Por Fábio Relvas – Da Redação
Com um público pequeno, de apenas 1.913 torcedores, o Clube do Remo venceu o Rio Branco-AC por 1 a 0 na tarde deste sábado (18), no estádio Arena Verde, em Paragominas. A partida foi válida pela 2ª rodada do Grupo A1 da Série D do Campeonato Brasileiro. O gol único do jogo foi marcado pelo zagueiro Henrique, ex-Parauapebas, de cabeça, aos 28 minutos da segunda etapa. Com o resultado o Leão Azul foi para cima da tabela com quatro pontos.
A partida: deu Leão no sufoco
O Remo entrou em campo pensando em apenas um resultado: a vitória. O Leão Azul partiu para cima do Estrelão do Norte. Na primeira chance do time remista, Eduardo Ramos cobrou falta, mas a bola passou sem direção. O Rio Branco chegou finalizando para a boa defesa do goleiro Fernando Henrique. Ilaílson tentou se aproximar da área do Estrelão, mas foi puxado por Kássio. Na cobrança de falta, a bola foi levantada na área e o zagueiro Henrique tentou de cabeça, o goleiro Tiago Rocha defendeu.
Apesar dos poucos torcedores que foram ao estádio Arena Verde, a torcida começou a empurrar o Leão, que foi para cima. Só que o Rio Branco explorou bem o contra-ataque. Em um deles André Lima cruzou na área e Robinho emendou de voleio, a zaga remista bloqueou e aliviou o perigo que rondava a meta. Os azulinos insistiam na bola na área do adversário, mas a zaga do Rio Branco cortou todas. Em outra bola na área acreana, Tharle se complicou e quase marcou gol contra, o goleiro Tiago Rocha salvou para escanteio. Na cobrança, o ataque remista desviou e a bola tocou na trave para o “uh” da galera.
Pressão total do Remo, depois de uma sobra de bola, Eduardo Ramos mandou um balaço, a bola passou assustando Tiago Rocha. O Estrelão tentou chegar em duas cobranças de escanteios, mas a zaga do Leão bem postada conseguiu afastar. O Rio Branco quase marcou depois da boa jogada de André Lima, o atacante chutou firme, o goleiro Fernando Henrique deu rebote e na sobra Carciano não aproveitou.
O atacante Rafael Paty deu o troco e tentou marcar um golaço de bicicleta. O lance empolgou a torcida do Leão nas arquibancadas. Rafael Paty tentou marcar mais uma vez, depois que desviou de cabeça e a bola tocou no travessão. O placar da primeira etapa terminou em branco. No 2° tempo o Remo sufocou logo no primeiro minuto, quando Levy arriscou de fora, mas a bola saiu pela linha de fundo. Em outro lance de Levy, o lateral acreditou, se livrou da marcação, mas chutou fraco em cima do goleiro.
O Rio Branco era traiçoeiro no ataque, Em uma cruzada na área, a bola passou venenosa na frente da meta azulina. Rafael Paty o jogador mais perigoso do Remo quase marcou depois que recebeu na área e girou, a bola passou muito perto. Levy tentou mais uma vez e parou no goleiro Tiago Rocha. Enfim o Leão furou o bloqueio. Após cobrança de escanteio na primeira trave, Chicão desviou e Henrique completou de cabeça para o fundo do gol, aos 28 minutos, Remo 1 a 0.
Com o gol marcado o time paraense tentou encurralar o adversário. Eduardo Ramos cobrou uma falta quase que perfeita, a bola passou perto da meta de Tiago Rocha. O Rio Branco sentiu o gol e tentou arriscar de longe com Evandro Russo, que errou a pontaria. No último lance da partida, Kássio também disparou um chute forte e de longe, Fernando Henrique espalmou salvando o Leão do empate. Placar final: Remo 1 x 0 Rio Branco.
FICHA TÉCNICA:
-
Remo: Fernando Henrique; Ilailson (Levy), Max, Henrique e Alex Ruan; Ameixa (Juninho), Chicão, Ratinho e Eduardo Ramos; Aleílson (Welthon) e Rafael Paty. Técnico: Cacaio
-
Rio Branco: Tiago Rocha; Tharle (Evandro Russo), Carciano, Martinez e Tiaguinho; Marcelo Felber; Kássio, Felipe Recife, André Lima (Dudu Mandai); Robinho (Giancarlo) e Charles Chenko. Técnico: Nei Gaúcho
Árbitro: Paulo Sergio Santos Moreira (MA)
Auxiliares: Dimmi Yuri das Chagas Cardoso (PA) e Rafael Ferreira Vieira (PA)
Cartões amarelos: Ameixa (Remo); Tharle (Rio Branco)
Local: Estádio Arena Verde, em Paragominas (PA)
Renda: R$ 27.796,00 – Pagantes: 1.610 – Credenciados: 303 – Total: 1.913
Foto: Afonso Gomes – Divulgação Rio Branco