Membros do Comitê Municipal do Pacto Todos pela Educação do Pará se reuniram na última segunda-feira (1º) no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a finalidade de definir ações a serem realizadas no município, objetivando o cumprimento de metas estabelecidas pelo programa.
Uma das ações definidas durante a reunião foi o lançamento oficial do Pacto em Parauapebas, marcado para 20 de setembro, dia em que também ocorrerá, em toda a rede municipal de ensino, o terceiro encontro da Família na Escola de 2014.
A secretária de Educação, Juliana de Souza, que integra o Comitê Gestor Municipal, relata que a finalidade maior da realização do Dia do Pacto pela Educação na Escola é fazer com que a comunidade escolar externa passe a conhecer a proposta do Pacto e sinta-se parte integrante desse movimento. “O Pacto é um compromisso com metas, estratégias e resultados, que a sociedade precisa conhecer e aderir para que de forma integrada possamos alcançar melhorias na qualidade do ensino e da aprendizagem”, afirma Juliana de Souza.
Ainda segundo a secretária, no Dia do Pacto pela Educação na Escola ocorrerão palestras informativas para a comunidade escolar interna e externa sobre o que é o Pacto, suas metas e desafios. Serão mobilizados estudantes e profissionais da educação em atividades e serviços em prol desse objetivo, além das atividades desenvolvidas normalmente no Dia da Família na Escola.
Comitê Municipal
Formado por 14 representantes dos diversos segmentos da sociedade parauapebense, o comitê possui como principais atribuições articular as ações do Pacto no Município com as ações previstas no Plano Municipal de Educação; mobilizar recursos locais que possam complementar ou qualificar estas ações; e monitorar sua execução e acompanhar seus resultados.
O pacto
O Pacto é um esforço liderado pelo Governo do Estado, com a integração de diferentes setores e níveis de governo, comunidade escolar, sociedade civil organizada, iniciativa privada e organismos internacionais, objetivando promover a melhoria da qualidade da educação no Pará e, assim, tornar o Estado uma referência nacional na transformação da qualidade do ensino público. A meta é aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todos os níveis do ensino, até 2017.
Texto e fotos: Messania Cardoso/SEMED/ASCOM