Comércio de Conceição do Araguaia reabre parcialmente na próxima segunda-feira (30)

Bares, restaurantes, escolas e similares permanecem fechados por tempo indeterminado.

Continua depois da publicidade

Foi assinado nesta sexta-feira (27) em Conceição do Araguaia, o decreto nº 051/2020, que permite a reabertura parcial do comércio, fechado devido à prevenção e ao combate à disseminação do coronavírus.

De acordo com o documento, os estabelecimentos deverão seguir as normas de higiene sanitária e segurança, que serão conferidas pelo Departamento de Fiscalização da prefeitura.

O decreto exige ainda, que sejam instalados lavatórios nas entradas das empresas, com produtos de higiene e limpeza, como álcool em gel, sabonete líquido, detergente, papel toalha e outros, para que os clientes possam utilizar. Os funcionários em atividade deverão usar proteção individual como máscaras, que precisam ser trocadas a cada duas horas, além dos produtos de higiene.

Dentro dos estabelecimentos o número de pessoas precisa ser limitado para que não haja filas ou aglomerações, é exigido também, a distância mínima um metro e meio entre os consumidores, e não será permitido o contato físico entre clientes e funcionários. O horário de atendimento será dividido em dois turnos, que ocorrerão das 8h às 18h.

Também foi exigido que os empresários fixem em seus estabelecimentos, adesivos ou folders com orientações a respeito dos cuidados a serem tomados para evitar a contaminação pela Covid-19.

Os locais em funcionamento, como postos de combustíveis, empresas de fornecimento de água mineral e gás, supermercados, padarias, mercearias, açougues, farmácias, lojas de conveniências, distribuidoras, agências bancárias e casas lotéricas também devem adotar as normas exigidas no decreto.

Fica proibido ainda, a convocação de funcionários que tenham idade acima de 60 anos ou que apresentem doenças que se enquadrem no grupo de risco, tais como, doenças respiratórias crônicas, cardiovasculares, tratamento oncológico, dentre outras.

Por fim, fica determinado que os profissionais que não cumprirem as normas, válidas a partir de 30 de março de 2020, terão os alvarás de funcionamento suspensos até que sejam feitas as regularizações exigidas no novo documento.

Por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito Jair Martins detalhou os planos para a reabertura gradativa do comércio. Segundo ele, academias, bares, restaurantes, escolas e similares permanecem fechados até que novas cláusulas sejam estabelecidas. Os hotéis de Conceição do Araguaia também não podem realizar reservas ou hospedar clientes.

“Essas normas foram construídas junto com os empresários de Conceição do Araguaia, procuramos construir alternativas, pois todos estamos preocupados com a população, clientes e funcionários”, ressalta o prefeito.

Ynaiê Botelho – correspondente do Blog do Zé Dudu em Conceição do Araguaia