Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) do Campus de Conceição do Araguaia, sudeste paraense, receberam nesta segunda-feira (09), os chips do Programa Alunos Conectados do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
O auxílio é destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade social, com objetivo de garantir o acesso gratuito à Internet para a realização de atividades estudantis de forma remota. A medida contempla todas as instituições federais de ensino e foi tomada pelo Governo Federal devido o atual contexto da pandemia do novo coronavírus, onde as aulas presencias foram suspensas e substituídas por atividades online.
De acordo com a direção do IFPA, houve uma seleção socioeconômica através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) com base na renda bruta familiar dos estudantes que se inscreveram.
Durante a entrega dos chips, os estudantes selecionados assinaram um termo de compromisso para legitimar a responsabilidade com o chip recebido e a garantia da inclusão digital.
Por Dayse Gomes