Com medidas de segurança, aulas presenciais são retomadas em Jacundá

Na entrada das escolas, há aferição de temperatura dos alunos, exigência de máscara e disponibilização de álcool em gel para higiene das mãos, além de outras medidas de higiene e prevenção

Continua depois da publicidade

Aos poucos a vida vai voltando ao normal no município de Jacundá, na região sudeste do Pará, onde as aulas presenciais começam voltar à sua normalidade. Nesta semana um grupo de estudantes do 5° e 9° ano do ensino fundamental e 2ª a 4ª etapa do EJA e CEEJA colocaram os pés pela primeira vez em uma sala de aula após 1 ano e 5 meses. Os demais públicos continuam com aulas remotas.

A secretária de Educação, Iara Meireles, explica que neste primeiro momento a retomada das aulas presenciais acontece de forma escalonada e gradativa, respeitando distanciamento entre cadeiras e adotando todas as medidas de segurança para evitar o contágio.

Logo no portão de entrada, há aferição de temperatura dos alunos, exigência de máscara e disponibilização de álcool em gel para higiene das mãos, além de outras medidas previstas no plano de retomada desenvolvido pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde. Nas salas de aulas, há demarcação de espaço entre carteiras, além de limite da área de circulação dos professores.

O prefeito Itonir Tavares (PL) e o vice-prefeito Celso Marcos (PROS), o Chapolin, visitaram algumas unidades de ensino para dar as boas-vindas aos alunos. Acompanhados da secretária municipal de Educação, Iara Meireles, eles conversaram com as equipes das escolas sobre a importância de um retorno seguro. “Todas as decisões que tomamos até hoje foram com base no cenário epidemiológico. A partir de agora, o retorno de outras turmas vai depender do controle dentro de sala e do avanço da vacinação, com a cobertura de uma parcela cada vez maior da população protegida”, pontuou o prefeito.

(Antonio Barroso, com informações da Assessoria de Comunicação)