Rosa se livrou da marcação, mas não conseguiu finalizar perdendo uma grande chance para o time da casa. De novo Paulinho cruzou para área, o goleiro Emerson tirou de soco e a bola ficou para Diego Rosa que na hora de finalizar foi travado pela zaga do Papão. O Paysandu também levantou bola na área, após uma sobra Everaldo finalizou errado mandando para fora.
Paulinho cruzou mais uma vez na área e Tozin meteu a cabeça na bola, que passou bem pertinho da meta bicolor. Tozin arrancou em alta velocidade e cruzou para Diego Rosa, mas a bola passou muito forte. Confiante pelo gol marcado, Muralha mandou outro chute de fora da área, mas desta vez a bola passou longe.
Na segunda etapa o LEC continuou arriscando. Osman bateu de fora, o goleiro Emerson defendeu em dois tempos. O jogo caiu muito com as duas equipes fracas tecnicamente. Alípio tentou driblar o adversário bicolor, mas a bola correu muito e saiu pela linha de fundo. Aylon teve a chance para o Papão e na hora de arrematar foi travado por Luiz Otávio. O lance curioso foi em um escanteio para o Paysandu. Yago Pikachu pisou em um buraco e caiu no gramado, recebendo as vaias dos torcedores do time da casa. Em seguida levantou e cruzou na área, mas a arbitragem paralisou o lance marcando falta em cima do goleiro Edson do Luverdense, que aproveitou para ganhar tempo e ficou caído em campo.
Após a chamada “cera” do goleiro, a bola voltou a rolar. Paulinho chutou cruzado, a bola ficou viva na área bicolor e Tozin emendou para o gol, Emerson defendeu, mas soltou a bola, o zagueiro Thiago Martins apareceu para cortar em cima da linha o que seria o segundo do LEC.
O Paysandu teve a chance do empate na falta cobrada por Yago Pikachu que cruzou na área, o zagueiro Gualberto meteu a cabeça e a bola passou tirando a tinta da trave. Outra vez o Papão, Edinho ganhou a dividida dentro da área com o goleiro Edson, a bola bateu em Paulinho e quase entrou. Diego Rosa recebeu livre dentro da área e chutou para a boa defesa de Emerson salvando o Papão. Placar final: Luverdense 1 x 0 Paysandu.
FICHA TÉCNICA
LUVERDENSE: Edson Kölln; Osman, Everton, Luiz Otávio e Paulinho; Muralha, Ricardo, Adriano da Matta (Lucas Fernandes) e Diego Rosa; Alípio (Rafael Tavares) e Tozin (Luiz Eduardo). Técnico: Júnior Rocha
PAYSANDU: Emerson; Yago Pikachu, Thiago Martins, Gualberto e João Lucas; Ricardo Capanema, Fahel e Carlinhos (Aylon); Welinton Júnior (Edinho), Misael e Everaldo (Leandro Cearense). Técnico: Dado Cavalcanti
Árbitro: Devary Lira do Rosário (ES)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Edson Glicério dos Santos (ES)
Cartão amarelo: Ricardo Capanema (Paysandu)
Local: Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT)
Renda: R$ 19.510,00 – Público: 1.437 pagantes – Não pagante: 300 – Total: 1.737 torcedores