Com hat-trick de Gabigol, Paysandu vira diante da Tuna na Curuzu e é bicampeão paraense

O atacante do Papão saiu do banco de reservas para brilhar na final assinalando três gols

Continua depois da publicidade

A Tuna Luso começou melhor e abriu o placar. A bola foi alçada na área do Paysandu na direção do zagueiro Dedé e o atacante Nicolas cortou com a mão, o árbitro Marco José Soares de Almeida não titubeou e marcou pênalti. O atacante Paulo Rangel cobrou e deslocou o goleiro Victor Souza e correu para o abraço, aos seis minutos, 1 a 0 Águia Guerreira. O Papão respondeu rapidamente, depois que Bruno Collaço cruzou da esquerda para Nicolas, que dominou e chutou para fora.

O time bicolor cresceu na partida. Israel cruzou da direita para Marlon, que sozinho cabeceou para fora. No lance seguinte, a equipe alviceleste marcou. Paulinho arrancou bem pelo meio e tocou para Marlon, o atacante deu passe para Igor Goularte que não perdoou e marcou, aos 14 minutos, 1 a 1. O Paysandu meteu pressão. Ratinho chegou bem pela esquerda e chutou cruzado, a defesa da Tuna fez o corte para escanteio.

Foto: John Wesley (Ascom Paysandu)

O Papão queria a virada. Marlon fez boa jogada pela direita e cruzou para a cabeçada de Nicolas, o goleiro Gabriel Bubniack fez a defesa. O time bicolor seguiu em cima. Bruno Collaço cobrou falta para Nicolas, que subiu firme de cabeça para a grande defesa de Gabriel Bubniack. Outra vez o Paysandu foi para cima com Marlon, que chutou e a bola bateu no zagueiro Dedé e se perdeu pela linha de fundo.

Só dava Papão. Paulinho deu bom passe para Igor Goularte que finalizou e parou na grande defesa do goleiro Gabriel Bubniack. Aos 50 minutos do primeiro tempo, Neto cometeu falta em Marlon, levou o segundo cartão amarelo e consequentemente o vermelho, sendo expulso de campo. Com um jogador a mais, o Paysandu se atirou ao ataque no segundo tempo. Israel fez boa jogada pela direita e cruzou para Nicolas, o atacante cabeceou e mandou a bola para fora.

De novo o Paysandu, Marlon tocou para Paulinho, o volante chutou de longe e mandou para fora. Em mais uma tentativa, Israel cruzou da direita, Nicolas tocou de cabeça para o meio da área, a bola quase sobrou para Ratinho, o zagueiro Dedé conseguiu cortar em cima da linha. A Tuna Luso conseguiu finalmente atacar. Lukinha cobrou escanteio para a cabeçada de Dedé, o goleiro Victor Souza salvou o Papão.

O Paysandu respondeu e virou. Ari Moura tocou pelo meio para Gabriel Barbosa, que dominou e chutou para marcar, aos 19 minutos, 2 a 1 Papão. A Tuna sentiu o gol e o Papão aproveitou para pressionar. Ari Moura fez boa jogada individual e tocou para o meio, o goleiro Gabriel Bubniack conseguiu fazer a defesa.

O Papão queria ampliar. Ari Moura se livrou da marcação e chutou, a bola desviou e foi pela linha de fundo. O time cruzmaltino pouco chegou. Pedrinho foi lançado na frente, mas a arbitragem marcou impedimento. Após bola na área tunante, o goleiro Gabriel Bubiniack saiu mal do gol, o atacante Gabriel Barbosa aproveitou e mandou para o fundo do barbante, aos 30 minutos, 3 a 1 Paysandu.

O atacante Gabriel Barbosa estava inspirado em campo. Após receber na área, o Gabigol da Papão, fez pivô na marcação e chutou vencendo mais uma vez o goleiro Gabriel Bubniack, 4 a 1, aos 34 minutos. Foi o terceiro gol do atacante na partida e o resultado já dava o titulo ao Paysandu. Israel escapou bem pela direita e cruzou para a cabeçada de Gabriel Barbosa, a bola subiu para a sorte da Tuna.

Aos 42 minutos, o clima esquentou na Curuzu. Jogadores reservas de Paysandu e Tuna começaram uma discussão generalizada. Acabou sobrando para Lukinha da Tuna que levou cartão vermelho. A Águia teve a chance do empate. Felipe tocou para Jayme e o atacante foi derrubado pelo zagueiro Perema dentro da área e o pênalti foi assinalado. O zagueiro Perema acabou expulso. Léo Rosa cobrou e isolou, aos 52 minutos. Placar final: Paysandu 4 x 1 Tuna. O Papão conquistou o título de bicampeão paraense e o 49° de sua história.

FICHA TÉCNICA

PAYSANDU: Victor Souza; Israel, Alisson, Perema e Bruno Collaço; Denilson (Robinho), Paulinho (Ari Moura) e Ratinho; Marlon (Jhonnatan), Igor Goularte (Gabriel Barbosa) e Nicolas (Yan).
Técnico: Wilton Bezerra (Interino)

TUNA: Gabriel Bubniack; Léo Rosa, Dedé, Renan e Alexandre Pinho (Felipe); Arthur (Lineker), Neto, Kauê (Pedrinho) e Lukinha; Paulo Rangele (Jayme) Fabinho (Wellington Pará).
Técnico: Robson Melo

  • Árbitro: Marco José Soares de Almeida/FPF
  • Assistente 1: Bárbara Roberta da Costa Loiola/Fifa
  • Assistente 2: Jhonathan Leone Lopes/FPF
  • Quarto árbitro: Joelson Silva dos Santos/FPF
  • Cartões amarelos: Nicolas, Bruno Collaço e Jhonnatan (Paysandu); Neto, Renan, Fabinho, Lukinha e Wellington Pará (Tuna)
  • Cartões vermelhos: Perema (Paysandu); Neto e Lukinha (Tuna)
  • Gols: Paulo Rangel, de pênalti, aos seis minutos do primeiro tempo para a Tuna; Igor Goularte, aos 14 minutos do 1° tempo para o Paysandu; Gabriel Barbosa, aos 19, 30 e 34 minutos do 2/ tempo para o Paysandu
  • Local: Estádio Leônidas Castro, o Banpará Curuzu, em Belém

Por Fábio Relvas / Fotos: John Wesley (Ascom Paysandu)