Estamos em pleno período de declarar o imposto de renda para pessoa física. E, você sabia que é possível que o contribuinte direcione parte do seu imposto de renda devido (imposto a pagar) inclusive o retido na fonte, ao Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente?
Em Parauapebas, o contribuinte que tiver esta iniciativa estará ajudando 11 instituições a manterem as atividades. Todas trabalham para que crianças e adolescentes possam ter oportunidades em meio a uma realidade difícil.
Pela primeira vez, a população está sendo sensibilizada a contribuir com o Fundo Municipal por meio do Imposto de Renda. De acordo com Flávia Pinheiro, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP), a iniciativa só vem a somar com o trabalho que já vem sendo realizado.
“Em várias cidades do país os conselhos realizam as campanhas e vem dando muito certo. Nossa intenção é que a sociedade possa colaborar ainda mais com nossas crianças e adolescentes passando a fazer parte desta construção social”, relata Flávia.
Como ajudar nossas crianças e adolescestes
O contribuinte que fizer a sua própria declaração deverá selecionar o modelo completo da declaração do imposto de renda, inserir as informações solicitadas e em seguida, consultar na ficha “Resumo da Declaração (Doações Diretamente na Declaração – ECA)”.
Após este procedimento, o cidadão deve escolher o fundo para o qual deseja efetuar a contribuição, no caso de Parauapebas é o Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes. O valor disponível para doação já vem calculado pelo programa.
Será gerado um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) no valor informado que deverá ser impresso separadamente. Mas, é preciso ficar atento quanto à data de vencimento, pois, pode ser pago até o dia 30 de abril, último dia para a entrega das declarações.
“O contribuinte pode direcionar até 3% do imposto ao Fundo. É muito importante destacar que a destinação de parte do imposto de renda serve tanto para reduzir o valor do imposto a pagar como para aumentar o valor da restituição. O procedimento é simples, tendo as informações o próprio cidadão pode fazer. Mas, ele pode buscar ajuda de um profissional para evitar erros e cair na malha fina”, relata o profissional contábil, Willis Mota.
Você pode entrar em contato com o COMDCAP para obter maiores informações pelos telefones: (94) 3346-8224 ou (94) 3346-8225.