O uso racional dos aparelhos elétricos, além de mantê-los por mais tempo em boas condições de uso, também pode ser mais viável economicamente. O setor de Eficiência Energética da Celpa, preparou um material para orientar o consumidor a reduzir o custo mensal da energia. A mudança de comportamento nas residências pode garantir economia sem abrir mão do conforto e segurança no lar.
A geladeira é um dos equipamentos que mais consomem energia nas residências, pois contribui com cerca de 30% do valor de sua conta de luz. Portanto, evitar abrir e fechar a todo instante; não guardar alimentos quentes nela; não colocar roupas pra secar atrás da geladeira; não encostar em paredes; não colocar a geladeira próxima ao fogão; instalar em local ventilado e protegido do sol. Essas medidas ajudam a fazer o equipamento consumir menos energia. Além disso, a borracha da porta deve estar sempre em boas condições de uso, garantindo boa vedação.
A iluminação da casa representa cerca de 25% do custo de uma conta mensal. Aproveitar ao máximo a luz natural e evitar acender lâmpadas durante o dia ajudam muito. Preferir as lâmpadas fluorescentes, pois são mais econômicas e duram cerca de dez vezes mais que as incandescentes. Ao sair de um espaço é preciso apagar as lâmpadas e ao dormir deixar as luzes pagadas.
O ar-refrigerado pode representar até 40% do valor da conta de energia. Por isso, medidas de economia são fundamentais. Não deixar ligado em ambientes vazios; manter janelas e portas fechadas quando estiver funcionando; ajustar a temperatura quando estiver muito resfriado e instalar em locais protegidos do sol e com boa circulação.
Mudança de hábito garante economia
No caso da televisão, em média, representa 15% da sua conta. Por isso, é importante desligar quando ninguém estiver assistindo; evitar dormir com a TV ligada, programando desligar automaticamente.
O ferro elétrico também consome muita energia. O ideal é acumular uma grande quantidade de roupa para passar de uma vez só. Utilizar o equipamento com a temperatura indicada para cada tipo de tecido. E é muito importante guardar as roupas lavadas esticadas, uma em cima da outra, para que fiquem menos amassadas. Desta forma gasta-se menos tempo com o ferro ligado e economiza energia.
A lavadora de roupa também não deve ser usada diariamente. Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar de uma vez só é o ideal. Também é importante limpar periodicamente o filtro da máquina e usar a quantidade correta de sabão e água indicados para evitar a necessidade de repetir o enxágue.
Grande parte das residências atualmente tem computador. Utilizar o recurso de economia do monitor do seu computador, clicando no menu iniciar da tela principal ajuda a economizar.
O chuveiro elétrico deve ser usado na posição verão. Fechar o chuveiro ao se ensaboar e limitar o tempo debaixo da água quente são duas medidas relevantes. Também é fundamental limpar periodicamente os furinhos do chuveiro.
As residências que possuem bomba d’água devem usar racionalmente. É importante utilizar sempre a água armazenada em caixas d’água e não a água direto da bomba. A ligação elétrica da bomba deve ser feita por profissional de confiança, pois instalações malfeitas acarretam fuga de corrente e aumento de consumo.
Dicas para economizar energia:
-
# É fundamental retirar os equipamentos da tomada (carregadores de celular, forno micro-ondas, cafeteira, liquidificador, forno elétrico e outros) quando não estiverem sendo usados.
-
# Manter paredes e teto com cores claras para que os ambientes não precisem de luz durante o dia.
-
# Sempre que possível manter portas e janelas abertas para aproveitar a luz e ventilação naturais.
-
# Usar fios e disjuntores compatíveis com os equipamentos instalados.
-
# Na hora da compra, optar por aparelhos e equipamentos com o selo “A” do PROCEL – Programa de Conservação de Energia Elétrica, do Ministério de Minas e Energia. Eles garantem mais eficiência no uso.