Nesta segunda-feira (18), aconteceu reunião de trabalho de representantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) com a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM), do Ministério da Educação (MEC). O objetivo da reunião é implantar o curso de Medicina na Unifesspa, segundo explicou o reitor Francisco Ribeiro da Costa. A agenda dos representantes do MEC termina nesta terça-feira (19).
Os membros da CAMEM estão observando a estrutura da Unifesspa e de outros aparelhos que compõem a saúde pública da região. Trata-se de um conjunto de atividades exigidas pela pasta para implantação de um curso de Medicina em uma universidade pública. A visita deve ser concluída com um diagnóstico do que precisaria ser adequado e quais os próximos passos a serem tomados.
AUDIÊNCIA
Em agosto, durante audiência pública na Câmara Municipal de Marabá, foi dado início ao debate sobre a implantação do curso na Unifesspa. Também foi apresentada a necessidade de construção do Hospital Universitário como referência para a região sul e sudeste do estado.
Na ocasião, foi dada a informação de que o projeto vem desde 2014, quando a universidade assinou um protocolo com o MEC em que previa o curso de Medicina no leque de possibilidades de graduações que a instituição oferece à comunidade. Todavia, desde então, a instabilidade com as sucessivas trocas de governo paralisou o projeto.
VISITA ANUNCIADA
Durante a audiência, o reitor Francisco Ribeiro confirmou que a CAMEM faria a visita à Unifesspa, para novamente avaliar a universidade e ver as reais chances de implantação do curso. “Nós estamos esperançosos para que todos os acordos que foram pactuados no passado permaneçam e se tornem realidade,” disse.
De acordo com o MEC, um processo de credenciamento da Unifesspa para a abertura do curso de Medicina na instituição já existe desde 2018. “É uma região de muita importância. Uma área que carece desse curso de Medicina e a gente gostaria de manter essa disposição para que, a qualquer momento, possamos orientá-los,” ressaltou Igor Melo, representante do MEC.
CAMEM
A CAMEM foi criada pela Portaria MEC nº 306/2015 com base na Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas, estabelecida pela Portaria Normativa MEC nº 15/2013. Seu objetivo é auxiliar e traçar estratégias que permitam adaptações para consolidar e aprimorar a qualidade acadêmica do Projeto Pedagógico do curso, em busca da excelência do processo ensino-aprendizagem, sempre ressaltando as especificidades e necessidades regionais. Somente no ano passado, a Comissão realizou 303 monitoramentos, segundo informação do Ministério da Educação.