Com muito forró, atividades do CECON retornam em Canaã dos Carajás

Continua depois da publicidade

As férias chegaram ao fim para os velhinhos atendidos pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CECON). Mas ninguém reclamou disso, não. A animação nos rostos dos mais velhos era visível já nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (16). Bem cedinho, os idosos já lotavam o salão do CECON ansiosos pela volta das atividades e também para que o café fosse servido o mais rápido possível.

IMG_3652

Fundado em 2003, o Centro de Convivência atende hoje 136 idosos. No cotidiano, atividades físicas, confecção de artesanato, informática e orientações socioeducativas estão na programação dos velhinhos. Graças ao contínuo aumento de demanda, o CECON traz neste ano uma novidade: os idosos serão divididos em dois grupos e serão atendidos em dias alternados durante a semana. Na sexta-feira, todos se reunirão para o famoso e já tradicional “Forró dos idosos”. A medida fará com que as atenções sejam mais concentradas e os atendimentos mais específicos a cada caso.

Em 2018, a dança de salão e novas oficinas de arte também serão incluídas na grade de atividades destinadas aos anciões. E quando se fala em dança, o senhor Pedro Alves, 76 anos, já se anima: “Eu gosto de me divertir no meio da minha turma. Eu gosto muito de dançar. Gosto muito de música, principalmente o forró. Também gosto de jogar truco e aqui a gente pode fazer isso.”

Presente no evento, Fábio Queiroga, representando a Vale, falou sobre o projeto desenvolvido: “Há bastante tempo, a Vale foi procurada pelo município para dar apoio a um projeto para a terceira idade. O CECON nasceu e é mais uma parceria de sucesso entre a Vale e a Prefeitura. A gente fica muito feliz que o trabalho esteja gerando satisfação e qualidade de vida às pessoas da terceira idade.”

IMG_3613

Recém-empossado no cargo de secretário de desenvolvimento social de Canaã dos Carajás, Ronaldo Araújo esteve à frente do Centro em 2017: “É um sentimento muito bom o que eu tenho por esse lugar. Estive à frente daqui por um ano e hoje, como secretário, farei o possível para dar, assim como aos outros setores, uma condição especial para atender ainda melhor o nosso público. Os idosos são pessoas que a gente tem um carinho especial e, agora na qualidade de secretário, pretendo trabalhar com muitos projetos voltados ao CECON.”

E o desejo do seu Pedro foi atendido. Logo depois de um farto café da manhã, o forró começou a tocar no salão e ninguém mais ficou parado. Ainda durante a manhã, um bolo foi repartido em homenagem aos aniversariantes dos meses de fevereiro e março. Com tantas atividades assim, não há razões mesmo para ninguém querer ficar de férias.