LEIA COM ATENÇÃO O DEPOIMENTO ABAIXO:
Há cerca de um mês eu entrei no Banco Itaú para fazer um pagamento e, quando vi o tamanho da fila, pensei: “Vou ficar horas aqui dentro”.
Foi quando me lembrei da lei que entrou em vigor na capital paulista (e no Brasil ), que regula o tempo máximo de espera em fila bancária. Salvo engano, são 20 (vinte) minutos em dias normais, e 30 (trinta) em dias de pagamento de pensionistas do INSS.
Assim sendo, solicitei a um funcionário a senha com o horário de entrada na fila, pois se o tempo excedesse eu encaminharia o papelucho para a prefeitura multar o banco.Entrei na fila, e notei que de repente aquele apito que sinaliza caixa desocupado, começou a tocar com maior freqüência, e a fila foi diminuindo rapidamente. Quando cheguei ao caixa, ele solicitou a senha para autenticar, e eu fiquei intrigada. No meio de tantos clientes, como ele sabia que a senha estava comigo???? Examinei então os dois horários, entrada e saída e constatei… Foram 17 minutos de fila. Ótimo!!! Eu esperava ficar mais de uma hora. Percebi que quando eu pedi a senha, o gerente colocou mais caixas e o atendimento fluiu rapidamente.
Hoje, fui novamente ao mesmo banco e dei de cara com a mesma fila imensa. Não tive dúvida. Procurei um funcionário e pedi a senha. Ele, fazendo cara de ***, perguntou: ‘”Que senha? Não tem senha. Entre na fila.” Eu insisti. Ele disse que não sabia de senha alguma…
Procurei os caixas e notei uma plaquetinha discreta que dizia: “Se necessitar senha, solicite ao caixa”. Pedi a senha ao caixa, e ele fez outra cara de *** e disse: ”Que senha?” Parece que os funcionários já estão treinados a não fornecer a senha. Então eu exigi: “a senha que diz o horário que eu entrei na fila. É lei…” O caixa meio contra vontade forneceu a senha e eu entrei na fila.
No início continuou lenta, quase não andava. De repente, o mesmo fenômeno, começou a apitar que não parava mais, e a fila foi rapidamente diminuindo. Quando cheguei ao caixa, desta vez não foi surpresa, ele pediu a senha pra autenticar, e após a autenticação, ele se virou para uma senhora que circulava por trás dos caixas, com cara de gerentona, e em resposta à pergunta dela de…”E aí? Tudo bem?” o caixa respondeu. “BELEZA”.
Matei a charada! ‘BELEZA’ foi a constatação que o caixa fez.Fui atendida em 14 (quatorze) minutos.
E a gerentona então deu um sinal que eu entendi que seria para alguns dos caixas voltarem para os locais de onde foram retirados para atender ao público.
MORAL DA HISTÓRIA – Existe sim um número de funcionários nos bancos, suficiente para atender dignamente o público, porém eles são desviados para outras funções mais lucrativas, tais como vender seguro por telefone, enquanto os idiotas dos clientes ficam na fila. Eu não fico mais… Cada vez que entrar em um banco, seja na capital ou em qualquer outro município eu peço a senha com o horário.
Vamos lutar por esse direito obtido.. Não sejamos bobos… É só a gente divulgar e insistir para a lei pegar.
4 comentários em “Como acabar com as filas intermináveis nos bancos”
É realmente muita falta do que fazer…
Existem pessoas que estão no mundo somente para aparecer…
Santa ignorância pra pensar que um papelotezinho iria fazer toda essa diferença. Talvez você não seja o centro das atenções, já pensou nisso???
Funcionários de bancos trabalham sob pressão diariamente ainda tem que aguentar essas asneiras…
Tenho certeza de que sempre buscam melhorias no atendimento, não só por você ter pedido a “senhazinha especial”, mas porque são avaliados pelo atendimento e tempo de espera de cada cliente.
Ahhh, e pelo que sei esse papelucho seu deveria ser encaminhado ao PROCON.
Pessoal, as coisas não funcionam bem assim, os clientes estão muito preocupados cosigo mesmo, mas esquecem que esses caixas, esses gerentões, são apenas pessoas que precisam, cumprir metas e mais metas, senão perdem o emprego.
E não pensem que existe funcionarios para o caixa, muito pelo contrario, não existe, seria inviavel um banco manter caixas suficientes para atender toda a demanda. O governo não quer arcar com a conta. Porque o Banco tem que arcar? O serviço de caixa não traz nenhum lucro para o banco, autenticar papeis no caixa não paga o salario do funcionarioS que estaO ali. Algumas empresas, ganham 20, 30, 80 centavos, por papel. Acho que esse serviço deveria ser prestado pelo governo. E não exigir que as instituições deixem de realizar serviços que trazem lucro, para deixar caixas disponiveis ao bel prazer dos usuarios.
Estamos numa sociedade capitalista. NINGUEM TRABALHA DE GRAÇA!!!!!!! VAMOS PENSAR NISSO.
Muito bom seu parecer, porém aquele apito que escutou é de uma outra senha que sai tempos em tempos e que os caixas tem que entregar ao ultimo da fila, e é com base nesta senha que é medido o tempo de atendimento. Os caixas sabem quem pega a senha de papel porque quase ninguem pega, e aparece no visor quando alguem retira. E na minha visão como caixa, o ideal para agilizaçãoo seria se todos tivessem a conciencia de sair de casa sabendo o que vai fazer ao banco. Tem pessoas que procuram as contas, ou cartão na hora que cheha no caixa demorando minutos para revelar suas intenção. Tirando que também temos a lei do celular que quase ninguem respeita, também tomando vários minutos no caixa muitas vezes.
Blz!Muito bom!
Como proceder se exceder este tempo de espera?Que órgão deve ser procurado?