Os novos conselheiros tutelares titulares e suplentes, que serão empossados para o mandato 2024/2027, estão participando esta semana de uma capacitação para o exercício da função. Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcap), a programação faz parte de mais uma fase do Processo de Escolha dos Membros dos Conselhos Tutelares de Parauapebas, sendo obrigatória a participação de todos os eleitos.
Iniciada na segunda-feira, 6, a capacitação vai até sexta-feira, 10, e tem trabalhado temas como: “Contexto Históricos dos Direitos da Criança e Adolescente e a Legislação Municipal afins”, “Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, “Atribuições do Conselho Tutelar” e “Justiça Restaurativa e aspectos práticos do exercício da função do Conselheiro Tutelar”, entre outros.
O presidente do Comdcap, Aldo Serra, que também já foi conselheiro tutelar, ministrou a palestra de abertura, em um momento de descontração e troca de experiências e conhecimentos sobre a função.
“Nós lutamos por uma só causa e essa capacitação é muito importante, pois é mais um momento que busca a melhoria do trabalho e do atendimento destinado às crianças e adolescentes do nosso município,” disse ele.
(Ascom/Comdcap)