Garimpeiros e pequenos mineradores de todo o Brasil comemoraram hoje a aprovação de mais uma vitória na luta para ter direito à aposentadoria. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 405/09, que garante o benefício, foi aprovada por unanimidade na Comissão Especial da Câmara dos Deputados.
Presidida pelo deputado Wandenkolk Gonçalves, a PEC restaura o direito à aposentadoria de garimpeiros e pequenos mineradores Brasília, alterando a redação do § 8º do art. 195 da Constituição Federal é de autoria do deputado federal Cleber Verde (PRB-MA). A proposição original altera a redação do dispositivo referente à contribuição para a seguridade social do produtor, parceiro, meeiro, arrendatário rural e pescador artesanal (e respectivos cônjuges), inclui no rol de profissões o garimpeiro e o pequeno minerador e fixa a alíquota de 2,17% sobre o resultado da comercialização para o cálculo da contribuição.
Segundo o deputado Wandenkolk, é uma questão de justiça e um dever do Congresso Nacional aprovar a PEC e restaurar o direito dos garimpeiros. De acordo com o relator, deputado Marçal Filho, é justo contemplar os garimpeiros e pequenos mineradores com a aposentadoria, na qualidade de segurados especiais, uma vez que esse direito foi retirado da categoria quando da promulgação da atual Constituição Federal.
No entanto, o deputado Marçal não concordou com a fixação da alíquota de 2,17%. Ele propôs, no seu substitutivo, a supressão da alíquota fixa pela expressão “uma alíquota sobre o resultado da comercialização da produção”. Dessa forma, o texto final ganhou a seguinte redação: § 8º O produtor, o parceiro, o meeiro e o arrendatário rurais, garimpeiro, pequeno minerador e o pescador artesanal, bem como os respectivos cônjuges, que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, contribuirão para a seguridade social mediante a aplicação de uma alíquota sobre o resultado da comercialização da produção e farão jus aos benefícios nos termos da lei.”
O relator explicou a alteração, alegando que “a atual redação do dispositivo é mais razoável, pois uma alíquota fixa, mesmo em percentagem pequena, pode penalizar essa gente humilde em situações particulares”. O deputado Wandenkolk aprovou as alterações feitas pelo relator: “Da forma como está o texto, os garimpeiros poderão até conseguir alíquotas mais altas”, afirmou.
Em 2010, a proposição recebeu parecer pela admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, tendo como relator o deputado Arnaldo Faria de Sá. Com a aprovação de hoje pela Comissão Especial, a matéria segue para o plenário da Câmara para votação em dois turnos e, então, seguirá para o Senado Federal.
A esperança do deputado Wandenkolk Gonçalves é que a matéria seja aprovada ainda este mês pelo plenário da Câmara e que também transcorra com rapidez no Senado. “Assumimos um compromisso com os garimpeiros e o honramos: a tramitação foi recorde na Comissão Especial. Agora vamos lutar para que tudo seja aprovado até o dia 21 de julho, Dia Nacional do Garimpeiro”, finalizou.
7 comentários em “Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprova aposentadoria para garimpeiros”
garimpeiros procure o ministerio de minas energia.procure!!!!!!!!!!!11
monta comissao e desmonta comissao, mais so nao muda o mode de enganar os garimpeiros. dou uma dica para as pessoas querem saber a verdade basta ir no ministerio de minas e energia que la tem documentos que fala toda a verdade. nao deixe de ligar…..
gostaria de saber se os garimpeiros vai recebr esse dinheiro ou isso é apenas os lideres dos garimpeiros querendo gnhar diheiro. LUIZ DA MATA E OUTROS…… BASTA OLHAR A IDADE DO NOSSOS PAIS ATRAS DESSE DINHEIRO. POR FAVOR QUEM TIVER A FRENTE DO MOVIMENTO SEJA MAIS TRANSPARENTE.
é o garimpeiro só pode mesmo comemorar alguma coisa, depois de receber alguma coisa. porque de promessa já se foram 30 anos de promessa.
Se não for aprovada este ano que tem eleição, fica para a próxima e assim até quando Deus quiser.
Eleição amolece o coração de políticos, ainda mais que o dinheiro não é deles.
e se tem previsao de quando vai comecar a receber o beneficio”’ aposentadoria”””
ola boa noite, gostaria de saber se essa votacao e a etapa final ou tem q ser aprovada por outros orgaos publico, meu pai e um garinpeiro e vive nessa espectativa de aposentar … obg boa noite