Parte do comércio de Parauapebas, mais precisamente o setor de auto peças e prestadores de serviço em veículos e máquinas, estão com faixas e cartazes com frases de repúdio nas portas de seus estabelecimentos comerciais em protesto contra a inadimplência da empresa AVIS, contratada da VALE na mina de Carajás.
Os comerciantes interditaram novamente os portões da empresa na busca de uma solução para o impasse que dura mais de 6 meses. No inicio do mês passado alguns comerciantes fizeram outra manifestação de protesto, interditando a porta da empresa por 8 horas. A diretoria da AVIS, em ato intermediado pela ACIP, reuniu-se com os comerciantes à época, e prometeu quitar os débitos. Segundo Eduardo Ferreira, diretor da Batista Auto Peças, o que aconteceu foi que a empresa deu apenas um cala-boca, desrespeitando o acordo firmado na ocasião.
A empresa deve cerca de um milhão de Reais somente em Parauapebas, parte dessa dívida está vencida há mais de 180 dias. O protesto em frente a AVIS deve durar o dia todo, caso não se chegue a um acordo os comerciantes prometem fazer uma manifestação em frente a portaria da Flona Carajás ainda essa semana.