Ainda não foi dessa vez que o Paysandu Sport Club venceu pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Na tarde e noite deste sábado (27), o Papão recebeu o Botafogo-SP pela segunda rodada da competição nacional, no Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. Em uma partida acirrada, os times ficaram no empate em 1 a 1.
O Papão teve um jogador expulso logo aos cinco minutos do segundo tempo, quando Bryan Borges recebeu o segundo cartão amarelo e foi para o chuveiro mais cedo. O Paysandu abriu o placar com um golaço de Elis Garcia, aos 22 minutos da segunda etapa, mas cedeu o empate ao time paulista, que marcou com Toró, aos 33.
O Paysandu volta a campo diante do Avaí-SC, na próxima sexta-feira (3), às 19h, no Estádio Leônidas Castro, o Banpará Curuzu, em Belém. A partida será válida pela terceira rodada da Série B. De momento, o Papão ocupa o 16º lugar, com apenas um ponto, na tabela de classificação.
O jogo: Tudo igual no Mangueirão!
O Paysandu chegou com perigo logo nos primeiros minutos, quando Bryan Borges finalizou e a bola foi bloqueada pela defesa adversária. O Botafogo respondeu com Emerson Negueba, que pegou uma sobra de bola e finalizou pela linha de fundo. Após uma bola recuada errada na fogueira, quase o time paulistano entrega o primeiro gol do jogo, o goleiro Michel teve que chutar na pressão do atacante Ruan Ribeiro.
O time de Ribeirão Preto pediu pênalti, depois que Patrick Brey, ex-Paysandu, caiu dentro da área, mas o árbitro mandou seguir. O Papão quase abriu o placar com Edinho, que de dentro da grande área disparou para fora. Após um cruzamento na área bicolor, o zagueiro Quintana meteu um carrinho na bola e quase marcou gol contra, a redonda bateu na trave. A equipe alviceleste teve a chance quando em uma cobrança de falta, Carlos Maia cabeceou na trave, na sobra, Leandro Vilela também tentou de cabeça, mas a zaga conseguir cortar o perigo.
Outra vez o Papão chegou com Leandro Vilela, que entrou na área e tocou para o chute de primeira de Ruan Ribeiro, a bola passou muito perto da trave de Michel. Em uma jogada rápida do time botafoguense, Alex Sandro acertou na trave do goleiro Matheus Nogueira. No segundo tempo, as coisas ficaram difíceis para o Paysandu, quando Bryan Borges entrou mais forte em Leandro Pereira e foi expulso de campo, aos cinco minutos.
Apesar de um jogador a menos, foi o Papão que abriu o placar. Elis Garcia recebeu passe, se livrou da marcação e chutou encobrindo o goleiro Michel, marcando um golaço no Mangueirão, aos 22 minutos, 1 a 0. Só que o Botafogo não sentiu o gol e logo empatou. Walisson cruzou e Toró esticou a perna para deixar tudo igual, aos 33 minutos, 1 a 1, em Belém.
O atacante Jean Dias recebeu dentro da área e soltou o pé, quase marcou o segundo gol bicolor, a bola foi para fora. Em duas tentativas perigosas do time paulista, o goleiro Matheus Nogueira salvou a equipe paraense da derrota. Placar final: Paysandu 1 x 1 Botafogo-SP.
Por Fábio Relvas / Foto: Jorge Luís Totti (Ascom Paysandu)