Sim, o menino agora passou dos limites. Extrapolou!
Em outubro de 2008, logo após ver sua pretensão de ser prefeito de Parauapebas, onde se apresentava como a voz dos maranhenses, ir por água abaixo, Rui Hidelbrando Alves Santos, um jovem maranhense que militou nos movimentos estudantis em Parauapebas, cria a “ONG” intitulada Comitê Carajás. Segundo o site da mesma, para “postar diante da sociedade os caminhos necessários para alcançarmos a Liberdade de nosso povo através da criação do estado o CARAJÁS”.
O site, mais parece um Comitê Eleitoral do presidente. Os nomes de outros membros, só aparecem no Estatuto, no restante, são atuações do presidente por todo o sul e sudeste do Pará, suas aparições e viagens à Brasília pra falar a respeito da criação do novo Estado.
Falando ininterruptamente em nome da população que envolve o projeto de criação do novo Estado (e aqui eu sou mais um que quer saber quem lhe conferiu esse direito, ou o nomeou para tal fim), Rui se expressa como um indignado habitante da região que, não suportando mais o descaso e a inércia das autoridades políticas que governam e governaram o Pará, propõe a criação do Carajás, como se essa fosse a única alternativa e que todas as outras tivessem se esgotado.
O “salvador do povo sul paraense” não tem papas na língua, atira sua ira a todos como se fosse uma metralhadora giratória. Não respeita autoridades constituídas e, em sua maioria, políticos que não querem ter seus nomes vinculados ao dele e que por este motivo se mantém afastados do “projeto”, são bombardeados pelo rapaz em frase de efeito, que me faz lembrar a era comunista, quase sempre recheada de uma péssima concordância verbal e muito mau gosto. Chega a reservar, no site, espaço para os que são nomeados por ele “políticos do bem” e “sabotadores do movimento”, em um total desrespeito ao direito democrático de escolher suas bandeiras.
Pois bem, leio agora que tal comitê prenuncia fazer uma vigília de 72 horas pela criação do Carajás e pra tanto promete interditar estradas, pontes e a ferrovia no sul do estado do Pará. Convoca a classe política para mostrar a cara e a população pra que faça “pressão social” pela decisão por um plebiscito imediato, já que o povo está cansado de esperar. Essa vigília terá início em 16 de novembro, segunda-feira.
Ora Rui Hidelbrando, será que você, e quem o apóia, pensam que todos os moradores do sul e sudeste do Pará são favoráveis a criação do Carajás? Será que esses moradores, favoráveis a esta criação, querem ver interditadas estradas e a ferrovia? Será que o senhor não lê jornais e não teve conhecimento de recente manifestação do judiciário que autorizou a prisão de membros do MST que justamente interditaram a PA-150?
Procure fazer, Sr. Rui, uma prestação de contas do dinheiro que já foi arrecadado por este comitê. Conte-nos onde está sendo gasto todo o dinheiro que lhe foi repassado por comerciantes bem intencionados que desejam, assim como eu, a criação do Estado do Carajás.
Lutar de forma truculenta e impetrar a criação do Carajás na base do descumprimento das leis não me parece o certo. Posiciono-me veementemente contrário aos atos ilícitos propostos pelo comitê, execrados pela grande maioria da população, em prol de atender o egocentrismo radical de um político anódino que só busca manter-se em evidência e para tanto vem usando de mentiras e recursos de terceiros em um total descumprimento dos princípios democráticas e sociais.
Usar o seu tempo disponível no sentido de mostrar aos eleitores a necessidade de fortalecer a representatividade nos parlamentos com pessoas ligadas à causa ou da região é o modo correto de começar essa missão.
Desprestigiar e denegrir políticos regionais de renome já avaliados pelas urnas, e/ou incitar a população ao cometimento de atos errôneos e ilegais não deveriam ser os meios para se chegar ao final dessa luta que culminará com a criação do Estado do Carajás. Os fins, não justificam os meios.
18 comentários em “Comitê Carajás: a irresponsabilidade estampada na figura de seu presidente”
esse ta de Rui Hidelbrando Alves Santos criou um comite fantasma pois minha irmã descobriu esssa semana que faz parte de uma ong na qual ele nem sabia que existia por ela ter tirado carterinha de estudante aki em tucuruí para ele, eles colocaram nome dela nesse comite e agora a vale ta processando ela sem ela ter alguma participação nesse comite carajas do qual rui e presidente
Jonas, vc podeira entrar em contato via e-mail para esclarecer melhor esse seu comentário?
