Com gol de Nicolas, Paysandu bate o Treze e vence a primeira no Campeonato Brasileiro

O triunfo bicolor deixou a equipe paraense dentro do G4 do Grupo A da Série C nacional

Continua depois da publicidade

Aconteceu a tão aguardada vitória do Paysandu Sport Club no Campeonato Brasileiro da Série C. Atuando na noite deste sábado (22), no Estádio Leônidas Castro, a Curuzu, em Belém, o Papão derrotou o Treze (PB), campeão paraibano, por 1 a 0, e entrou no G4 da competição nacional, somando agora quatro pontos e estando na quarta posição na classificação. A partida foi válida pela terceira rodada.

Depois de um primeiro tempo fraco tecnicamente, o Paysandu conseguiu o gol da vitória somente na etapa derradeira, com o atacante Nicolas, que marcou de cabeça, após belo cruzamento de Micael, aos 33 minutos. Antes do tento bicolor, o Galo paraibano perdeu o meia Alexandre Santana que recebeu cartão vermelho por entrada mais forte no atacante Vinícius Leite, aos 19 minutos da etapa final.

O Paysandu volta a campo diante do Manaus (AM), no próximo sábado (29), às 19h, na Arena da Amazônia, em Manaus, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.

O jogo: Papão 1 x 0 Galo! Paysandu no G4

Quem teve a primeira chance real de gol foi o Treze. Léo Pereira pegou uma sobra e chutou forte de fora da área, o goleiro Gabriel Leite defendeu estilo jogador de vôlei, dando uma manchete na bola e mandando para escanteio. No lance seguinte a zaga bicolor fez lambança, depois que Anderson Uchôa fez um recuo para o goleiro Gabriel Leite, que tentou cortar de cabeça e quase mandou contra a sua própria meta.

O meia Vinícius Barba do Galo teria sido chutado por algum jogador do Paysandu do banco de reservas quando foi pegar a bola em um arremesso lateral. O tempo fechou entre os jogadores na beira do gramado. O Papão tinha dificuldades de chegar, então Anderson Uchôa resolveu arriscar de longe, a bola passou sem perigo contra a meta de Paulo Wanzeler. A melhor chance do primeiro tempo foi quando Douglas Lima cruzou e Nilson Júnior cabeceou livre e mandou para fora, que chance clara de gol desperdiçada pelo campeão paraibano.

No segundo tempo, o Paysandu quase abriu o placar com Vinícius Leite, que chutou e a bola passou rapando a trave de Paulo Wanzeler. Foi a primeira chance real de gol do Papão. No lance seguinte, PH arriscou de longe e o goleiro Paulo Wanzeler encaixou bem para o Treze. O time bicolor começou a incomodar mais. Diego Matos cruzou da esquerda, Nicolas subiu de cabeça e mandou para fora.

Em um lance de contra-ataque do Papão, Vinícius Leite foi parado com uma falta violenta, recebendo uma espécie de voadora de Alexandre Santana que levou cartão vermelho direto do árbitro Alisson Sidnei Furtado, do Tocantins, deixando o Galo com um jogador a menos, aos 19 minutos. Em uma boa triangulação do Papão, Uilliam Barros ficou com a bola e disparou, o goleiro Paulo Wanzeler espalmou e a redonda saiu pela linha lateral.

Após mais de 200 minutos sem marcar na Série C, finalmente o Paysandu chegou ao gol. Micael cruzou da direita, e o atacante Nicolas cabeceou no canto esquerdo de Paulo Wanzeler, aos 33 minutos, 1 a 0 Papão. O jogador Gustavo do Treze reclamou do banco de reservas e foi advertido com cartão amarelo. O Galo quase empatou com Edson Carioca, que em jogada individual chutou e a bola bateu na armação da trave do goleiro bicolor.

Com mais espaço em campo por ter um jogador a mais, o Paysandu começou a tocar a bola. Em uma falta para o Papão, o estreante Juninho cobrou perigosamente, e o goleiro Paulo Wanzeler salvou o time de Campina Grande colando para escanteio. Na última chance do jogo, o time alviceleste puxou um contra-ataque, Alan Calbergue arrancou e tocou para Nicolas, quando o atacante do Papão iria marcar o segundo gol, Nilson Júnior conseguiu cortar. Placar final: Paysandu 1 x 0 Treze.

FICHA TÉCNICA

PAYSANDU: Gabriel Leite; Netinho (Caíque Oliveira), Micael, Perema e Diego Matos; Anderson Uchôa, PH (Alan Calbergue) e Luiz Felipe (Juninho); Mateus Anderson (Uilliam Barros), Nicolas e Vinícius Leite (Alex Maranhão). Técnico: Hélio dos Anjos

TREZE: Paulo Wanzeler; Léo Pereira, Breno Calixto, Nilson Júnior e Gilmar; Robson (Caxito), Tales (Edson Carioca), Vinícius Barba (Alisson Cassiano) e Alexandre Santana; Douglas Lima (Rezende) e Frontini (Ermínio). Técnico: Moacir Junior.

Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (CBF-TO)

Assistente 1: Samuel Smith Nóbrega (CBF-TO)

Assistente 2: Washington Sousa Monteiro (CBF-TO)

Quarto árbitro: Olivaldo José Alves (CBF-PA)

Cartões amarelos: Netinho (Paysandu); Tales, Breno Calixto, Edson Carioca, Gustavo e Léo Pereira (Treze)

Cartão vermelho: Alexandre Santana (Treze)

Gol: Nicolas, de cabeça, aos 33 minutos do 2° tempo para o Paysandu

Local: Estádio Leônidas Castro, a Curuzu, em Belém

Por Fábio Relvas / Foto: Jorge Luiz