Galinha, água e sal, couve, cenoura, batata, cebola, pimentão, alho amassado, cheiro verde e arroz. Essa receita da cozinheira de escola pública de Marabá, Julimar de Oliveira, está entre as selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para concorrer ao prêmio de melhor receita de merenda das escolas públicas do país.
Julimar trabalha há 9 anos no Núcleo de Educação Infantil Gabriel Sales Pimenta, na Folha 23, bairro da Nova Marabá, e prepara a receita, que trouxe de casa, para as 120 crianças, com idade de 3 a 5 anos, que estudam no local. A merendeira, além de seguir a orientação da equipe de nutricionista da Secretaria de Educação da cidade, optou em dar o seu toque especial ao cardápio: “Eu faço sempre essa receita em casa e resolvi, há algum tempo, fazer aqui para os meninos. Eles pedem tanto que toda semana eu tenho que fazer. E sempre quando eu preparo, eles gostam muito”, conta orgulhosa.
A galinhada da Juju, como a receita é conhecida, é uma das selecionadas do concurso que vai eleger as 15 melhores receitas da alimentação escolar. Os competidores irão concorrer a diversos prêmios e os cinco vencedores da etapa nacional serão premiados com uma viagem e um prêmio no valor de R$ 5 mil.
Conforme divulgado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o objetivo do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar” é valorizar o papel das merendeiras na promoção da alimentação saudável e reforçar a importância da educação alimentar e nutricional nas escolas de todo o país.
No estabelecimento de ensino onde a merendeira atua, a torcida é para que Julimar consiga o prêmio. “Estamos na torcida para que Marabá seja representada pela nossa merendeira Julimar. Ela merece e torcemos pra que tenha o privilégio de ganhar esse prêmio, haja vista que a educação não é feita apenas por professores, mas por toda uma equipe dedicada de merendeiras, porteiros, vigias e muitos outros”, destaca a diretora da unidade de ensino, Joselene Santos.
O resultado do concurso será divulgado nos dias 17 e 18 de dezembro, em Brasília.
1 comentário em “Com receita de galinhada, merendeira de Marabá concorre a prêmio nacional”
Bom dia! Trabalho numa produtora de SP que está atrás de personagens que façam receitas com frango. Gostaria de um contato telefônico para explicar melhor o projeto. Fico no aguardo de retorno por email. Att