Este cidadão que reclama da maneira como esta sendo feito os manifestos ou não deve ser morador da região ou prefiro nem dizer… por que só quem vive aqui no sul e sudeste deste Estado é que sabe e sente o abandono, a ausência do governo, se for esperar que as coisas aconteçam naturalmente, a divisão de Carajás vai sair no dia de são Nunca a tarde. na história vemos quantas conquistas alcançadas, através de manifestações nas ruas, greves, movimentos populares para pressionar mesmo e conseguiram!!! então temos mais é que manisfestar, chamar atenção, só assim esse sonho se realizará de vermos nossa região se desenvolver, uma nova realidade, um governo mais próximo, afinal quem necessita somos nós!!!
Concordo com VOCê Chicão! É lamentavél que esse Rui tenho crescido mas que o Carajás>>
O que temos que tomar conhecimento é o que está por traz da criação do estado de Carajas.
até agora não vejo nada além de interesse politico. Seja quem for que esteja segurando a bandeira no momento!
Quem deve pedir a prestação de contas ao prefeito é o MP e isso já foi feito, inclusive vence amanhã o prazo de 10 dias para que Darci entregue. As contas do Rui eu pedi pois fui um dos prejudicados.
Me pediu uma quantia para mandar confeccionar cartazes e mapas e eu até hoje não vi nenhum. Penso que para que se tenha a credibilidade necessária para estar a frente de uma luta como essa, é preciso ser transparente e, se o meu pouco dinheirinho ele deu fim sem que a conta fosse prestada, eu me acho no direito de cobrá-lo, e assim o fiz.
Quanto ao modo como age, interditando pontes e rodovias, eu não concordo e por isso passo a critica-lo, um direito que tenho assim como alguns leitores o tem de defendê-lo e achar correta a atitude.
VASSOURINHA NELES!!!!!! Tocaram num assunto importante prestação de conta, ZD porque voce não cobra a prestação de conta do prefeito Darcy, da Camarâ dos vereadores, da Governadora, por cara assim voce enfraque o debate fica muito na cara que o ataque o sr, Rui é pura perseguisão. Deixa o moleque fazer o que sabe e vamos vigiar a furtuna que cai nos cofres de Parauapebas. Mas
Sou de Xinguara, e gostaria de Convidar o Jovém Rui a vir ser candidato aqui na nossa cidade. Larga o Peba e vem pra cá.
É LAMENTAVÉL QUE O SR, RUI TENHO CRESCIDO MAS QUE A CAUSA DO ESTADO CARAJÁS, O CARA TEM MAS IBOPE QUE A ANA JULIA…SOU MORADO A 15 ANOS EM SÃO FELIX, E ESSE GAROTO E SUPREENDENTE APRESENTADO. VALE LEMBRA QUE ELE DISPERTOU UM SENTIMENTO QUANSE ENTERRADO PELOS POLITICOS VELHOS E SEM NOÇÃO.
OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA!! Garoto, Rui se ódio fosse combustivél…vc teria iria ganhar muito dinheiro. Sabe porque !!! essa gente de alma pequena quase nula lhe odeia, mas siga em frente jovém tem muita gente no fututo estado do Carajás que gosta de você… Vai a Luta
E desde desde quando” gato gato da noite” é indentidade ? diga seu nome imbecil ,identifique-se seu …..
Cuidado Rui, sua Vassoura pode varrer suas proprias ideias.
Rui nada mais é um mais novo sanguesuga, so esperando a oportunidade.. isso é desde os tempos da escola.
zé dudu porque essa pessoa que escreveu tudo isso do Rui Hildebrando não colocou seu nome pra sabermos quem era, porque esse tipo de denuncia a pessoa precisa se identificar, senão fica muito facil, eu não estou aqui defendendo o RH, mas esse que denunciou deve ser pior do que ele, não se identificou, deve ser merda também
Quem não tem cão caça com gato
O sul e o sudeste tem algumas lideranças , muito conhecidas Ex: Giovane Queiros , Zequinha Marinho , Bel, Parsifal , e vários outros. E desses ( que detém o poder ) apenas , o Giovane Queiros realmente levanta essa bandeira , repito REALMENTE apenas o Giovane queiros levanta essa bandeira .
Agora os que detém o poder e não se importa com a região e com o povo dessa região, ao invés de atrapalhar deveria pelo menos ficar calado , caso de deputados prefeitos e vereadores que deveriam ser linha de frente nesse processo simplesmente cruzam os braços .
