Foi com uma chuva de críticas ao governo municipal de Canaã dos Carajás que a quinta Sessão Ordinária do Legislativo aconteceu. O pleito foi realizado nesta terça-feira (13) e teve casa lotada. Quem esteve por lá, pôde ver de perto a visível insatisfação dos vereadores com questões relacionadas à infraestrutura do município. Problemas com a iluminação pública, buracos espalhados pela cidade e a limpeza urbana estiveram no centro das falas de alguns parlamentares.
Tudo começou quando o presidente da casa, vereador Junior Garra (PR), fez uma indicação ao executivo. Nela, o legislador pedia em caráter de urgência que a lei municipal 255/2010, que dispõe sobre a limpeza dos lotes, calçadas e meios-fios na zona urbana do município, fosse cumprida. Na sua fala, o presidente mostrou indignação com a atual situação de Canaã: “O mato alto e o lixo acumulado facilitam a formação de reservatórios de água. Estes se tornam criadouros do mosquito da dengue. Assim, a ação das equipes que trabalham no combate à dengue também é prejudicada pela dificuldade de acesso ao local. A população, ao se deparar com essa situação, acaba tentando resolver o problema por conta própria com as queimadas e isso também prejudica a cidade.”
O vereador também lembrou que o mato acumulado serve de esconderijo para criminosos e produtos de roubo. Além disso, explicou Garra, animais peçonhentos e roedores também se acumulam nesses espaços e representam perigo à população. Ainda em sua fala, o presidente fez um pequeno desabafo sobre o descaso que o executivo tem feito com as indicações aprovadas pelos vereadores durante as sessões: “Nossa cidade encontra-se em estado de abandono. Estou desmotivado e há uma sensação de impotência por parte dos vereadores. Nós somos o para-choque do município e precisamos ser mais ouvidos pelo poder público. Apesar disso, vamos continuar sendo a voz do povo e não podemos desistir.
Outros colegas de legislatura apoiaram a indicação de Garra e mostraram também indignação. Maria Pereira (PDT) foi uma das mais enfáticas: “Estive na Secretaria de Obras para cobrar providências em relação ao lixo e ao acúmulo de mato. É obrigação do loteador manter os lotes limpos, mas precisa haver a cobrança do município. Eu vou brigar pela população, nem que me mandem pro inferno. Eles não fazem a limpeza por preguiça.”
Wilson Leite (PDT) sugeriu, mais uma vez, que uma força-tarefa fosse feita com os desempregados locais. De acordo com o parlamentar, se isso fosse feito, a cidade estaria limpa dentro de poucos dias: “A cidade tem vivido nas últimas duas semanas momentos de apreensão. Tenho conversado com pessoas mais experientes e eles dizem que as coisas vão ficar pior. Só na Weyne Cavalcante, eu contei 153 buracos. Não gosto de usar a tribuna para falar sobre problemas. O vereador deveria vir aqui, agradecer e comentar as coisas boas que tem sido feitas, pois dinheiro não falta.” O pedetista criticou ainda a falta de iluminação pública na cidade e as cobranças indevidas por um serviço inexistente: “Além de suja, a cidade está escura. Canaã tem dinheiro! O que falta é querer fazer!”
O vereador Élio do Líder (PMDB) elogiou a indicação do colega e disse que o caminho é simples, basta a Prefeitura cumprir a lei e as melhorias já começarão a aparecer. Rael da Marcenaria (PHS) disse que recebe todos os dias críticas relacionadas à limpeza pública. O vereador se colocou à disposição para cobrar do poder executivo as devidas melhorias.
Na contramão das queixas, os parlamentares presentes aprovaram outras quatro indicações ao executivo. A indicação 024/2018, de Baiano do Hospital (PHS), pede ao governo que reforme o ponto de taxi na avenida Weyne Cavalcante. Já Wilson Leite, fez a indicação 029/2018, que pede que a Prefeitura adquira uma área para a construção do Centro de Treinamento Veicular para autoescolas de Canaã.
Por sua vez, Gesiel Ribeiro (PHS), solicitou, por meio da indicação 028/2018, a implantação do projeto “O Bom Samaritano, visando construir ou adquirir uma casa de abrigo.
Anderson Mendes (PTB) fez a indicação destaque da noite. O parlamentar pediu que o executivo construa uma pista de pouso e decolagem para aviões no município. De acordo com o vereador, a construção atrairá investimentos para o município. Os colegas legisladores apoiaram e elogiaram a iniciativa do petebista.