Amanhã, 03 de outubro, será o grande dia da democracia no Brasil. Mais de cento e trinta e cinco milhões de eleitores irão às urnas para escolher 1.057 deputados estaduais, 24 deputados distritais, 513 deputados federais, 54 senadores, 27 governadores e o (a) novo (a) presidente da República.
Para escolher entre os vários candidatos o seu preferido e comparecer em sua seção para votar, o melhor é que você prepare uma cola antes. Você terá que digitar nada menos do que 19 algarismos. Assim que liberada a urna eletrônica, o eleitor deverá votar na seguinte sequencia:
Deputado Estadual – são cinco números a serem digitados. Digite os números, aguarde que aparecerá a foto do seu candidato (a) e caso esteja correto aperte CONFIRMA. Automaticamente a tela mudará e o eleitor continuará votando.
Deputado Federal – são quatro números a serem digitados. Digite os números, aguarde que aparecerá a foto do seu candidato (a) e caso esteja correto aperte CONFIRMA. Automaticamente a tela mudará e o eleitor continuará votando.
Senador – são três números a serem digitados. Digite os números, aguarde que aparecerá a foto do seu candidato (a) e caso esteja correto aperte CONFIRMA. Automaticamente a tela mudará e o eleitor continuará votando.
Governador – são dois números a serem digitados. Digite os números, aguarde que aparecerá a foto do seu candidato (a) e caso esteja correto aperte CONFIRMA. Automaticamente a tela mudará e o eleitor continuará votando. Vale a pena ressaltar que este ano você votará duas vezes para senador.
Presidente – são dois números a serem digitados. Digite os números, aguarde que aparecerá a foto do seu candidato (a) e caso esteja correto aperte CONFIRMA. A urna emitirá um som longo avisando que a votação foi concluída com sucesso e aparecerá a palavra FIM.
Opções pelo voto
Voto de legenda – o eleitor tem ainda a opção de votar na legenda do partido para os cargos de deputado estadual, federal para senador. Para tanto basta digitar os dois números da legenda do partido quando solicitado e apertar a tecla CONFIRMA.
Voto em branco – para votar em branco o eleitor deve apertar a tecla BRANCO e depois CONFIRMA.
Voto Nulo – para anular seu voto basta escolher um número inexistente ou não digitar número nenhum e apertar a tecla CONFIRMA.
A urna possui ainda a tecla CORRIGE que poderá ser usada pelo eleitor sempre que sua escolha não for a que aparece na tela. Apertando esta tecla a urna reiniciará a captação do voto de onde aconteceu o erro.
Faça a sua escolha e não negocie seu voto, se lhe oferecerem qualquer vantagem em troca do voto, denuncie aos funcionários do Cartório Eleitoral ou ao presidente da seção. Aproveite o esquema acima e faça já a sua cola. Não confie na memória pois ela pode lhe deixar na mão na hora H. Boa escolha !
Clique aqui e pesquise o seu local de votação.
[ad code=5 align=center]