Deixem o vassourinha fazer o barulho dele , neste momento ninguém quer ajudar mas se der certo toda a região será beneficiada
È o cumulo pedirem a prestação de contas do Rui , porque não pedem da Camara municipal . Será que está saindo uma bába?
Precisamos urgentemente nos livrar de gente como o vassourinha, que estampa na sua cara CORRUPÇÃO, MAU CARÁTER, NÃO PAGA NINGUÉM… esse rapaz é a espúria da política local, um bandidozinho que jamais poderá chegar ao poder.
até a bandeira do estado do Carajás foi ele que desenhou, o que mostra seu mau gosto,
este infâme não deveria nem pronunciar a palavra Carajás.
Mas como diz o ditado,
O mal por si mesmo se destrói.
Sai pra lá seu zica.
Analisando por outro lado, o polêmico trabalho de Rui Hildebrando provavelmente esteja causando desconforto nos que procuraram até aqui uma discussão sóbria a respeito. Mas porque não nos perguntamos o motivo de deixarem que ele esteja assumindo as frentes de contato popular? É simples. RH é um agitador. Ao seu público ele sabe bem o que dizer e essas pessoas são conclamadas com palavras de ordem. Não são pessoas que estão acostumadas ao debate e à honesta análise entre prós e contras. Seu público é como aquele escolhido na campanha à prefeitura de Parauapebas no ano passado. Escolhido. Agitado. E tomado pela “novidade” que ora se propõe. É um método.
De certa forma é corajoso, porque assumiu um trabalho que requer, de certa forma, enfrentamentos. Coisa que alguns políticos da região não podem sequer sonhar. Mas esta “coragem” de Rui Hildebrando está revestida de oportunismo. Isto é perceptível. Porém em terra de boas mentes que cruzam braços à espera do “ver acontecer” é que nascem os oportunistas de plantão. A quem nada fez, e nada faz, só resta o lamento por uma bandeira tão importante ter caído nas mãos de quem não agrega, só espalha.
Enquanto vai se tornando conhecido onde ainda não se tinha ouvido falar dele, o Vassourinha vai traçando a sua própria “trajetória política”, tão comum na nossa pitoresca história da política, se formos verificar como germinaram e tomaram forma alguns nomes conhecidos – até nacionalmente.
O fator: “Vassourinha agitando a bandeira emancipatória” pode ser, no meio desta equação toda, um símblo de divisão, logo neste momento em que o que mais se precisa é de um fator de soma, de congruência dos que defendem o ideal. Isto pode ser um tremendo tiro no pé.
E não se sabe no que vai dar este elo entre a bandeira Pró Carajás e o nome do moço. A pergunta é: RH ajuda o Carajás acontecer, ou é a “luta” pró Carajás que ajuda RH acontecer?
Essa onda de bloqueios e protestos só colaboram para a imagem da região norte como um todo seja simplesmente ignorada pelo resto do país. Quem será que vai querer investir aqui?? Esse tipo de protesto não chama a atenção, e sim faz voltar os olhos de quem um dia pensou em investir aqui para outros estados.
É burrice continuar com essas invasões e bloqueios.A Vale não é tão importante assim.
Queria mesmo que a população pudesse se organizar, tanto quanto o MST, e orientada por pessoas inteligentes, e não esse cabeção, pudesse usar a mídia para mostrar o lado esquecido da região.
Parauapebas e região não pode aparecer na mídia como a preferida dos mineradores e com seus números mágicos de arrecadação e exportação.Temos canais de TV na cidade. Temos uma FM. Vamos mostrar pro país todo a corrupção que lavou os cofres da cidade, o descaso do governo estadual com a região, o entrave causado pela falta de energia e telecomunicações no sudeste do Pará,e tantas outras mazelas que o governo estadual nos deu de presente durante o governo Ana Julia. Ah…. e ela quer mais!!!! E nossos governantes estão “fechados” com ela! É isso que falta ao povo de Parauapebas e região: informação decente na mídia, sem máscaras, para fazer o povo entender que basta de tanto descaso e de tanta corrupção.
E ao RUI…. vassourinha nele!
Zé Dudú,
Concordo com o que você fala… Esse rapaz é um expert em querer chamar a atenção para ele e apenas ELE…
Sou a favor da criação do novo estado porque vejo que só assim TODOS, inclusive os paraenses do nordeste do Pará poderão crescer de forma mais igualitária.
Acredito no novo estado e tenho certeza que o mesmo não tardará. Atos de vandalismo só nos igualariam aos que tentamos combater.
Esse rapaz não merece nem que se comente sobre ele e o faço a primeira e última vez.
Abraços