A noite de Natal geralmente é comemorada com uma ceia, um momento conhecido pelo banquete. Não é à toa que, para muitas pessoas, isso pode gerar uma preocupação com o aumento de peso na balança. Apesar de ser um dia em que não é interessante ficar se preocupando com dieta, peso e afins, a nutricionista, Gabriela Girão orienta que não se pode pensar no Natal de forma isolada. O final de ano, como um todo, é uma época cheia de encontros para confraternizações, férias, recesso, rever amigos, família e comemorações.
“É importante ressaltar, que, apesar de pegar mais leve no Natal, não podemos sentir-nos livres para comer, em uma noite, tudo o que não comemos em um ano! O que não pode faltar na mesa, além de boa comida, é o bom senso. Deve haver uma constante busca pelo equilíbrio e o Natal, dentre outros momentos, são ocasiões perfeitas para colocarmos isso à prova”, frisou Gabriela Girão.
Para garantir mais saúde e finalizar as festas de fim de ano sem dor na consciência, Gabriela Girão propõe algumas atitudes interessantes para aplicar nos eventos de celebração como:
· Construir um estilo de vida saudável: Ter uma rotina repleta de hábitos saudáveis é fundamental para não sair do controle com as festividades. Portanto, coma frutas e saladas todos os dias, beba muita água, pratique exercício físico, durma bem, evite fast food e industrializados.
● Mantenha seus hábitos sempre: Essa parte é fundamental, não é porque terá uma ceia farta de Natal que você deve ficar sem comer durante o dia para “aproveitar mais” a noite. Manter a alimentação normal e equilibrada durante o dia é importante, para que na hora do jantar a fome não esteja fora de controle.
● Atenção às tentações: Evite ter disponível em casa o que não deve fazer parte da sua dieta, nos dias das festas, procure não ter excessos desde o café da manhã, como panetones, geladeira cheia de sobremesas e excesso de alimentos em casa. Deixe para fugir do esquema alimentar ideal apenas no momento da festa e depois tudo volte à rotina normal. Evite viver a ceia de Natal fora da hora. Ou seja, evitar ficar comprando panetone ao longo do mês de dezembro, evitar o famoso RO (popularmente conhecido como “resto de ontem”, as sobras da ceia), se o cardápio tiver muitas opções faça em quantidades que evite que sobre para o outro dia.
● Aprenda o equilíbrio: Aprenda de uma vez por todas a comer moderadamente, o que engorda não é o que comemos nas festas natalinas, mas o que comemos durante os outros dias do ano. Quem come um pouco, come de tudo um pouco. Por isso é necessário ter moderação, manter o equilíbrio e uma dieta saudável ao longo do ano. Por esses motivos, não se deve ficar à vontade para comer o que quiser nesses momentos, pois eles acontecem no ano todo.
● Cuidado com bebidas alcoólicas: Elas têm alto valor calórico, mais calórico do que carboidrato e só um pouco menos do que gordura. Procure beber conscientemente e lembre-se de intercalar com água. O mais importante é se concentrar na atmosfera do Natal, na magia, nos presentes e nas companhias.
Tirar o foco da comida e ver que as comemorações vão muito além disso. A nutricionista destaca, ainda, que o ideal é aproveitar a temporada festiva para manter a tradição, mas com moderação. Comemorar, comer conscientemente os pratos típicos e fazendo escolhas de suas prioridades, o que mais gosta ou alimentos que só tem nessa época do ano.
“Vale lembrar que não é necessário provar tudo que está disponível, se colocar de tudo um pouco no prato, o volume ficará bem grande quando terminar de servir. Portanto, evite excessos. Aproveite o bom da festa que é a convivência com amigos e familiares, e não somente o prazer da comida”, destacou Gabriela Girão.
(Da Redação)
3 comentários em “Como manter a dieta no Natal: Nutricionista dá dicas para não exagerar na ceia natalina”
Ótimas dicas, equilíbrio sempre.
A Gabi é top
Dica da melhor Nutri…